Softwares de gestão: um aliado para a melhoria dos processos empresariais

The Software Requirements Memory Jogger (ISBN 1576810607)

The Software Requirements Memory Jogger

Esse guia é fácil de usar e se aplica no desenvolvimento e gerenciamento de requisitos de software, fornecendo as ferramentas e as técnicas para os profissionais da organização . Beneficia todos os responsáveis em qualquer nível organizacional envolvidos em gerenciamento de time de projeto de desenvolvimento de software. Clique para mais informações.

Um software de gestão empresarial é uma das boas ferramentas de trabalho a ser utilizada no processo de gestão empresarial. Seu objetivo é automatizar todos os processos, dentro de determinadas regras de negócio, objetivando a máxima redução de custos e a integração mais eficiente possível dentro dos processos de negócios. Normalmente, é um programa de computador que garante o apoio para todas as operações e processos, contendo (ou são adicionados conforme a necessidade) módulos de trabalho complementar, que abrange áreas como financeiro, produção, recursos humanos, estoque, venda, entre outros. Há um grande número de sistemas de gestão empresarial disponível no mercado, é possível encontrar soluções para pequenas, médias e grandes empresas. Cabe a cada empresário ou conselho de administração, estudar e definir qual é o melhor sistema para o uso na empresa.

Dessa forma, as empresas dos mais diferentes setores e de todos os portes ganham agilidade, confiabilidade e, principalmente, uma redução de despesas operacionais com a adoção de softwares de gestão. No caso do agronegócio brasileiro há um cenário ditado pela competição, aumento de produtividade, tecnologia autossustentável e achatamento das margens de lucros. Para dar suporte a estes desafios, novos instrumentos de gestão estão surgindo, oferecendo outra perspectiva para o setor.

De acordo com Helenir Queiroz, diretora da Acttive, empresa desenvolvedora do software, alinhar o planejamento com a rotina do dia-a-dia é meta de todas as empresas que evoluem seus processos de gestão, pois somente dessa forma podem ser obtidos os resultados desejados de crescimento, produtividade e ainda melhores produtos, com redução dos custos. “Mas a verdade é que o cotidiano se encarrega de criar barreiras para realizar o que foi programado e boa parte do esforço se esvai em uma infinita soma de pequenas tarefas que se distanciam do planejamento e da estratégia”, explica Helenir. “Por isso, para possibilitar mais controle e garantir a qualidade do gerenciamento, desenvolvemos o docNix Blue.

Essa versão do aplicativo tem como diferencial o foco no gerenciamento, fornecendo considerável gama de informações para facilitar o processo de decisão e o realinhamento das ações. Rapidamente é possível diagnosticar pontos de problemas mais constantes, atrasos em planos de ação ou o estágio das metas traçadas. Em outras palavras: facilita substancialmente o desafio cotidiano de gerenciar pessoas, resultados, prazos e planos.

Outro foco do produto é a flexibilidade, uma vez que pode ser facilmente adaptável. “Com pouco esforço você pode adequar o software a segmentos, tamanhos de empresas e focos de negócios diferentes”, define a diretora. O docNix Blue funciona em qualquer plataforma, pois hoje as empresas usam diversos tipos de banco de dados e ferramentas como Firefox e OpenOffice. O novo produto proporciona essa liberdade por ser compatível com a plataforma aberta.

Além dos módulos já conhecidos, o docNix Blue ganhou duas novas aplicações: inspeção, que como o nome sugere permite fazer uma verificação de obras, produtos, segurança, fornecedores ou processos. Com a ferramenta é possível montar padrões de questionários para verificar como está o desempenho operacional e outros quesitos de qualidade definidos para a avaliação. O software conta também com a integração dos módulos de Planejamento e de Indicadores. A opção possibilita o alinhamento dos indicadores às estratégias e permite, assim, olhar para os resultados a partir do filtro da estratégia.

O docNix Blue visa auxiliar as organizações no mapeamento e prevenção de problemas, sejam eles relacionados ao meio ambiente ou a saúde e segurança no trabalho. O programa é baseado nas normas de gestão ISO 14000 e OHSAS 18000 e permite registrar, avaliar e classificar os aspectos, impactos, perigos e riscos inerentes às atividades desenvolvidas, agilizando assim o processo de identificação e aprovação. Além disso, facilita o monitoramento dos procedimentos operacionais por meio de registro das não conformidades e melhorias detectadas e permite a adequação dos controles operacionais com os programas ambientais definidos no planejamento estratégico, além de auxiliar no alinhamento da organização com as políticas ambientais e ocupacionais estabelecidas.

O software facilita também a definição dos níveis de importância dos aspectos e perigos por meio da inserção de fórmulas de cálculo, oferecendo pronta identificação e localização dos registros relativos à gestão ambiental e saúde e segurança ocupacional. Possibilita ainda a extração de gráficos e relatórios como: ocorrências por controle operacional, significância e risco resultante por área, objetivos e metas, ações do programa de gestão, monitoramentos por controle operacional, identificação e avaliação por área.

O Grupo André Maggi, que tem entre suas principais atividades a produção, industrialização e comercialização de grãos, além da navegação fluvial e geração de energia, utiliza o sistema docNix Web para controle de seus processos operacionais. Recentemente a empresa mudou para o docNix Blue, com a migração também de dados e atualização de ambiente, com destaque para o módulo de saúde, segurança e meio ambiente.

Presente em seis estados brasileiros, Mato Grosso, Rondônia, Amazonas, Pará, Paraná e São Paulo e em três países da Europa — Holanda, Noruega e Polônia —, o grupo conta com mais de 3.400 colaboradores e tem sido apontado pelas principais publicações especializadas como referência de gestão socioambiental e desenvolvimento sustentável. De acordo com João Shimada, supervisor da área de meio ambiente do Grupo André Maggi, quando a empresa implantou o Sistema de Gestão Ambiental (SGA), deparou-se com a necessidade de gerenciar o controle de documentos em todas as filiais. Ele detalha que esse era um trabalho que, feito manualmente, teria um risco enorme de erro.

O supervisor explica que foram pesquisados vários softwares no mercado e, dadas as funcionalidades e o perfil ajustado à norma ISO 14001, foi escolhido o sistema docNix. Após a instalação do software nos servidores do Grupo, houve o treinamento da equipe corporativa e foi iniciada a implantação em etapas, modulo a modulo e área por área.

“O software hoje norteia o Sistema da Gestão Ambiental, permite que controlemos todos os processos relacionados com a gestão ambiental e nos dá mobilidade uma vez que o mesmo está acessível de qualquer local do mundo”, diz Shimada.  “Com isso conseguimos tornar o sistema da gestão ambiental mais descentralizado e operacional sem abrir mão dos controles corporativos”, complementa. Shimada acrescenta que o software se mostrou bastante confiável e que, nestes vários anos de certificação ISO 14001, o Grupo teve a oportunidade de receber o feedback positivo dos auditores e da certificadora.

Mais informações:

Helenir Queiroz: helenir.queiroz@multidata.com.br

http://www.docnix.com.br/docnixblue/site.do?c=Home

Siga o blog no TWITTER

Mais notícias, artigos e informações sobre qualidade, meio ambiente, normalização e metrologia.

Dicas Qualidade Online

Museu do Futebol – Localizado no Estádio do Pacaembu, na cidade de São Paulo, o espaço conta a história do esporte mais popular do país por meio de elementos audiovisuais e buscando a interatividade com o visitante. O museu foi construído embaixo da arquibancada próxima à entrada principal do Pacaembu, em uma área de 6,9 mil m². Além de 1.400 imagens e seis horas de vídeos, o visitante terá a oportunidade de conferir atrações no Auditório Armando Nogueira e na sala de exposições temporárias Osmar Santos. Aberto de terça a domingo, com entrada das 10h às 17h e permanência no museu até as 18h. Não abre às segundas-feiras. Ingresso: R$ 6,00. http://www.museudofutebol.org.br/historia/

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: