Termos estatísticos gerais e os usados em probabilidade

Previsto para cancelar e substituir a ABNT NBR 10536:1988, quando aprovado, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) está disponibilizando um projeto baseado na norma ISO 3534-1:2006 que será a Parte 1 dos termos estatísticos gerais e termos usados em probabilidade. As versões atuais da ABNT NBR ISO 3534-1 e ISO 3534-2 foram desenvolvidas para serem compatíveis e compartilham do objetivo comum de restringir seus níveis matemáticos respectivos aos níveis mínimos necessários para alcançar definições coerentes, corretas e concisas.

A Parte 1, referente aos termos usados em probabilidade e estatística, é fundamental, portanto por necessidade é apresentada em um nível matemático um tanto sofisticado. Reconhecendo que os usuários da ISO 3534-2 ou outras normas do TC 69 em estatística aplicada podem ocasionalmente consultar esta parte da ISO 3534 para a definição de determinados termos, muitos dos termos são descritos de uma maneira menos técnica nas notas e ilustrados com exemplos. Embora essas descrições informais não sejam um substituto para definições formais, podem fornecer uma definição operacional dos conceitos para leigos, assim servindo às necessidades de usuários múltiplos destas normas de terminologia. Para acomodar mais o usuário aplicado que estaria envolvido normalmente com normas tais como a ISO 3534-2 ou a ISO 5725, por exemplo, notas e exemplos são oferecidos para fazer esta parte da ISO 3534 mais acessível.

Um conjunto bem definido e razoavelmente completo de termos de probabilidade e estatística é essencial ao desenvolvimento e ao uso eficaz de normas estatísticas. As definições fornecidas aqui devem ser suficientemente exatas e matematicamente sofisticadas para permitir que desenvolvedores das normas de estatística evitem ambigüidades. Naturalmente, explicações mais detalhadas dos conceitos, dos seus contextos e dos seus campos de aplicação podem ser encontradas em livros introdutórios de probabilidade e estatística.

Os diagramas conceituais são fornecidos em um anexo informativo para cada grupo de termos estatísticos gerais (Anexo B) e os termos usados em probabilidade (Anexo C). Há seis diagramas conceituais para termos estatísticos gerais e quatro para os termos relativos à probabilidade. Alguns termos aparecem em diagramas múltiplos para fornecer uma ligação de um conjunto de conceitos a outro. O Anexo D fornece uma breve introdução aos diagramas de conceito e à sua interpretação.

Curso: C.E.P. – CONTROLE ESTATÍSTICO DO PROCESSO
Como utilizar e garantir que o processo de fabricação está sob controle. Os conceitos e a metodologia para monitorar e controlar processos através de técnicas estatísticas.
Data: 26/05/2010
Horário: 8h30 às 17h30
Valor: R$ 380,00

Estes diagramas foram instrumentos na elaboração desta revisão, pois ajudam a delinear as interdependências dos vários termos. Estes diagramas são também provavelmente úteis na tradução da norma para outros idiomas. Como um comentário geral no que diz respeito a grande parte da norma, salvo indicação em contrário, as definições se relacionam ao caso unidimensional (univariada). Desta forma, elimina-se a necessidade de se mencionar o âmbito unidimensional para a maioria das definições.

O escopo do projeto define os termos estatísticos gerais e termos usados em probabilidade que podem ser utilizados na elaboração de outras Normas. Além disso, define símbolos para um número limitado destes termos. Os termos são classificados como: estatísticos gerais (Seção 1); e os usados em probabilidade (Seção 2). O Anexo A apresenta uma lista de símbolos e abreviaturas recomendados para esta parte 1. Os termos desta parte 1 são organizados em associação com os diagramas de conceito mostrados nos Anexos B e C.

Para participar dando a sua opinião no projeto acesse http://www.abntonline.com.br/consultanacional/default.aspx

Siga o blog no TWITTER

Mais notícias, artigos e informações sobre qualidade, meio ambiente, normalização e metrologia.

About these ads

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

Junte-se a 1.795 outros seguidores

%d bloggers like this: