O Censo 2010 pode ser analisado de forma estratégica para os negócios?

é

Normas ensinam como elaborar corretamente os trabalhos acadêmicos e projetos de pesquisas
Publicadas em março de 2011, a ABNT NBR 14724 – Informação e documentação – Trabalhos acadêmicos – Apresentação e a NBR 15287 – Informação e documentação – Projeto de pesquisa – Apresentação são duas normas muito importantes para o mundo acadêmico e científico. Enquanto a primeira estabelece os princípios gerais para a elaboração de trabalhos acadêmicos (teses, dissertações e outros), visando sua apresentação à instituição (banca, comissão examinadora de professores, especialistas designados e/ou outros), a segunda Estabelece os princípios gerais para apresentação de projetos de pesquisa. Clique para mais informações.

De uma população estimada em 1872 de 9.930.478 o Brasil saltou para 190.755.799 habitantes. Isso foi o que constatou o Censo Demográfico 2010. O censo foi uma complexa operação estatística realizada por um país, sobretudo quando ele tem dimensões continentais como o Brasil, com 8.515.692,27 km², distribuídos em um território heterogêneo, muitas vezes de difícil acesso, composto por 27 Unidades da Federação e 5.565 municípios. Trabalharam nessa operação 230 mil pessoas, sendo 191 mil recenseadores. Foram investidos R$ 1,2 bilhão durante o ano de 2010, o equivalente a quatro dólares por habitante.

Os recenseadores visitaram 67,5 milhões de domicílios no período de 1º de agosto a 31 de outubro de 2010 e ao menos um morador forneceu informações sobre todos os moradores de cada residência. Os primeiros resultados sobre a população dos municípios foram divulgados no Diário Oficial da União de 4 de novembro de 2010, e as prefeituras tiveram 20 dias para apresentar suas avaliações sobre os números divulgados. O IBGE realizou nesse mesmo período um trabalho de supervisão e controle de qualidade de todo material coletado, em conjunto com as Comissões Censitárias Estaduais (CCE) e as Comissões Municipais de Geografia e Estatística (CMGE), que funcionaram como um canal de comunicação entre o IBGE e a sociedade e participaram de todo o processo de realização do Censo.

Segundo o Censo Demográfico 2010, há no Brasil uma relação de 96,0 homens para cada 100 mulheres, como resultado de um excedente de 3.941.819 mulheres em relação ao número total de homens. Com este resultado, acentuou-se a tendência histórica de predominância feminina na população do Brasil, já que em 2000 o indicador era de 96,9 homens para cada 100 mulheres.

A região Norte é a única que apresenta o número de homens superior ao de mulheres (relação de 101,8 para cada 100), sendo que todos os seus estados apresentam também razão de sexo superior a 100%. Nas demais regiões, as razões de sexos são as seguintes: Centro-Oeste, 98,6 homens para cada 100 mulheres; Sul, 96,3 homens para cada 100 mulheres; Nordeste, 95,3 homens para cada 100 mulheres respectivamente; e Sudeste, 94,6 homens para cada 100 mulheres.

Entre os estados, a maior razão de sexo está em Mato Grosso, com 104,3 homens para cada 100 mulheres. A Unidade da Federação que apresenta a menor razão de sexo é o Rio de Janeiro: 91,2 homens para cada 100 mulheres. Com exceção do Amazonas, todas as Unidades da Federação apresentam queda na razão de sexos entre 2000 e 2010.

Embora no conjunto da população do Brasil haja o predomínio feminino, em mais de 60,0% dos municípios observa-se um superávit masculino, fato decorrente das correntes migratórias. Entretanto tal predominância ocorre em municípios menos populosos. Cerca de 80,0% dos municípios com menos de 5.000 habitantes possuem mais homens do que mulheres em suas populações, ao passo que em todos os municípios com mais de 500 mil habitantes o número de mulheres é superior ao de homens.

A representatividade dos grupos etários no total da população em 2010 é menor que a observada em 2000 para todas as faixas com idade até 25 anos, ao passo que os demais grupos etários aumentaram suas participações na última década. O grupo de crianças de zero a quatro anos do sexo masculino, por exemplo, representava 5,7% da população total em 1991, enquanto o feminino representava 5,5%. Em 2000, estes percentuais caíram para 4,9% e 4,7%, chegando a 3,7% e 3,6% em 2010. Simultaneamente, o alargamento do topo da pirâmide etária pode ser observado pelo crescimento da participação relativa da população com 65 anos ou mais, que era de 4,8% em 1991, passando a 5,9% em 2000 e chegando a 7,4% em 2010.

Marcos Morita (professor@marcosmorita.com.br), mestre em administração de empresas e professor da Universidade Mackenzie analisa todos esses dados sobre o prisma da estratégia, ou seja, de que maneira, governantes, empresários e executivos podem aproveitá-los, gerando vantagens competitivas duradouras. A última versão ocorrida ano passado trouxe algumas novidades, tais como a coleta eletrônica de dados e a inclusão de algumas questões, tais como: união entre pessoas do mesmo sexo, computadores domiciliares com acesso à internet e acesso a programas de transferência de renda do governo, necessárias devido às políticas governamentais, a tecnologia e as mudanças comportamentais da sociedade.

“Os grandes números demonstram um país com mais mulheres que homens em algumas localidades, predominantemente urbano e crescente nas regiões Norte e Centro-Oeste devido às ondas migratórias, provocadas pela mineração e as grandes obras, porém ainda analfabeto e carente em saneamento básico, demonstrando algumas mazelas de país de terceiro mundo. Voltando a estratégia, alguns indicadores podem ser de extrema importância, tais como: aumento do número de pessoas morando sozinhas, crescimento do percentual de idosos e o número de casais homossexuais declarados, compondo o material necessário para o que denominamos análise do ambiente”, explica.

Ele acrescenta que sete milhões de solitários: este é o número de domicílios habitados por apenas uma pessoa. Vale salientar que 46% deste público têm entre 30 e 59 anos, ou seja, são considerados como parte da população economicamente ativa. Solteiros, descasados ou viúvos, compartilham algumas necessidades comuns a quem vive sozinho. “Visite um supermercado e perceba que algumas marcas e redes, já se adaptaram a este novo filão. Embalagens individuais, porções menores, refeições saborosas e prontas que vão muito além da pizza e do frango assado. Conveniência, rapidez e praticidade são itens extremamente valorizados, trazendo oportunidades na área de serviços. Lavar a roupa, efetuar pequenos reparos, levar o cachorro para passear, fazer compras e ginástica de madrugada. Empresários podem se aproveitar desta demanda, oferecendo soluções que facilitem a vida destes solitários. Serviços de leva & traz, passeador de cachorros, lava rápido, lavanderias, supermercados, padarias e academias 24 horas”.

Um país cada vez mais grisalho: o percentual de idosos, população com idade superior a 65 anos, já supera o de crianças de zero a quatro anos, comprovando a mudança do desenho da pirâmide etária. Apesar da melhoria na qualidade de vida, esta é uma etapa que requer alguns cuidados especiais. “Não obstante a descoberta deste mercado por alguns setores, a oferta de serviços e produtos é ainda incipiente, quando comparada com nações como Japão, Estados Unidos e Alemanha. As empresas e serviços em geral trabalham com a questão preço e promoção, adaptando o portfólio atual de produtos para atendê-los. Alimentação mais equilibrada e balanceada, produtos com instruções mais legíveis, roupas e acessórios especialmente desenhados, trocadores mais espaçosos, vendedores e atendentes treinados são algumas das oportunidades que somam as já existentes: assistência médica domiciliar, fisioterapia, massagens, cursos de línguas e informática, universidades da melhor idade, empréstimos e viagens”.

“60 mil casais homossexuais: a capital portenha Buenos Aires, pode ser considerada um ótimo exemplo de exploração deste nicho de mercado. Sua vibrante vida noturna, a oferta de bares e restaurantes e a recepção de eventos têm feito com que mais de meio milhão de homossexuais a visitem anualmente, despejando uma quantidade significativa de dólares e euros. Em geral bem empregados e sem filhos, este exigente público costuma gastar em viagens, entretenimento e cultura. A cidade de São Paulo tem se beneficiado da já tradicional parada gay, a qual movimenta milhões de reais em seu circuito”.

Morita conclui que os governantes, empresários e executivos devem passar a olhar com mais carinho os dados divulgados pelo IBGE, não apenas como manchete dos jornais, mas como informações de negócios; as quais cruzadas com outros dados secundários, pesquisas e o próprio conhecimento de mercado, podem trazer oportunidades importantes e interessantes, mesmo para quem a geografia nunca passou de mais uma matéria obrigatória nos bancos escolares.

Siga o blog no TWITTER

Mais notícias, artigos e informações sobre qualidade, meio ambiente, normalização e metrologia.

Gerencie com qualidade as normas técnicas em sua empresa
A Target Engenharia desenvolveu o sistema Target GEDWeb (Gerenciador Eletrônico de Documentos em ambiente Web) que permite aos seus usuários pesquisar, visualizar, adquirir, imprimir e controlar o acervo de normas técnicas brasileiras, Mercosul, internacionais e estrangeiras através de uma base de dados sempre atualizada. O sistema Target GEDWeb irá garantir que sua organização tenha a segurança necessária para o desenvolvimento de projetos, produtos e serviços com base nas Normas Técnicas em vigor. Clique para mais informações.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: