Para que serve um cronograma?

O cronograma é a disposição gráfica do tempo que será gasto na realização de um trabalho ou projeto, de acordo com as atividades a serem cumpridas. Serve para auxiliar no gerenciamento e controle deste trabalho, permitindo de forma rápida a visualização de seu andamento. Como exemplo, abaixo segue a descrição da realização de uma monografia e seu cronograma.

Em linhas gerais, o cronograma refere-se à discriminação das etapas do trabalho com seus respectivos prazos. O aluno deverá enumerar as etapas principais, necessárias à construção do trabalho, e distribuí-las ao longo do tempo disponível, levando, necessariamente em conta, os momentos não disponíveis. Mais do que uma formalidade, o cronograma ajuda o aluno a disciplinar-se quanto ao tempo e os prazos, de maneira a priorizar a atividade prevista no cronograma, o que poderá resultar num ganho de escala em termos reais. O cronograma é importante e deve servir de guia ao longo da realização do projeto bem como durante a realização do trabalho final, mas não é colocado na monografia por já ter caráter de passado.

Fases da Pesquisa(Atividades) MESES
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10
Pesquisa bibliográfica e documental X X X X            
Elaboração das perguntas da entrevista e construção do questionário     X X X          
Realização das entrevistas e aplicação dos questionários       X X X        
Tratamento dos dados, sistematização e análise das informações           X X      
Crítica por meio de sua apresentação a várias pessoas             X X    
Redação final da monografia               X X X

 

Fases da Pesquisa(Atividades) 2010 2011
Out Nov Dez Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul
Escolha do tema e formulação do problema X X
Levantamento bibliográfico X X X X X        
Formação do marco teórico de referência   X X X  
Elaboração do projeto X X X
Elaboração de instrumentos de coleta de dados X X
Coleta de dados e trabalho de campo X X
Análise de dados X X
Redação final da monografia X X X X X
                       

 

Siga o blog no TWITTER

Mais notícias, artigos e informações sobre qualidade, meio ambiente, normalização e metrologia.

Anúncios

3 Respostas

  1. Importante identificar :as atividades “hard logics” (seqüenciais e obrigatórias), as “soft logics” (paralelas que não dependem de atividades anteriores) e o “critical path” (caminho crítico mais longo do cronograma). Essas caracterísitca são importantes para definir uma possível compressão necessária do cronograma “fast tracking”.

    • Caro Marcelo:
      Eu sou apenas um aprendiz de feiticeiro. Você é o especialista. Se quiser escrever algum texto para o blog sobre esse assunto, a gente publica. Abraços e obrigado.

  2. É lógico que o cronograma apresentado, como mesmo diz o artigo, está em linhas gerais. O modelo apresentado é suficiente para se entender a que o artigo se refere e para uma pessoa qualquer como eu, montar um cronograma. Trata-se de um exemplo para quem precisa organizar e descrever o tempo a ser utilizados em cada fase de suas atividades.
    Sabemos que existem variáveis dependentes e independentes, umas das outras e o exemplo mostra que as fases devem estar em ordem de priorização, e aquelas dependentes são repetidas ao longo do tempo como por exemplo, em abril de 2011, onde são trabalhadas as fases, análise de dados e redação final, visto que são dependentes, ou no conteúdo ou no tempo ou em ambos os parâmetros.
    Quando nos especializarmos em análise de Tempos e Movimentos, distribuição PERT, probabilidade de simulação, método de Monte Carlo, etc e tal, estaremos falando não de um cronograma de fases, mas da análise de riscos de um projeto.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: