Por que gestão da qualidade?

Hoje, no Brasil e no mundo, qualquer administrador, dono ou gestor de uma empresa precisa perguntar: por que gestão da qualidade? 

A qualidade é hoje uma das principais estratégias competitivas para as mais diversas empresas de setores distintos, estando intimamente ligada à produtividade, melhoria de resultados e aumento de lucros através de redução de perdas e do desperdício, do envolvimento de todos na empresa e conseqüente motivação. O conceito de qualidade foi primeiramente associado à definição de conformidade às especificações. Posteriormente ele evoluiu para a visão de satisfação do cliente, ampliando o horizonte de fatores para além das especificações. Paralelamente, surgiu a visão de que a qualidade é fundamental no posicionamento estratégico da empresa perante o mercado. Hoje, qualidade representa a busca da satisfação, não só do cliente, mas de todos os públicos de uma empresa, e também de sua excelência organizacional.

E onde se garante a qualidade? Nos processos relacionados à concepção, materialização e suporte ao produto. E processo é o conjunto de atividades inter-relacionadas que transforma entradas (insumos) em saídas (produtos).

 qualidade

 

 

 

E para quem é a qualidade? Para os clientes internos e externos. Qual a diferença entre cliente interno e cliente externo? Cliente interno é um indivíduo, grupo de trabalho ou departamento que trabalham na mesma organização que produz/fornece um dado produto/serviço; e cliente externo é o usuário, consumidor final, beneficiário ou segunda parte interessada em se tratando de um produto/serviço.

Como se faz a qualidade? Por um conjunto de atividades planejadas e sistematizadas que objetivam avaliar o desempenho de processos e a conformidade de produtos e serviços com especificações e prover ações corretivas necessárias. Implementando alguns programas de gestão, como os Círculos de Controle de Qualidade, 5 S´s, Perda Zero, Zero Defeito, Seis Sigma, Manutenção Produtiva Total, ISO 9001, ISO 14001, Selos de Qualidade, Acreditações CQH, ONA e Joint Comission/CBA, Boas Práticas de Fabricação, etc.

Para ajudar e disseminar a cultura da qualidade em sua empresa, preparei uma apresentação para você (gestor, dono ou administrador) mostrar aos seus funcionários. Motive-os a buscarem cada vez mais a melhoria contínua. O material está no link https://qualidadeonline.files.wordpress.com/2009/10/apresentacao-gestao-da-qualidade.ppt

E não se esqueça:

  • O problema da má qualidade está na administração dos sistemas.
  • Para resolver os problemas e obter qualidade é preciso estudar os processos, descobrir o que e como deve ser feito para melhorá-los de forma a reduzir os defeitos.
  • O método estatístico embora seja uma excelente ferramenta para o controle de processos, ele não é tudo.
  • É a prevenção que leva à qualidade.

2 Respostas

  1. Gostaria de saber mais sobre a qualidade do gestão.

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