Gestão de Pessoas

Na norma ISO 9001 o item 6.2 Recursos Humanos explica como se deve gerenciar as pessoas:

6.2.1 Generalidades

As pessoas que executam atividades que afetam a conformidade com os requisitos do produto devem ser competentes, com base em educação, treinamento, habilidade e experiência apropriados.

Nota – A conformidade com os requisitos do produto pode ser afetada direta e indiretamente pelas pessoas que desempenham qualquer tarefa dentro do sistema de gestão da qualidade.

6.2.2 Competência, Treinamento e Conscientização.

A organização deve

a) determinar as competências necessárias para as pessoas que executam trabalhos que afetam a conformidade com os requisitos do produto;

A organização deve identificar a competência necessária para o pessoal que desempenha atividades que afetem a qualidade dos produtos, através do estabelecimento da Descrição dos Cargos da organização. Na Descrição dos Cargos deve ser definido para cada cargo, as atividades a serem realizadas, a escolaridade mínima necessária, a experiência anterior necessária e outras habilidades, tais como; conhecimentos específicos, capacidade de se comunicar em língua estrangeira, habilidade gerencial, coordenação motora para trabalhos manuais, etc. Todo funcionário admitido ou transferido de função deve preencher os requisitos mínimos do respectivo cargo em relação à escolaridade, conhecimentos, habilidades e experiências, que são especificados na Descrição de Cargos.

b) onde aplicável, prover treinamento ou tomar outras ações para atingir a competência necessária;

Aqueles que não preencherem os requisitos devem ser incorporados no Programa de Treinamento e, portanto, treinados de acordo com um ou mais métodos descritos na descrição de cargos.

c) avaliar a eficácia das ações executadas;

O instrutor, no caso de treinamento interno, deve registrar o treinamento aplicado em uma lista de presença, já para treinamentos externos, cabe ao RH solicitar o certificado de conclusão do curso. Em ambos os casos, o Departamento Pessoal deve providenciar no prazo definido, junto ao responsável pela área dos treinados a avaliação da eficácia.  O resultado deve ser registrado no campo específico de uma Lista de Presença ou Registro de Treinamento Individual ou Avaliação de Treinamento (conforme o caso).

Quando for detectada falha de eficácia do treinamento, o responsável pela avaliação deve registrar as ações a serem tomadas no registro aplicado.

Nota: Registros para avaliação do Instrutor devem ser criados.

d) assegurar que o seu pessoal esta consciente quanto à pertinência e importância de suas atividades e de como elas contribuem para atingir os objetivos da qualidade, e

As organizações geralmente cumprem a este requisito no mês de admissão do funcionário, o RH promove a integração do funcionário, através do treinamento admissional que visa à integração do funcionário à nova empresa e deve ser esclarecida ao novo funcionário a importância de seu trabalho para o bom desempenho dos processos da empresa, para o atendimento dos objetivos da empresa e para a satisfação dos clientes (ver 4.2.4).

e) manter registros apropriados da educação, treinamento, habilidades e experiências (ver 4.2.4)

A organização deve manter registros para evidenciar a sistemática, eficácia e assegurar a integridade do sistema de gestão (ver 4.2.4).

Dessa forma, a Gestão de Recursos Humanos é uma das áreas que mais tem sofrido alterações nos últimos anos, devido à globalização dos negócios; desenvolvimento tecnológico; forte impacto das mudanças que ocorrem de forma rápida e intensa; e o intenso movimento pela qualidade e a busca da alta produtividade. O grande diferencial, a principal vantagem competitiva das empresas, está nas pessoas que nelas trabalham. São as pessoas que produzem, vendem, servem aos clientes, tomam decisões, lideram, motivam, comunicam, supervisionam, gerenciam, e dirigem os negócios das empresas, dentre tantas outras atribuições que somente os seres humanos estão aptos a executar.

Pode-se afirmar seguramente que as organizações são um conjunto de pessoas e, desta forma, sem as pessoas não existem as organizações. Gestão de Pessoas é o conjunto de políticas e práticas necessárias para conduzir os aspectos da posição organizacional relacionados com pessoas ou recursos humanos.

Nos tempos atuais as organizações estão ampliando a sua visão e atuação estratégica. Todo o processo produtivo só se realiza com a participação conjunta de diversos parceiros, cada qual contribuindo com algum recurso. Acontece que o parceiro mais íntimo da organização é o empregado, pois é ele que está dentro dela, que lhe dá vida e dinamismo.

 

Parceiros Contribuição Retorno
Acionistas e investidores Capital de risco, investimentos Lucros e dividendos, valor agregado
Empregados Trabalho, esforço, conhecimentos e habilidades Salários, benefícios, retribuições e satisfações
Fornecedores Matérias-prima, serviços, insumos básicos, tecnologias Lucros e novos negócios
Clientes e consumidores Compras e aquisição dos bens e serviços Qualidade, preço, satisfação, valor agregado

· 

  • Pessoas como recursos – Precisam ser administradas, o que envolve planejamento, organização, direção e controle de suas atividades, já que neste caso passam a ser sujeitos passivos da ação organizacional, parte do patrimônio físico na contabilidade da organização.
  • Pessoas como parceiras – Como tais são fornecedoras de conhecimentos, habilidades, capacidades e, sobretudo, o mais importante à inteligência, que proporciona decisões racionais e dá significado e rumo aos objetivos globais da organização.

Os objetivos da Gestão de Pessoas são:

  • Ajudar a organização a alcançar seus objetivos;
  • Proporcionar competitividade à organização;
  • Proporcionar à organização, empregados bem treinados e motivados;
  • Aumentar a autorrealização e a satisfação dos empregados no trabalho;
  • Desenvolver e manter a qualidade de vida no trabalho;
  • Administrar a mudança;
  • Manter as políticas éticas e o comportamento socialmente responsável.

O que se espera dos profissionais:

  • Cooperação e integração: Estimule e desenvolva o trabalho em equipe. Promova a integração das pessoas e a parceria no trabalho. Desenvolva relações interpessoais positivas (ganha/ganha e vencer/vencer). Atue como facilitador e negociador.
  • Recompensa e motivação: Crie condições de motivação e procure melhorar os níveis de recompensa pelo trabalho atribuído às pessoas.
  • Reconhecimento e valorização: Reconheça e valorize o trabalho de todos como Ser Humano, independente das condições e do status. O trabalho, por mais simples e menos qualificado que seja, é dignificante. Faça elogios para que as pessoas se sintam praticamente reconhecidas.
  • Comunicação e informação: Mantenha um canal de comunicação aberto, e permanente com seu pessoal em sistema de mão dupla. Estabeleça um sistema de informações transparentes no que diz respeito ao trabalho. Saiba ouvir e dar feedback. Procure em primeiro lugar compreender, depois ser compreendido.
  • Conhecimento e aprendizado: Estimule a troca de conhecimentos entre as pessoas. Cada pessoa possui uma experiência de vida e um aporte de conhecimentos que contribui para a excelência do trabalho. Estabeleça uma relação aprendizado com seu pessoal, absorvendo e passando conhecimentos. Zele pelo ativo de conhecimentos que você tem à sua disposição, e faça tudo tornar mínimos os vazamentos de habilidades. A perda incessante de conhecimentos afeta o desenvolvimento dos trabalhos e da organização.
  • Autonomia e independência: Delegue responsabilidade, autoridade e trabalho. Acredite na capacidade do seu pessoal de resolver problemas, tomar decisões e assumir riscos. Crie um ambiente de auto-supervisão definindo papéis, estabelecendo metas e avaliando os resultados. Desenvolva a liderança situacional junto ao pessoal, passando para eles a propriedade do trabalho. Crie condições para a potencialização no trabalho. Libere a energia do pessoal.
  • Confiança e respeito: Estabeleça uma relação de confiança e respeito mútuo com seu pessoal. Seja honesto, franco, cortês e amável. Estimule relações positivas e sadias no trabalho. Cultive a harmonia e elimine o medo no ambiente de trabalho. Trate as pessoas com respeito. Aceite e reconheça as diferenças individuais.
  • Participação e envolvimento: Desenvolva um sistema de gerenciamento participativo, envolvendo todos no desenvolvimento do trabalho. Compartilhe as decisões e resultados no trabalho. Faça ver que estão no mesmo barco.
  • Bem estar físico, mental e social: Estabeleça um clima saudável e positivo no seu ambiente de trabalho. Crie condições para as pessoas melhorarem a sua qualidade de vida no trabalho e fora dele, estimulando o exercício de hábitos saudáveis nas dimensões física, mental, social e espiritual.
  • Desenvolvimento e crescimento: Promova o desenvolvimento das pessoas através da educação e do treinamento permanente e contínuo. Seja responsável e estimule o crescimento do seu pessoal. Valorize e crie condições para o autodesenvolvimento. Defina diariamente o seu crescimento e dos seres humanos.
  • Criatividade e autorrealização: Estimule a criatividade das pessoas, aceite sugestões. Valorize as idéias das pessoas. A capacidade e o potencial de criação dos seres humanos são ilimitados. As pessoas se autorrealizam com suas criações. Promova e aceite inovações no ambiente de trabalho.
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