Scrum: pronto para uma nova metodologia?

Uma leitora curiosa me perguntou ontem em uma palestra o que era o scrum? Usado inicialmente no desenvolvimento de software, alguns gestores no Brasil já estão falando do scrum: profissionais de diferentes áreas responsáveis pela elaboração de um projeto passam a trabalhar numa mesma sala. A cada duas semanas, eles devem entregar uma parte do projeto. O cliente fica junto da equipe e pode sugerir ideias. Juntos, vão testando os resultados, passo a passo. O nome vem de uma jogada do rúgbi em que oito jogadores de cada time se encaixam formando uma espécie de muralha. Outro jogador joga a bola no meio do túnel formado para que os dois grupos a disputem. O trabalho em equipe é fundamental.

Segundo um texto de Rodrigo March, publicado em O Globo em fevereiro de 2009, o conceito como método de trabalho foi definido, em 1986, num estudo publicado na Harvard Business Review, uma publicação da Harvard Business School, escola de negócios americana. Depois disso, a indústria de software se apropriou da ferramenta. Hirotaka Takeuchi e Ikujiro Nonaka analisaram companhias líderes nos Estados Unidos e no Japão que adotaram novos métodos para gerir processos de desenvolvimento de produtos. Os dois constataram que elas eram mais flexíveis e tinham características semelhantes, como o fato de darem grande liberdade para as equipes desenvolverem projetos estratégicos. Sem dizer o que fazer e como começar, as empresas acreditavam que criavam um clima de tensão no grupo diante do desafio.

Essas companhias davam autonomia para as equipes se auto-organizarem com sua própria dinâmica. O resultado é que esses grupos passavam a trabalhar unidos. Daí, veio o termo scrum, a jogada do rúgbi em que o trabalho em equipe é fundamental para obter a bola. Os gerentes evitavam um controle rígido das equipes, para não prejudicar a criatividade e a espontaneidade. Trabalhando perto um do outro, essas pessoas respondiam mais rapidamente a mudanças do mercado e o conhecimento se propagava com mais velocidade. Clique no link http://www.mountaingoatsoftware.com/system/hidden_asset/file/52/PortugueseScrum.pdf e leia uma apresentação sobre o scrum, criada por Mike Cohn e traduzido e adaptado por Cesar Brod.

Anúncios

Uma resposta

  1. […] e metodologias de gestão de projeto com apelo para o trabalho em equipe, como a tecnologia Scrum (https://qualidadeonline.wordpress.com/2009/11/26/scrum-pronto-para-uma-nova-metodologia/). Elas fortalecem as melhores tomadas de decisão em grupo. Dessa forma, os princípios […]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: