O ranking das empresas mais reclamadas em 2009

As empresas de telefonia fixa e móvel, aparelho celular, tv por assinatura e internet lideram o ranking de reclamações nos Procons de 20 estados e do Distrito Federal. Os dados fazem parte do Cadastro Nacional de Reclamações Fundamentadas 2009, organizado pela Secretaria de Direito Econômico (SDE) do Ministério da Justiça.

O cadastro apresenta a quantidade de reclamações resolvidas, as não atendidas e o total de demandas dos consumidores em números absolutos e percentuais. Em 2009, os Procons fizeram mais de 714 mil atendimentos, dos quais 104 mil se transformaram em reclamações. Dessas queixas registradas, 70% foram resolvidas e 30% não foram atendidas.

O setor de telecomunicações, líder em reclamações, ficou com 39,4% das demandas. A OI/Brasil Telecom teve o maior número (5.966), seguida pela Nokia (3.598), Sony Erricson (3.526), TIM (2.376), LG (2.328), Claro (2.259), Samsung (2.202) e Vivo (2.023) – totalizando mais de 20 mil queixas de consumidores.

O segundo setor mais demandado nos Procons em 2009 foi o sistema financeiro – bancos, cartões de lojas e de crédito e financeiras – que somaram 21% das reclamações. Neste ramo de atuação, a lista é liderada pelo Itaú/Unibanco (4.360), Bradesco (1.499), Citibank (1.312), IBIBank (1.197) e Banco do Brasil (1.169).

O diretor de Proteção e Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça, Ricardo Morishita, ressaltou que o Cadastro Nacional tem duas utilizações: garantir a liberdade de escolha dos consumidores e auxiliar o Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (SNDC) a verificar quais são os setores que recebem mais reclamações. “O consumidor precisa saber quais empresas estão realmente preocupadas com a relação de consumo e com o serviço ou produto oferecido aos clientes”, revelou.

Em janeiro, o Ministério da Justiça deve divulgar um relatório analítico do Cadastro Nacional e convocará os setores com a maior quantidade de queixas. “É importante que eles (empresas) venham e possam informar à sociedade as providências que adotaram para diminuir as reclamações e respeitar os consumidores”, explicou Morishita.
 
“Quando mercado e opções de escolha dos consumidores são restritas a preços semelhantes ou iguais, quem perde é o cliente. Divulgar a lista das empresas que agem dessa forma é garantir acesso à informação e a oportunidade do consumidor escolher melhor seus fornecedores”, afirmou Arthur Badin, presidente do CADE.

Ranking dos fornecedores mais reclamados

Posição
Fornecedor
Atendidas
Não Atendidas
Total de Reclamações
Quantidade
%
Quantidade
%
OI / BRASIL TELECOM
3.164
53,0%
2.802
47,0%
5.966
ITAÚ / UNIBANCO
2.797
64,2%
1.563
35,8%
4.360
NOKIA
3.080
85,6%
518
14,4%
3.598
SONY ERICSSON
2.763
78,4%
763
21,6%
3.526
TIM
1.403
59,0%
973
41,0%
2.376
LG
2.173
93,3%
155
6,7%
2.328
CLARO
1.180
52,2%
1.079
47,8%
2.259
SAMSUNG
1.805
82,0%
397
18,0%
2.202
VIVO
1.510
74,6%
513
25,4%
2.023
10º
AMERICANAS
1.117
65,8%
580
34,2%
1.697
11º
BRADESCO
904
60,3%
595
39,7%
1.499
12º
CITIBANK
830
63,3%
482
36,7%
1.312
13º
IBIBANK
766
64,0%
431
36,0%
1.197
14º
BANCO DO BRASIL
736
63,0%
433
37,0%
1.169
15º
GRADIENTE
467
42,6%
630
57,4%
1.097
16º
C&A
845
77,5%
246
22,5%
1.091
17º
RICARDO ELETRO
905
84,4%
167
15,6%
1.072
18º
MOTOROLA
655
68,2%
306
31,8%
961
19º
CARREFOUR
657
71,4%
263
28,6%
920
20º
EMBRATEL
701
83,3%
141
16,7%
842
21º
CELL SHOP
510
65,0%
275
35,0%
785
22º
BANCO BMG
456
58,8%
320
41,2%
776
23º
STARCELL
606
78,3%
168
21,7%
774
24º
LOJAS INSINUANTE
652
84,2%
122
15,8%
774
25º
PONTO FRIO
481
64,0%
270
36,0%
751
26º
WALL MART
563
79,2%
148
20,8%
711
27º
BENQ-SIEMENS
173
24,4%
535
75,6%
708
28º
SANTANDER / REAL
315
46,5%
362
53,5%
677
29º
BANCO PANAMERICANO
263
39,8%
398
60,2%
661
30º
CASAS BAHIA
536
83,8%
104
16,2%
640

Para acessar o documento em pdf “Cadastro Nacional de Reclamações Fundamentadas 2009”, clique no link https://qualidadeonline.files.wordpress.com/2009/12/apresentacao_cnrf-2009.pdf

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: