Avaliação 360° ou feedback 360°

Dicas Qualidade Online

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A avaliação 360° ou feedback 360° é uma metodologia de avaliação de pessoas que se baseia na ampla participação de todos os integrantes da equipe. Por esse modelo, o profissional é avaliado não somente pelo superior, mas também pelos seus pares e eventuais subordinados. Com isso, segundo avaliam os especialistas, pode-se identificar os elos fracos de uma equipe. Um profissional pode parecer muito competente aos olhos do superior, mas, na verdade, oprimir seus subordinados de uma tal maneira que estes deixam de ser proativos e não rendam para a empresa tudo o que poderiam render.

Na avaliação 360°, os participantes recebem feedbacks estruturados de seus superiores, pares, subordinados e outros stakeholders. Além disso, o profissional elabora sua própria auto-avaliação. Para chegarem a esse tal feedback estruturado, os membros da equipe preenchem um questionário específico, que descreve os comportamentos de liderança considerados essenciais pela organização. Os resultados são confidenciais, ou seja, a pessoa que os recebe não sabe quem a avaliou. A garantia de anonimato é uma maneira de evitar que os subordinados fiquem com medo de agir com sinceridade, e a confidencialidade em torno dos resultados poupa o avaliado de eventuais constrangimentos.

Graças aos feedbacks recebidos, o profissional pode guiar melhor o seu próprio desenvolvimento, perceber em quais pontos ele pode e deve melhorar e, assim, corresponder plenamente às expectativas da empresa. Assim, manter a equipe motivada é sempre importante. Uma equipe coesa, unida em torno de objetivos comuns, disposta a enfrentar os desafios e a superar metas, é elemento fundamental para o sucesso e, cada vez mais, para a sobrevivência das empresas.

Um funcionário com perfil inseguro, que evita compartilhar projetos e ideias com os demais membros da equipe, impacta no trabalho dos demais. Um gestor que não dá retorno aos subordinados e até os trata de maneira agressiva e autoritária pode estar comprometendo o avanço dos projetos e do desempenho de sua equipe. Enfim, a avaliação 360° tem como função subsidiar as políticas de gestão de pessoas, a gestão por competências, o desenvolvimento das lideranças, auxiliar nas mudanças organizacionais e é uma das formas de se avaliar o desempenho dos colaboradores para fins de promoção/realocação de pessoas/etc. Pode ser implementada em todos os níveis da empresa, no entanto, é mais utilizada para os níveis gerenciais e alta administração.

Os passos para implementar a metodologia

  • Delineamento do perfil da liderança e o desenvolvimento do instrumento de feedback – A empresa precisa definir os atributos da liderança, ou seja, o perfil que melhor atenda ao seu contexto e estratégia. Para isso, pode-se utilizar de questionário, observação in loco, entre outras, para construir uma ferramenta eficaz.
  • Qualidade dos feedbacks fornecidos – Deve-se escolher fornecedores de feedback que tenham contato com o receptor, que faça ou fez parte da sua rede de contatos no período considerado ao da avaliação.
  • Processamento e utilização dos feedbacks pelo receptor – O comprometimento do receptor com os resultados dependem: de que as fontes tenham competência para emitir os feedbacks; de que os atributos que conduzem o processo façam sentido; de que os comportamentos do perfil de liderança são realizáveis e que podem ser desenvolvidos. Deve-se, ainda, disponibilizar os resultados dos feedbacks na forma de relatórios.
  • Interação ao sistema de gestão com pessoas – A avaliação 360° deve ser integrada a outras práticas de RH da empresa como seleção, remuneração, desempenho, desenvolvimento e promoção.

Os objetivos principais desse sistema de avaliação são: propiciar um feedback objetivo e cuidadoso, que possa identificar e desenvolver competências, habilidades e comportamentos de um empregado ou de vários; melhorar a comunicação entre as pessoas da equipe, estimular o líder ou facilitador, bem como fornecer sustentação para o trabalho em equipe; contribuir com informações relevantes para os processos de promoção dos empregados, plano de carreira e sucessão; estimular a busca pelo conhecimento, maximizando as atividades de treinamento e reciclagem dos empregados; provocar mudanças na cultura organizacional da empresa; estimular o empregado à busca de melhoria contínua, principalmente quando a avaliação fizer parte de um sistema integrado de desenvolvimento profissional, premiações, bônus ou promoções.

Em geral, o processo inicia-se o processo a partir da definição dos atributos a serem utilizados e normalmente isso envolve os principais gestores da empresa que definem o perfil que melhor atenda ao contexto das estratégias organizacionais. Definidos os comportamentos a serem utilizados, a empresa deverá escolher o tipo de questionário que irá implementar no processo de avaliação de acordo com o enfoque de seus objetivos.

Exemplo de modelo de questionário para a avaliação de desempenho 360°:

0 = não possuo informações suficientes

1 = nunca

2 = de vez em quando

3 = com razoável freqüência

4 = com grande freqüência

5 = sempre

Questionário

Com que freqüência este gerente…

1. Demonstra compreender como funcionam os negócios. 0 1 2 3 4 5

2. Comunica claramente a estratégia da companhia. 0 1 2 3 4 5

3. Identifica oportunidades de negócio, desenvolve contatos e, efetivamente, vende produtos e serviços da empresa. 0 1 2 3 4 5

4. Negocia e esclarece metas e expectativas de desempenho com a sua equipe. 0 1 2 3 4 5

5. Busca saber das pessoas o que elas precisam para fazer um trabalho melhor. 0 1 2 3 4 5

6. Apóia o desenvolvimento com feedback e coaching. 0 1 2 3 4 5

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Uma resposta

  1. Parabéns pela materia sobre avaliação 360, muito clara e objetiva.

    Att.

    Rita Katayama

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