Registro de Auditores Certificados (RAC)

Sou membro do conselho de certificação do RAC e mesmo não sabendo o que faço para isso, vou divulgar que a Associação Brasileira de Ensaios Não Destrutivos e Inspeção (Abendi) está operando o RAC desde 2009. Segundo a instituição, os auditores registrados e certificados cumprem com os requisitos exigidos internacionalmente para a atividade, garantindo que o trabalho realizado será fiel à situação momentânea do processo avaliado. “A certificação conferida ao auditor é uma ratificação da sua capacidade para realizar auditorias. Ela auxilia o profissional na abertura de oportunidades no mercado de trabalho, pois constitui-se num atestado de competência técnica. Além disso, a certificação também fornece credibilidade e consistência, através da acreditação do Organismo de Certificação de Pessoal pelo Inmetro (atualmente há um em processo), e representatividade, através da participação de representantes voluntários das partes interessadas nos assuntos relacionados ao processo de certificação. Para a empresa, a certificação pessoal é uma garantia da utilização de mão de obra qualificada, resultando em uma contribuição importante à melhoria da qualidade de produtos, processos ou serviços”, informa a Abendi.

Um candidato que tenha interesse em se certificar, ou um auditor certificado que tenha interesse em manter a sua certificação ou promover o seu nível de certificação, solicita ao RAC o envio do material necessário, que consiste de uma Instrução Técnica e do Dossiê do Candidato à Certificação como Auditor de Sistema de Gestão. Após preencher o formulário e anexar as comprovações necessárias, o candidato, ou auditor certificado, formaliza a sua solicitação, enviando os documentos ao RAC.

A avaliação preliminar é realizada para verificar o conteúdo e a veracidade das informações fornecidas pelo candidato, ou auditor certificado. Depois de concluída a avaliação preliminar, o candidato deve pagar o valor para certificação no nível desejado (Leia quanto custa no link http://www.e-erp.com.br/Ftp/EMPRESA_238%2f504872073FMP-048.pdf). Após a confirmação do pagamento, toda a documentação é submetida às avaliações técnicas.

A avaliação técnica é conduzida por dois avaliadores técnicos com larga experiência na área da qualidade e em auditorias. O avaliador técnico, de posse dos documentos relativos à solicitação, recomenda a certificação inicial, recertificação ou promoção de nível de auditor. A avaliação técnica é conduzida de forma independente por cada um dos avaliadores. Baseado na avaliação técnica e em toda documentação envolvida, é emitido o parecer ao Bureau de Certificação. Esse, de posse dos documentos relativos à solicitação e da recomendação dos dois avaliadores técnicos, aprova a certificação inicial, recertificação ou promoção de nível de auditor. Esta aprovação deve ser realizada por, no mínimo, dois membros do Bureau de Certificação.

Os benefícios, segundo a Abendi, para a certificação de auditores incluem: reconhecimento como profissional que tem formação e atua como auditor de sistema de gestão; o auditor certificado pelo RAC terá seus dados inseridos em um Banco de Dados e na Home Page do Abendi/RAC; e o auditor certificado pelo RAC será informado sobre as modificações nos critérios pertinentes à certificação, por correio eletrônico ou outro meio.

A certificação conferida ao auditor é uma ratificação da sua capacidade para realizar auditorias, de acordo com o seu nível de certificação. Os níveis de auditores certificados pelo RAC são os seguintes: auditor líder, auditor, auditor aspirante e auditor interno. Para o escopo de Auditor Ambiental, não se aplicam as solicitações de Auditor Interno e Auditor Aspirante. A qualquer tempo, um auditor certificado pode solicitar sua promoção de nível ao RAC, desde que possa comprovar o atendimento aos requisitos para a certificação inicial no nível almejado. A sequência natural de níveis de auditor certificado pelo RAC:

  • O auditor que tenha feito o Curso de Formação de Auditor Interno somente poderá ser certificado como auditor interno.
  • O auditor que tenha feito o Curso de Formação de Auditor Líder credenciado pelo Abendi/RAC poderá solicitar a sua promoção de nível para auditor ou auditor líder, caso seja certificado como auditor aspirante, e para auditor líder, caso seja certificado como auditor.

 Há um código de ética dos auditores certificados. Leia em http://www.e-erp.com.br/Ftp/EMPRESA_238%2f770442629DC-028.pdf

Links úteis

http://www.rac.org.br/index.html

http://www.abendi.org.br/index.php?w=983&h=737

 

Siga o blog no TWITTER

Mais notícias, artigos e informações sobre qualidade, meio ambiente, normalização e metrologia.

Anúncios

Uma resposta

  1. […] site já foi publicado um texto sobre o assunto em https://qualidadeonline.wordpress.com/2010/02/25/registro-de-auditores-certificados-rac/    O Registro de Auditores Certificados está sendo coordenado pela Associação Brasileira de […]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: