Qualidade de vida no trabalho

Saúde e qualidade de vida são dois temas estreitamente relacionados. Isso é um fato que pode ser reconhecido no cotidiano e com o qual os especialistas concordam. Ou seja, a saúde contribui para melhorar a qualidade de vida que é fundamental para que um indivíduo tenha saúde.

Na verdade, qualidade de vida no trabalho deve ser um programa que vise facilitar e satisfazer as necessidades do trabalhador ao desenvolver suas atividades na organização, tendo como idéia básica o fato de que as pessoas são mais produtivas quanto mais estiverem satisfeitas e envolvidas com o próprio trabalho. Outra expectativa dos profissionais é de que as empresas, ao conceberem um programa de gestão, percebam que ele não será implantado com sucesso se não houver um efetivo envolvimento e participação dos funcionários atuando com satisfação e motivação para a realização de suas atividades.

No fundo, a qualidade de vida no trabalho deve resultar numa maior probabilidade de se obter qualidade de vida pessoal, social e familiar, embora sejam esferas diferentes e nelas se desempenhem papéis diferentes. O que mais os seres humanos desejam é felicidade. Porém, para ser feliz, é necessário ter saúde, satisfação consigo próprio e com seu trabalho.

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A filosofia do profissional da qualidade é: erre mais, erre de novo, erre melhor, mas sempre um segundo erro, pois quem faz erra.

A questão central da qualidade de vida é determinar quais as condições que devem existir para atingir melhores índices de produtividade preservando condições de vida saudáveis. Gerar desenvolvimento humano, potencializar capacidades, garantir equilíbrio entre a vida profissional e pessoal e dentro de condições favoráveis de bem-estar, segurança e saúde é a meta da gestão de pessoas, superando a visão estreita do departamento de Recursos Humanos.

Para a vice presidente de eventos e relações institucionais da Associação Brasileira de Qualidade de Vida (ABQV), Cecilia Cibella Shibuya, saber equilibrar o lado pessoal e o profissional é importantíssimo, uma vez que isso leva as pessoas a enxergar a vida de forma mais prazerosa e saudável. “Entendemos que existe algumas pequenas dicas, que podem ser feitas em cinco minutos e nos levam a aliviar o estresse diário, principalmente aquele tão comum no ambiente de trabalho: pare, faça uma pausa; respire fundo, e solte o ar devagarzinho; fique em pé, se movimente um pouco; se for possível, vá até ao banheiro, lave o rosto e molhe a nuca; ingira líquidos, pois a hidratação é muito importante; se espreguice, fazendo movimentos com a perna e braços, levando a articular o sangue; neste calor, não se esqueça de se hidratar e coloque vestimentas leves; e se tiver uma bolinha anti-estresse, faça movimentos com as mãos e com os pés”.

Segundo ela, existem ainda outras dicas que ajudam a aliviar o estresse diário.

No ambiente de trabalho:

 Planeje:

 Seja organizado;

 Compartilhe;

 Coloque limites;

 Trabalhe em equipe;

 Delegue tarefas;

 Estabeleça metas;

 Saiba lidar com diferenças.

“Em relação ao aspecto pessoal, existem também outras dicas que favorecem a redução do estresse, levando a grande ganho pessoal. Torna-se extremamente importante, estarmos abertos a mudanças, tantas quanto precisar. Comece a dedicar algum tempo do dia a si próprio. Respire fundo, faça ioga, meditação, qualquer coisa que seja para si. A mudança pode ser gradativa e cotidiana. Se ao invés de levantar correndo a pessoa passar a se espreguiçar antes de pular da cama, já estressada, vai se sentir melhor. Se passar a dormir mais e dedicar mais tempo a alguma atividade que lhe dê prazer, com certeza constatará que estará rendendo mais no final do dia. Assim, o tempo passará a ser um amigo, ao contrário do que acontece hoje. Felizmente, o empresariado já está se conscientizando de que um funcionário menos sobrecarregado é mais produtivo e poderá ficar mais anos na empresa, ao invés de produzir muito em apenas um curto período, pois doente ele não rende nada e ainda traz prejuízos para a empresa e a própria família”, explica.

Já implementar um programa de qualidade de vida no trabalho em empresas envolve a resolução participativa dos problemas, a reestruturação do trabalho, inovações do sistema de recompensas e melhoria do meio ambiente do trabalho. Costumam, às vezes, apresentar dificuldades para serem implantados. Como envolvem custos para a empresa e têm poro alvo principal os empregados e não a organização, algumas vezes é difícil conseguir a adesão da alta administração. Esses programas, no entanto, orientam-se também em direção à melhoria na eficácia organizacional, já que esta tem como pré-requisito a satisfação do individuo que se intensifica por meio da participação nas decisões e na melhoria das condições em que se desenvolvem seu trabalho.

Um programa desse tipo tem geralmente três componentes, conforme assegura Shibuya: ajudar os funcionários a identificar riscos potenciais de saúde; educar os funcionários a respeito de riscos de saúde, como pressão sanguínea elevada, fumo, obesidade dieta pobre e estresse; e encorajar seus funcionários a mudar seus estilos de vida através de exercícios, boa alimentação e monitoramento da saúde.

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Uma resposta

  1. A nova visão das empresas é ter o colaborador como maior patrimônio. Por isso, a promoção da qualidade de vida no ambiente de trabalho é fundamental para o aumento da produtividade e a satisfação do profissional.
    Marjorie Meyer

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