Uma equipe é muito mais do que os indivíduos

Complementando um texto já publicado nesse site (https://qualidadeonline.wordpress.com/2009/12/07/motivacao-e-trabalho-em-equipe/), pode-se afirmar que atualmente tem-se agregado a idéia de que, no desenvolvimento do processo de trabalho e na busca de objetivos, deve-se trabalhar em equipe, o que pode ser entendido como uma estratégia, concebida pelo homem, para melhorar a efetividade do trabalho e elevar o grau de satisfação do trabalhador. Contudo, os componentes da equipe deverão criar as condições necessárias ao crescimento individual e do grupo.

Ao se referir a um determinado tipo de trabalho como sendo de equipe, é necessário que se tenha claro que não há como conceber equipe como algo que se passa à margem do processo de trabalho. O funcionamento das equipes pode apresentar diferenças significativas em função do tipo de trabalho que está sendo executado. Este, por sua vez, determina os conhecimentos e as habilidades essenciais para o seu desenvolvimento, e a necessidade de uma coordenação e de um plano de trabalho, mais ou menos flexível.

O que acontece com um time de futebol? Seus componentes têm objetivos comuns – marcar gols, vencer jogos e ganhar campeonatos –, habilidades diferentes (o goleiro, o beque, o atacante), uma coordenação (o técnico) e um plano de trabalho (o esquema tático). Quando se observa atentamente o seu funcionamento, percebe-se alguns detalhes que a fazem um tipo de equipe bastante singular.

Embora as habilidades e até as características físicas de um zagueiro sejam diferentes, se comparadas às de um atacante, nada impede que o zagueiro marque gols, nem que o atacante ajude no trabalho da defesa, ou que ambos substituam o goleiro. Pode-se dizer que existe uma certa inespecificidade no trabalho dos jogadores. A atuação do técnico (coordenação), no momento de uma partida, pode ser prescindido, sem que isto signifique necessariamente o fracasso da equipe.

Há vários exemplos nos quais o técnico não estava presente (tinha sido expulso) e o time ganhou a partida. No decorrer de uma partida, alguns jogadores podem assumir a coordenação da equipe na execução de uma tarefa específica, por exemplo: organizar a defesa quando o time está sendo atacado, comandar o ataque, preparar uma jogada etc.

Como se pode perceber, fazer de um grupo de pessoas uma equipe é realmente um grande desafio, que passa pelo aprendizado coletivo da necessidade de uma comunicação aberta, de uma prática democrática e livre que permita o exercício pleno das capacidades individuais e uma atuação mais criativa e saudável de cada pessoa. Assim, evita-se a cristalização de posições, a rotulação e a deterioração das relações interpessoais. Desta forma, o grupo poderá buscar seus objetivos, responsabilizando-se, solidariamente, pelos sucessos e fracassos.

E quais as principais dificuldades para se trabalhar em equipe:

Desentendimento – Um conflito — relacionado a um projeto de trabalho ou a algo fora do grupo — pode irromper e impedir o progresso do grupo. Geralmente, nada é feito até que o conflito seja resolvido. Se este for o caso, as partes precisam discutir o problema, usando técnicas de escuta abordadas anteriormente.

Ridicularizando – Subgrupos podem se formar com as pessoas excluídas. Às vezes, as pessoas que não fazem parte do grupo ficam sujeitas à crítica e à zombaria. Saber como trabalhar com pessoas que não ficam necessariamente à vontade é uma habilidade que é muito       útil no mundo empresarial. Cada membro do grupo deve se esforçar para trabalhar alternadamente com os outros membros.

Um dos membros não faz a sua parte – Talvez uma pessoa esteja relutante em cooperar com os outros, não concluir as tarefas designadas ou não comparecer às reuniões. Deve-se conversar diretamente com a pessoa sobre os efeitos que suas ações acarretam no grupo.

 

Insira aqui o seu link para cursos, serviços ou produtos

Um site de resultados

Contate hayrton@uol.com.br

 

Siga o blog no TWITTER

Mais notícias, artigos e informações sobre qualidade, meio ambiente, normalização e metrologia.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: