Publicly Available Specification 99 (PAS 99:2006)

Conforme foi prometido em um texto anterior (https://qualidadeonline.wordpress.com/2009/12/16/sistema-integrado-de-gestao/), segue mais uma matéria sobre a integração de sistemas de gestão. Muitas organizações estão adotando estrategicamente a integração dos seus sistemas de gestão por verificarem a excelente oportunidade de redução de custos, evitando o desenvolvimento e manutenção de sistemas de documentação separados, ou de inúmeros programas, metas e ações que, muitas vezes, se superpõem e acarretam gastos desnecessários. Nos últimos anos, houve forte aumento no interesse pelo desenvolvimento de sistemas de gestão integrados, unindo num único sistema de gestão áreas como qualidade, meio ambiente e saúde ocupacional e segurança, os quais, tradicionalmente, possuíam um conjunto de sistemas de gestão e procedimentos em separado.

As similaridades nos princípios de gestão e abordagens para os vários aspectos dos negócios de uma organização proporcionam um escopo óbvio para aumentar a eficiência e eficácia transformando o que era um sistema isolado para cada área num único sistema para todas as áreas. Para a força de trabalho, essa abordagem oferece a vantagem de um único conjunto de documentação processual unindo aspectos da qualidade, meio ambiente e saúde ocupacional e segurança. Em nível de gestão, isso possibilita a integração de processos de gestão como a definição de metas e revisão de sistemas, e para analisar de maneira mais eficaz a inter-relação entre as várias disciplinas onde, por exemplo, possa ter que se estabelecerem as vantagens e desvantagens entre os objetivos e as metas nas várias áreas.

O British Standards International (BSI) desenvolveu e lançou em agosto de 2006 uma especificação de requisitos comuns de Sistemas Integrados de Gestão: a PAS 99:2006 que fornece um modelo simples para as organizações integrarem numa única estrutura todas as normas e especificações de sistemas de gestão que adotam. O seu principal objetivo é simplificar a implementação de múltiplos sistemas e sua respectiva avaliação de conformidade. Ela enfatiza que as organizações que a utilizarem deverão incluir como entrada do sistema integrado os requisitos específicos das normas que adotam, tais como, por exemplo, os requisitos específicos da ISO 9001, ISO 14001, ISO IEC 27001, ISO 22000, ISO IEC 20000 e OHSAS 18001.

A conformidade com a PAS 99 não garante em si a conformidade com essas outras normas de sistemas de gestão. Os requisitos específicos de cada norma ainda terão de ser cobertos e atendidos para que a certificação, caso desejada, seja obtida. A certificação com a PAS 99:2006, por si só, não é apropriada. Ela foi elaborada, portanto, com o propósito de auxiliar as organizações a se beneficiarem com a consolidação dos requisitos comuns de todas as normas/especificações de sistemas de gestão e com a gestão eficaz desses requisitos.

O modelo utilizado para a estrutura da PAS 99 está intimamente relacionado aos elementos comuns propostos no ISO Guide 72:2001, que é um guia para elaboradores de normas. O Guia 72 inclui uma estrutura que foi desenvolvida como um modelo que possibilite aos elaboradores produzir normas que cubram os diversos elementos principais de maneira consistente.

Os especialistas que desenvolveram a PAS 99 consideram que essa estrutura é a mais apropriada para a nova especificação, uma vez que permite que toda e qualquer norma de sistema de gestão seja contemplada, possibilitando o gerenciamento eficaz e eficiente dos requisitos comuns dos sistemas de gestão. No ISO Guide 72, os requisitos principais estão categorizados nos seguintes temas: Política, Planejamento, Implementação e Operação, Avaliação de desempenho, Melhoria e Revisão Crítica pela direção.

A figura mostra como os requisitos existentes em normas/especificações são comuns e podem ser praticamente acomodados num único sistema de gestão genérico. A redução de duplicações, por meio da união de dois ou mais sistemas dessa maneira, tem o potencial de diminuir significativamente o tamanho total do Sistema Integrado de Gestão e de melhorar a sua eficiência e eficácia.

 Requisitos comuns das normas de gestão

Importante dizer que os seis requisitos comuns devem ser observados em conjunto com a abordagem do ciclo PDCA (Planejar, Executar, Verificar e Agir), que todos os sistemas de gestão seguem. A integração deve ser planejada e implementada de maneira estruturada. Muitas empresas adotaram normas de sistemas de gestão como resultado de pressões externas, tais como clientes que exigem a implementação de uma norma da qualidade, ou requisitos externos para implantar um sistema da segurança e saúde no trabalho. Isso, entretanto, não se aplica à integração, que deve ser feita tão somente em benefício da organização. Assim sendo, o primeiro passo deve ser a identificação das necessidades do negócio. Se a empresa não vê benefícios com a integração, então não deverá fazê-la – embora seja difícil imaginar uma organização que não veja que a integração trará benefícios.

Pode-se perguntar: Para quem é destinado o Sistema de Gestão Integrado? Para as organizações que possuem mais de um sistema de gestão ou norma implementada e queiram aproveitar ao máximo os valores os benefícios desses e para as organizações que não possui nenhum ou apenas um sistema de gestão ou norma, mas desejam possuir um sistema holístico para o gerenciamento de seu negócio. Importante também definir o que é um Sistema de Gestão Integrado: é quando a organização possui um único sistema de gestão que é a combinação de dois ou mais sistemas ou normas como a ISO 9001, 14001 e 27001 e também está conforme o PAS 99:2006. Já auditoria combinada é quando a organização possui dois ou mais sistemas de gestão auditados ao mesmo tempo. Esses sistemas não são vistos como integrados e geralmente possuem separados seus manuais, documentação e controles.

Outra questão: Por que os sistemas de gestão devem ser integrados? Para criar uma produtividade dinâmica em sua organização; alinhar os requerimentos em comum de várias normas utilizadas; reduzir a duplicidade e a burocracia; reduzir processos e procedimentos onde estes poderão ser combinados; melhorar a eficiência e eficácia da organização; e dar assistência aos funcionários no entendimento das necessidades do Sistema de Gestão e como deverão tomar parte para garantir sua eficiência.

Por fim, quais os benefícios de um Sistema de Gestão Integrado:

 Estratégicos – Todos os sistemas serão vistos como um sistema de gestão único, contribuindo para a melhoria contínua dos resultados da organização. Os planos e os objetivos estarão ligados ao todo como um plano de negócios.

 Organizacionais – Todos os funcionários contribuem com a missão de uma organização única, como uma equipe.

 Redução de Custos – Evita o desperdício e a duplicidade de informações sobre o sistema e auditorias, documentação, arquivos mantidos, e ações corretivas/preventivas.

 Operacionais – A gestão Integrada ajudará a assegurar que todas as conseqüências de qualquer ação serão levadas em consideração. Por exemplo, a mudança do design de um produto poderá não apenas afetar sua qualidade, mas também a segurança do usuário e o meio ambiente durante sua utilização.

 Logístico – Adotar um sistema de gestão a mais será mais fácil e com um custo menor. Conflitos de disciplinas serão evitados, pois cada área verá sua responsabilidade mais claramente.

Para adquirir a especificação acesse o link http://www.bsi-global.com/en/Shop/Publication-Detail/?pid=000000000030144033

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2 Respostas

  1. […] link https://qualidadeonline.wordpress.com/2010/01/05/publicly-available-specification-99-pas-992006/ está sendo abordada a Publicly Available Specification 99 (PAS 99:2006), desenvolvida pelo BSI, […]

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