Carros verdes

O Ministério do Meio Ambiente (MMA) anunciou uma nova classificação dos carros brasileiros de passeio que circulam no país, fabricados em 2009, de acordo com suas emissões de CO2 e outros poluentes — substâncias que favorecem o aquecimento global e afetam a saúde humana. De forma diferente da primeira versão, que atribuiu notas numéricas aos modelos, desta vez são utilizadas estrelas — de uma a cinco — para demonstrar os níveis de emissões de gases poluentes e do efeito estufa. Quanto maior o número de estrelas, mais eficiente é o veículo. Ou seja, menor o índice de emissão de monóxido de carbono, hidrocarbonetos, óxidos de nitrogênio e dióxido de carbono.

A nova forma de classificação dos veículos foi debatida em um grupo de trabalho que reuniu, além do MMA, o Ibama, a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), a União da Indústria de Cana-De-Açúcar (Unica ) e a Petrobras. Segundo o Ministério, o ranking atual obteve mais consenso que o primeiro e está mais claro para o consumidor. Outra vantagem do novo sistema é que ele facilita a categorização dos veículos.

A lista reúne cerca de 400 modelos de veículos de passeio fabricados no ano de 2009 — inclusive alguns importados. 22 modelos ganharam cinco estrelas, todos eles com motores flex (movidos tanto a álcool quanto a gasolina). Os últimos colocados são modelos a gasolina e com motores mais potentes, acima de 2.0.

No critério adotado para classificar os veículos, três estrelas são relativas aos poluentes CO, NMHC e NOx, e 2 relativas ao CO2. Os carros que utilizam álcool já ganham automaticamente uma estrela, porque o CO2 liberado é absorvido no processo de cultivo da cana.

Segundo o Ministério, esta ação terá reflexos na saúde, no clima e também no bolso do consumidor, que, guiado pelo ranking, poderá optar por adquirir veículos mais eficientes, que consomem menos combustíveis e poluem menos. Para ver a lista clique no link http://www.mma.gov.br/estruturas/182/_arquivos/ranking_verde_oficial_182.xls

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: