Mapa estratégico

Uma leitora quer saber o que é um mapa estratégico. Considerado como uma ferramenta ligada ao Balanced Scorecard (BSC), ele fornece um modelo para uma representação simples da organização, das relações de causa e efeito entre os objetivos tanto das dimensões aprendizado/crescimento e processos internos (vetores do desempenho), quanto das dimensões mercadológica e econômico-financeira (resultados) da estratégia. Os autores Kaplan e Norton, que criaram o BSC, explicam que o mapa estratégico acrescenta uma segunda camada de detalhes ao BSC, ilustrando a dinâmica temporal da estratégia, e também adiciona um nível de detalhe que melhora a clareza e o foco, ao mesmo tempo em que o BSC traduz os objetivos do mapa estratégico em indicadores e metas. Porém, as organizações devem lançar um conjunto de programas que criarão valor e condições para que se realizem as metas e os objetivos de todos os indicadores.

De acordo com eles, existem alguns princípios que norteiam o mapa estratégico: a estratégia equilibra forças contraditórias; a estratégia baseia-se em proposição de valor diferenciada para os clientes; cria-se valor por meio dos processos internos; a estratégia compõe-se de temas complementares e simultâneos; e o alinhamento estratégico determina o valor dos ativos intangíveis.

Em resumo, se as organizações devem acompanhar as mudanças mercadológicas que exigem a atualização das ferramentas de gestão, a descrição da estratégia se torna imprescindível, podendo ser traduzida por um mapa estratégico, uma representação gráfica do BSC. Ele transcreve o processo dos ativos intangíveis em resultados tangíveis para os stakeholders, proporcionando resultados financeiros para a organização. Uma representação visual das relações de causa e efeito entre os componentes da estratégia de uma empresa. Inúmeras vantagens os acionistas possuem ao aplicar o mapa estratégico, porque serve como referencial para os executivos no gerenciamento da estratégia com uma visão holística eficaz da empresa.

A Microsoft oferece um suporte de como criar um mapa estratégico no Dashboard Designer. Para aprender, clique no link http://office.microsoft.com/pt-br/support/criar-um-mapa-estrategico-no-dashboard-designer-HA010244651.aspx?redir=0

CLIQUE NA FIGURA PARA UMA MELHOR VISUALIZAÇÃO

 Exemplo do mapa estratégico de Kaplan e Norton

Leia mais sobre o BSC nesse site em http://qualidadeonline.wordpress.com/2009/12/15/os-principios-do-balanced-scorecard-bsc/

 Siga o blog no TWITTER

Mais notícias, artigos e informações sobre qualidade, meio ambiente, normalização e metrologia.

About these ads

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

Junte-se a 1.794 outros seguidores

%d bloggers like this: