Mais uma ferramenta da qualidade: Fault Tree Analysis (FTA) ou análise da árvore de falhas

Conforme revelam os professores Vander Guerrero e Henrique Rozenfeld, a crescente necessidade de melhorar a qualidade de produtos e a satisfação dos clientes tem popularizado vários métodos e técnicas que visam melhorar a confiabilidade de produtos e processos, ou seja, aumentar a probabilidade de um item desempenhar sua função sem falhas.

Dentre estas técnicas, destaca-se o Failure Modes and Effects Analysis (FMEA), que atualmente é amplamente utilizado nas indústrias de manufatura, em grande parte devido à exigências de normas de qualidade tais como a ISO 9000 e a QS 9000. Outra destas técnicas é a análise da árvore de falhas ou FTA, que visa melhorar a confiabilidade de produtos e processos através da análise sistemática de possíveis falhas e suas conseqüências, orientando na adoção de medidas corretivas ou preventivas.

Os professores explicam como fazer para a construção do Diagrama. Eles dizem que o diagrama da árvore de falhas mostra o relacionamento hierárquico entre os modos de falhas identificados no FMEA. O processo de construção da árvore tem início com a percepção ou previsão de uma falha, que a seguir é decomposto e detalhado até eventos mais simples. Dessa forma, a análise da árvore de falhas é uma técnica top-down, pois parte de eventos gerais que são desdobrados em eventos mais específicos.

Siga o blog no TWITTER

Mais notícias, artigos e informações sobre qualidade, meio ambiente, normalização e metrologia.

Abaixo é mostrado um exemplo de um diagrama FTA aplicado à uma falha em um motor de elétrico. O evento inicial, que pode ser uma falha observada ou prevista, é chamado de evento de topo, e está indicado pela seta azul. A partir desse evento são detalhadas outras falhas até chegar em eventos básicos que constituem o limite de resolução do diagrama. As falhas mostradas em amarelo compõem o limite de resolução deste diagrama.

É possível adicionar ao diagrama elementos lógicos, tais como ‘e’ e ‘ou’, para melhor caracterizar os relacionamentos entre as falhas. Dessa forma é possível utilizar o diagrama para estimar a probabilidade de uma falha acontecer a partir de eventos mais específicos. O exemplo abaixo mostra uma árvore aplicada ao problema de superaquecimento em um motor elétrico utilizando elementos lógicos.

Por fim, eles fazem uma comparação entre o FTA e FMEA. “Apesar da semelhança entre as duas técnicas, no que se refere a finalidade, existem várias diferenças entre elas quanto a aplicação e ao procedimento de análise. A tabela abaixo compara as duas técnicas apresentando suas principais diferenças”, observam. Abaixo uma tabela sobre essa comparação.

FTA FMEA
Objetivo Identificação das causas primárias das falhas Identificação das falhas críticas em cada componente, suas causas e conseqüências
Elaboração de uma relação lógica entre falhas primárias e falha final do produto Hierarquizar as falhas
Procedimento Identificação da falha que é detectada pelo usuário do produto Análise dos falhas em potencial de todos os elementos do sistema, e previsão das conseqüências
Relacionar essa falha com falhas intermediárias e eventos mais básicos por meio de símbolos lógicos Relação de ações corretivas (ou preventivas) a serem tomadas
Aplicação Melhor método para análise individual de uma falha específica Pode ser utilizado na análise de falhas simultâneas ou correlacionadas
O enfoque é dado à falha final do sistema Todos os componentes do sistema são passíveis de análise

Assine a Revista Banas Qualidade

A única revista com matérias sobre gestão da qualidade, meio ambiente, metrologia e normas nacionais e internacionais.

http://www.banasqualidade.com.br/2009/assine.asp?tipo=1

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: