O PDCA e o Six Sigma DMAIC são metodologias complementares

Cursos Quality – Vagas em novembro

>> 07/11/2011 – PROGRAMA 5S – ORGANIZAÇÃO, LIMPEZA E DISCIPLINA…

>> 10/11/2011 – PROGRAMA 10S – AMPLIANDO UMA FERRAMENTA DE GESTÃO…

>> 11/11/2011 – GERENCIAMENTO DE FÁBRICA…

>> 17/11/2011 – SEIS SIGMA – COMO APLICAR – Dias 17 e 18/Novembro/2011…

>> 21/11/2011 – FORMAÇÃO DE AUDITORES PARA O PROGRAMA 5S…

www.LojaQuality.Com.Br

(11) 5083.0001

Alberto Pezeiro

Essa duas metodologias são complementares e funcionam muito bem juntos. Entenda melhor lendo esse texto. Até o início da década de 90 o ciclo de Melhoria Contínua PDCA (Plan – Do – Check – Act) era utilizado pela maioria das organizações que possuíam uma iniciativa de melhoria contínua dentro do seu sistema de gestão . Era bastante utilizado, principalmente, pelas grandes montadoras de automóvel e seus fornecedores, assim como na indústria de eletroeletrônica. Trazia a disciplina do método para as iniciativas de melhoria de processos, assim como introduzia a organização no uso das ferramentas analíticas básicas, ou como ficaram mais conhecidas, as sete ferramentas básicas da qualidade: Diagrama de Pareto, Diagrama de Causa e Efeito, Lista de verificação, Histograma, Diagrama de Dispersão, Gráfico Linear e Carta de Controle. O grande foco era a resolução dos problemas de qualidade.

A partir da década de 90, com a popularização dos softwares estatísticos mais baratos e user-friendly, e com o aumento da necessidade do uso de ferramentas analíticas mais poderosas para ajudar as organizações a entender melhor o que causava variação nos seus principais indicadores, além da pressão crescente por resultados de negócios cada vez mais ambiciosos, passou-se a adotar, pela maioria das organizações, o Seis Sigma DMAIC (Define, Measure , Analyze, Improve, Control), criado inicialmente na Motorola e aperfeiçoado posteriormente na GE (onde foi criada a fase Define que não existia na versão original), Allied-Signal Honeywell, Whirlpool, entre outros.

Essas organizações partiam, não apenas dos indicadores de qualidade, como era mais comum no caso do PDCA, mas usavam o poder analítico das ferramentas estatísticas do DMAIC para desenvolver projetos para melhorar a satisfação do cliente, aumentar a receita, reduzir custos fixos e variáveis, além de gerar mais caixa livre para que as organizações pudessem realizar mais investimentos. As ferramentas estatísticas como Cálculo de Capabilidade, Teste de Hipótese, ANOVA, Análises de Regressão, DOE, entre outras, passaram a ser largamente empregadas para entender a variação nos principais indicadores de negócio (KPI’s ou Key Performance Indicators) e, para a partir desse entendimento, melhorar os processos e gerar benefícios financeiros e de satisfação de cliente.

O PDCA ainda é o coração da maioria dos modelos de gestão adotados nas organizações com iniciativas de melhoria contínua e é complementado pelo DMAIC e suas ferramentas estatísticas mais avançadas. Adotar o DMAIC não significa de forma alguma substituir o PDCA , mas evoluir o Sistema de Gestão para um modelo com maior poder analítico, focado em todos os indicadores empresariais (e não apenas nos indicadores de qualidade) e que procura avaliar os benefícios financeiros que o Sistema de Gestão traz para a organização.

Na metodologia Seis Sigma DMAIC nem toda a empresa é treinada com o mesmo nível de proficiência. Os níveis de proficiência seguem uma analogia com as faixas das artes marciais, ou seja, vai do nível básico (White Belt e Yellow Belt), até o nível intermediário (Green Belt), avançado (Black Belt) até o nível de líder da iniciativa (Master Black Belt). O antigo treinamento de PDCA é bastante parecido com os treinamentos de White e Yellow Belt.

Esses treinamentos não exigiam do participante que liderassem um projeto de melhoria, mas capacitava-os a fazer parte de equipes trabalhando em projetos de melhoria de indicadores da qualidade. Já a participação em treinamento de Green Belt e Black Belt torna obrigatório o desenvolvimento de um Projeto Seis Sigma em paralelo ao treinamento. É o retorno sobre o investimento feito pela companhia e a oportunidade do treinando aplicar a metodologia e as ferramentas aprendidas.

Portanto, PDCA e DMAIC são complementares, podendo-se considerar o Six Sigma DMAIC como a evolução natural do PDCA que continuará presente como o núcleo inicial da iniciativa de melhoria contínua. Nada mais natural, então, que as empresas que já possuem a iniciativa do PDCA evoluam em algum momento para o uso do Six Sigma DMAIC, algo que vem ocorrendo com a grande maioria das organizações que hoje são referência em excelência operacional nos seus setores de atuação.

Alberto Pezeiro é sócio fundador e presidente da Seta – Desenvolvimento Gerencial.

Quer tirar alguma dúvida com o autor sobre Six Sigma e outras metodologias, entre em contato pelo e-mail: pezeiro@setadg.com.br

Normas comentadas

Confira quais as normas comentadas disponíveis. Elas oferecem mais facilidade para o entendimento e são muito mais fáceis de usar: http://www.target.com.br/portal_new/produtossolucoes/NBR/Comentadas.aspxNBR 14039Instalações elétricas de média tensão de 1,0 kV a 36,2 kV. Possui 140 páginas de comentários

NBR 5410Instalações elétricas de baixa tensão – Comentada – para windows, versão 2004

NBR ISO 9001 – COMENTADASistemas de gestão da qualidade – Requisitos

Siga o blog no TWITTER

Mais notícias, artigos e informações sobre qualidade, meio ambiente, normalização e metrologia.

Linkedin: http://br.linkedin.com/pub/hayrton-prado/2/740/27a

Glossário Técnico Gratuito

Disponível em três línguas, a ferramenta permite procurar termos técnicos traduzidos do português para o inglês e para o espanhol. Acesse no link

http://www.target.com.br/portal_new/ProdutosSolucoes/GlossarioTecnico.aspx

ingles=1&indice=A

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: