A importância da reciclagem do vidro para o meio ambiente

Coletânea Série Sistema de Gestão Ambiental
A visão e o objetivo das normas de Sistema de Gestão Ambiental é fornecer uma assistência às organizações coerente com o conceito de desenvolvimento sustentável. A norma NBR ISO 14004 consiste em diretrizes gerais sobre princípios, sistemas e técnicas de apoio e apresenta de forma global os sistemas de gestão ambiental e estimula o planejamento ambiental ao longo do ciclo de vida do produto ou do processo. Um dos componentes do sistema de gestão é o planejamento das atividades da organização para se atingir as metas e objetivos ambientais. Clique para mais informações.

Sempre achei que o vidro era e sempre será uma melhores embalagens para diversas coisas, além é claro de ser um material reciclável. O vidro é um dos produtos mais utilizados nas tarefas do dia a dia e, ao ser descartado por pessoas e empresas, pode passar por um processo de reciclagem que garante seu reaproveitamento na produção do vidro reciclado. O vidro reciclado tem praticamente todas as características do vidro comum. Ele pode ser reciclado muitas vezes sem perder sua características e qualidade.

A reciclagem do vidro é de extrema importância para o meio ambiente. Quando reciclamos o vidro ou compramos vidro reciclado estamos contribuindo com o meio ambiente, pois este material deixa de ir para os aterros sanitários ou para a natureza (rios, lagos, solo, matas). Não podemos esquecer também, que a reciclagem de vidro gera renda para milhares de pessoas no Brasil que atuam, principalmente, em cooperativas de catadores e recicladores de vidro e outros materiais reciclados.

Uma das etapas mais importantes no processo de reciclagem de vidro é a separação e coleta seletiva. Nas empresas, condomínios e outros locais existem espaços destinados ao descarte de vidro. Uma das primeiras etapas no processo de reciclagem do vidro é sua separação por cores (âmbar, verde, translúcido e azul) e tipos (lisos, ondulados, vidros de janelas, de copos, etc). Esta separação é de extrema importância para a fabricação de novos objetos de vidro, pois garante suas características e qualidades.

Tipos de vidros recicláveis

  • Garrafas de sucos, refrigerantes, cervejas e outros tipos de bebidas;
  • Potes de alimentos
  • Cacos de vidros
  • Frascos de remédios
  • Frascos de perfumes
  • Vidros planos e lisos
  • Pára-brisas
  • Vidros de janelas
  • Pratos, tigelas e copos (desde que não sejam de acrílico, cerâmica ou porcelana)

O Brasil produz aproximadamente 800.000 toneladas de embalagens de vidro anualmente e 27,6% (220,8 mil toneladas) desse total corresponde as embalagens de vidro recicladas. Deste montante, 5% é gerado por engarrafadores de bebidas, 10% por sucateiros, 0,6% oriundo de coletas promovidas pelas vidrarias e 12% provém de refugos de vidro gerados nas fábricas. Dos outros 72,4%, parte é descartada, parte é reutilizada domesticamente e parte é retornável.

O vidro reciclado tem praticamente todas as características do vidro comum, podendo passar pelo processo de reciclagem várias vezes, sem perder suas características e qualidades. Estima-se que mais de 40% das embalagens de vidro produzidas no Brasil são de material reciclado e a expectativa é que este número aumente. Segundo Luís Fernando Schmidt, gerente administrativo da Vidronovo, a reciclagem do vidro é de extrema importância para o meio ambiente, uma vez que ele é produzido a partir da celulose de determinados tipos de árvores e o principal destino de descarte são os aterros sanitários ou mesmo a própria natureza. “Como o vidro é uma matéria prima de longa vida, ele deve ser reciclado para evitar a contaminação do ambiente, preservando assim os recursos naturais (solo e água) e contribuindo para o desenvolvimento sustentável”, afirma Schmidt.

Ele explica que na Vidronovo, todos os retalhos do processo de transformação são encaminhados ao coletor de resíduo destinado especificamente para esta finalidade. “O vidro reciclado retorna ao processo de fabricação de “massa” de vidro para chapas brutas ou até mesmo em produtos de vidro para outros fins. O pó de vidro também é reaproveitado na fabricação de tintas refletivas e também na indústria cerâmica, como acabamento de revestimentos”, conta Schmidt.

Ainda de acordo com Schmidt, o processo de reciclagem do vidro é 100% eficaz, uma vez que um quilo de vidro quebrado dá origem a exatamente um quilo de vidro novo. Além disso, esse processo resulta em economia de energia e redução no consumo de água, já que para cada 10% de caco de vidro na mistura economiza-se 4% da energia necessária para a fusão nos fornos industriais, além da redução de 9,5% no consumo de água.  Além de contribuir com o meio ambiente, a reciclagem é um caminho que gera empregos. Só os catadores somam entre 800 mil a 1 milhão de profissionais, além de uma indústria ainda informal que conta com 40 mil coletoras organizadas de sucata e 700 cooperativas. “Todos esses fatores fazem da reciclagem do vidro uma prática muito interessante do ponto de vista ambiental e social”, finaliza o gerente administrativo da Vidronovo.

O vidro é uma substância inorgânica, amorfa e fisicamente homogênea, obtida por resfriamento de uma massa em fusão que endurece pelo aumento contínuo de viscosidade até atingir a condição de rigidez, mas sem sofrer cristalização. Industrialmente pode-se restringir o conceito de vidro aos produtos resultantes da fusão, pelo calor, de óxidos ou de seus derivados e misturas, tendo em geral como constituinte principal a sílica ou o óxido de silício (SiO2), que, pelo resfriamento, endurecem sem cristalizar. As composições individuais dos vidros são muito variadas, pois pequenas alterações são feitas para proporcionar propriedades específicas, tais como índice de refração, cor, viscosidade etc. O que é comum a todos os tipos de vidro é a sílica, que é a base do vidro.

Siga o blog no TWITTER

Mais notícias, artigos e informações sobre qualidade, meio ambiente, normalização e metrologia.

Facebook: http://www.facebook.com/profile.php?id=100002095953440

About these ads

Uma resposta

  1. obrigado pela informação.

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

Junte-se a 1.773 outros seguidores

%d bloggers like this: