Gás Liquefeito de Petróleo (GLP): não se pode esquecer da segurança

Com mais de 99 milhões de botijões em circulação em todo o país, sendo que a cada dia são entregues mais de um milhão e quinhentos mil botijões aos consumidores brasileiros, o consumidor brasileiro não pode esquecer de que 99% dos acidentes com gás de cozinha (GLP) são causados por instalação mal feita e manutenção inadequada do botijão. Importante dizer que a verificação do equipamento pode ser feita pelo próprio entregador credenciado, que recebe treinamento para instalar corretamente e avaliar a válvula e a mangueira. Também é necessário observar a validade da mangueira e do regulador, que devem ter o selo do Inmetro. A mangueira e o regulador têm validade de cinco anos, pois o gás provoca ressecamento dos equipamentos, o que exige a troca periódica.

O armazenamento do botijão de cozinha também requer cuidados especiais. É necessário que seja guardado num ponto ventilado para que, em caso de vazamento, o gás não fique concentrado no local e não ofereça risco de explosão ou asfixia.

Dados do Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Gás Liqüefeito de Petróleo (Sindigás) mostram que de 360 milhões de vasilhames vendidos no país por ano, os incidentes com vazamento chegam perto de 7 mil. Para que o vazamento não cause problemas, o botijão deve estar em local com boa ventilação. Na hora da instalação não é aconselhável usar ferramentas. O regulador do botijão deve ser apertado apenas com a força das mãos. Para verificar vazamentos, a melhor maneira continua sendo usar espuma de sabão na válvula e observar o surgimento de bolhas. Em caso de dúvida, o entregador legalizado pode fazer a instalação.

Links Patrocinados

20% de aumento no faturamento?

Faça Links Patrocinados nesse site

hayrton@uol.com.br

Tel.: (11) 9105-5304

Para sua segurança:

  • Adquira o produto somente com empresas credenciadas.
  • Recuse botijões avariados ou enferrujados.
  • Somente aceite botijões que tenham o lacre da marca engarrafadora.
  • Mantenha o botijão em local ventilado: não o coloque em locais fechados, como em gabinetes de pia.
  • Não deixe o botijão na posição horizontal.
  • Não use ferramentas para ajustar a borboleta do regulador.
  • Risque o fósforo ou acendedor elétrico antes de abrir o queimador para acender o fogão ou o forno.
  • Feche o registro do gás quando sair de casa.
  • Para verificar se há vazamento de gás depois de trocar o botijão, passe uma esponja com água e sabão sobre a conexão do cone-borboleta com a válvula. Se houver vazamento, aparecerão bolhas de ar na espuma de sabão.
  • Pode ocorrer vazamento de gás se o cone-borboleta não estiver bem ajustado à válvula. Nesse caso, desenrosque o cone-borboleta e repita a operação de instalação. Mantenha o registro e o cone-borboleta em posição vertical à válvula. Na impossibilidade de remover o botijão para um local arejado, abra portas e janelas, não fume e não acenda nenhum tipo de chama.
  • Se o vazamento continuar, não tente eliminá-lo de maneira improvisada com cera, sabão ou qualquer outro produto. O botijão pode estar com defeito. Desatarraxe o cone-borboleta, coloque o botijão em lugar arejado e ligue imediatamente para a empresa que lhe vendeu o gás – o nome deve estar gravado no lacre e no recipiente. Ela é obrigada a substituí-lo. Se não souber qual é a empresa, chame os bombeiros.
  • Se houver um grande vazamento em um ambiente não ventilado, o gás, por ser mais pesado que o ar, se acumulará a partir do piso. Assim, qualquer chama, ou faísca provocará uma explosão no ambiente e conseqüentemente o incêndio.

O Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) tem aprovada a Portaria n.º 189, de 08 de junho de 2007, que regulamenta a Avaliação da Conformidade para as Mangueiras de PVC Plastificada para Instalação Doméstica de Gás Liqüefeito de Petróleo (http://www.inmetro.gov.br/legislacao/rtac/pdf/RTAC001148.pdf). Também estão relacionados alguns outros documentos: norma ABNT NBR 8613:1999 – Mangueira de PVC plastificado para instalações domésticas de gás liqüefeito de petróleo (GLP); NBR ISO 9001 Sistemas de Gestão da Qualidade – Requisitos; Portaria Inmetro n° 073/2006 Regulamento para o Uso das Marcas, dos Símbolos de Acreditação e dos Selos de Identificação do Inmetro; NBR ISO/IEC 17000: 2005 Avaliação de conformidade – Vocabulário e princípios gerais; e Lei 8.078, de 11/09/1990, dispondo sobre a proteção do consumidor e dá outras providências.

Siga o blog no TWITTER

Mais notícias, artigos e informações sobre qualidade, meio ambiente, normalização e metrologia.

Anúncios

Uma resposta

  1. Alertamos tambem que todo vasilhame de gás de cozinha possui em relevo um selo com a marca do INMETRO, ao seu lado temos o mês e o ano de sua fabricação, a validade dos vasilhames novos, ou seja, que não foram requalificados é de 15 (quinze) anos (http://www.inmetro.gov.br/kits/niedqual017r00.PDF), mas esta informação não é divulgada e muito menos encontramos notas de sua fiscalização. É importante também observar se esta data estiver vencida ou apagada, neste caso o botijão tem que ter o selo da requalificação, um botijão requalificado tem a chamada ferradura ao lado da entrada do seu registro, nesta argola ou ferradura temos a informação da data de requalificação que deverá ser observado com um prazo de validade de 10 (dez) anos (http://www.inmetro.gov.br/kits/niedqual017r00.PDF) e o selo do INMETRO.

    Não é a solução apenas fiscalizações do IPEM nos registros e mangueiras, o vasilhame é onde se armazena o gás e este fica instalado em muitas vezes dentro de nossas residências ou comércios, é certamente onde pode-se gerar grandes riscos se o botijão não estiver em condições de uso, é importante uma orientação para a população ensinando os cuidados ao comprá-lo.

    Cordialmente,

    Alexandre Borjaili
    Presidente

    Fale com a ASMIRG-BR:
    MSN: asmirg2008@hotmail.com
    SKYPE: asmirgbr
    TWITTER: @asmirg
    E-Mail: asmirg@asmirg.com.br
    http://www.asmirg.com.br

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: