Lean production

Uma leitora gostaria de saber o que é o lean production? Depois da Segunda Guerra, a Toyota Motor Company desenvolveu e implementou um sistema produtivo que, de certa forma, ia contra as práticas de produção da época, as quais indicavam como melhor alternativa a fabricação de automóveis baseada no alto volume de produtos padronizados para um mercado de amplas dimensões. Denominado Toyota Production System, empregava a minimização ou eliminação progressiva do desperdício, baseando-se em cinco princípios fundamentais: a definição de valor a partir da visão do cliente e de suas necessidades, sendo que estando as necessidades definidas, são determinadas as atividades necessárias para ofertar o produto ao cliente com o menor nível de desperdício, através da definição da cadeia de valor. Com a cadeia de valor determinada à fabricação do produto deve ser efetuada através de um fluxo contínuo, e que é disparado apenas quando o cliente efetua o pedido, daí o termo producão puxada. A partir destes quatro princípios e da utilização de melhorias continuas (kaizen) ou melhorias radicais (kaikaku) busca-se alcançar a perfeição do sistema. O lean baseia-se em:

Fluxo de produção – São as técnicas relacionadas com trocas físicas, procedimentos de desenvolvimento de produtos e definição de padrões que se fazem necessários. Algumas técnicas e métodos relacionados a esta categoria são: mapeamento do fluxo de valor, customização, atuação em takt time, organização de layout celular em U, etc.

Organização e cultura – São agrupadas neste conjunto questões relacionadas com a definição de papéis de indivíduos, aprendizado, comunicação e valores partilhados. Algumas técnicas e métodos relacionados a esta categoria são: organização de equipes multifuncionais, empowerment, definição de missão e valores da organização, etc.

Controle de Processos – São as técnicas relacionadas com o seguimento, controle, estabilização e melhoria do processo de produção. Algumas técnicas e métodos relacionados a esta categoria são: CEP (Controle Estatístico de Processo), SMED (Single Minute Exchange of Die), Programa 5S, TPM (Total Productive Maintenance), Poka Yoke, etc.

Métricas – Englobam as técnicas que medem o desempenho, objetivos de melhora e medidas de recompensa para os times de trabalho e colaboradores. Algumas técnicas e métodos relacionados a esta categoria são: tempo de ciclo, giro de inventário, valor agregado por trabalhador, dentre outros.

Logística – relaciona regras de funcionamento, técnicas e métodos de planificação e controle de fluxos de materiais internos e externos. Algumas técnicas e métodos relacionados a esta categoria são: JIT (Just in Time), Kanban e classificação ABC.

No Brasil, foi denominada como produção enxuta e tem as seguintes características: manufatura flexível com menor número de máquinas especializadas, redução de estoques, formação de empregados qualificados e multitarefas preparados para trabalhar em equipes, linha de montagem procurando prevenir falhas e evitar reparos finais, relacionamento de cooperação e de longo prazo com fornecedores. Um desempenho superior no desenvolvimento de produtos resultante do modo enxuto, somente será transformado em vantagem competitiva para a empresa se ela tiver toda uma administração voltada para esse modo, o que significa ter a linha de montagem e produção, relacionamento com fornecedores e tratamento com o consumidor final operando em sintonia e de acordo com as regras do modo enxuto de produção.

No desenvolvimento de produtos das organizações enxutas, há uma ênfase em equipes multifuncionais com liderança forte e com participação ativa de especialistas das diversas áreas funcionais sendo valorizados pela atuação dentro da equipe. A conseqüência deste enfoque enxuto no desenvolvimento do produto é a capacidade de projetar e produzir uma maior variedade de produtos atendendo à  fragmentação do mercado, conseguindo a fidelidade dos clientes pela qualidade e confiabilidade dos produtos produzidos, representando para as organizações que o empregam um grande salto na produtividade, qualidade dos produtos e resposta rápida às cíclicas exigências do mercado.

Quer ler mais sobre o assunto, visite o link http://www.qualistore.com.br/busca.asp?busca=lean&ses_id=procurar+em+todas+as+lojas onde estão disponíveis várias publicações sobre o assunto.

Siga o blog no TWITTER

Mais notícias, artigos e informações sobre qualidade, meio ambiente, normalização e metrologia.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: