Será que vão ocorrer mudanças no Sistema Internacional de Unidades (SI)?

NBR ISO/IEC 27003: As diretrizes para a implantação de um Sistema de Gestão de Segurança da Informação
A certificação NBR ISO/IEC 27001 geralmente envolve um processo de auditoria em dois estágios: No primeiro, faz-se uma revisão da existência e complexidade da documentação chave como a política de segurança da organização, declaração de aplicabilidade e plano de tratamento de risco. No segundo estágio, faz-se um detalhamento com auditoria em profundidade envolvendo a existência e efetividade do controle das práticas de segurança citadas na declaração de aplicabilidade e no plano de tratamento de risco, bem como na documentação de suporte. Dessa forma, o processo descrito na NBR ISO/IEC 27003 foi concebido para fornecer apoio à implantação da NBR ISO/IEC 27001, incluindo as partes relevantes das Seções 4, 5 e 7 e a sua documentação, visando a preparação de um plano para implantação do SGSI na organização, definindo a estrutura organizacional do projeto e obtendo a aprovação da direção; as atividades críticas para o projeto do SGSI e os exemplos de como atender aos requisitos da NBR ISO/IEC 27001. Clique para mais informações.

metrologyEm outubro, aconteceu a 24th General Conference on Weights and Measures (GCWM) que discutiu possíveis mudanças no SI, incluindo uma redefinição do quilograma. Segundo o diretor de Metrologia Científica e Industrial do Inmetro, Humberto S. Brandi, que participou do evento, das sete unidades de base do SI, apenas o quilograma ainda é definido em termos de um artefato material, o protótipo internacional do quilograma (um cilindro de platina irídio), o que implica em várias limitações importantes, entre as quais se destaca o fato da sua massa poder variar ao longo dos anos. Também, as definições do ampere, do mol e da candela que, como o quilograma, são unidades de base do SI, dependem do quilograma. “Esses foram alguns dos motivos pelos quais, durante a realização da 21th GCWM, em 1999,foi recomendado que os laboratórios nacionais continuassem seus esforços, refinando os experimentos que relacionam a unidade de massa (1 kg) às constantes fundamentais, ou atômicas, visando uma futura redefinição do quilograma. Desde então, muitos avanços foram feitos na direção de se adotar novas definições do quilograma, do ampere, do kelvin e do mol, em termos de constantes fundamentais”, explica.

Assim, alguns progressos foram obtidos relacionando a massa do quilograma com a constante de Planck, h, através de métodos que incluem balanças de watt e medições da massa de um átomo de silício. Já as incertezas de todas as unidades elétricas do SI, realizadas direta ou indiretamente através dos efeitos Josepshson e Hall quântico, dos valores do SI das constantes de Josephson (KJ=2e/h) e de von Klitzing (RK=h/e2), poderiam ser significativamente reduzidas se o quilograma fosse redefinido de modo a associá-lo a um valor exato de h, e o ampere fosse redefinido de modo a associá-lo a um valor exato da carga elementar do elétron e. Igualmente, o kelvin pode ser redefinido associando-o a um valor numérico exato da constante de Boltzmann k. E o mol pode ser definido associando-o a um valor exato da constante de Avogrado NA e, portanto independente da definição do quilograma. As incertezas dos valores de outras importantes constantes fundamentais e dos fatores de conversão de energia desapareceriam ou seriam significativamente reduzidos se h, e, k, NA, tivessem valores numéricos exatos, quando expressos em unidades do SI.

Apesar de todo o progresso realizado, nem todos os requisitos necessários para a redefinição das unidades do SI foram estabelecidos claramente e, desta forma, o International Bureau of Weights and Measures (BIPM) não ficou em posição de apresentar uma proposta final. Contudo, abaixo segue algumas proposições do que provavelmente será discutido no futuro. O original em inglês está no link http://www.bipm.org/utils/en/pdf/24_CGPM_Resolution_1.pdf:

– A frequência do desdobramento hiperfino do estado fundamental do átomo de césio 133,(133Cs)hfs é exatamente 9 192 631 770 hertz.

– A velocidade da luz no vácuo, c, é exatamente 299 792 458 metros por segundo.

– A constante de Planck, h, é exatamente 6.626 06X ×10−34 joule segundo.

– A carga elementar e é exatamente 1.602 17X ×10−19 coulomb.

– A constante de the Boltzmann k é exatamente 1.380 6X ×10−23 joule por kelvin.

– A constante de Avogadro NA é exatamente 6.022 14X ×1023mole-1.

– A eficácia luminosa Kcd da radiação monocromática de frequência 540 ×1012 Hz é exatamente 683 lumen por watt, onde: hertz, joule, coulomb, lumen, e watt, cujos símbolos Hz, J, C, lm, e W, respectivamente, são relacionados às unidades segundo, metro, quilograma, ampere, kelvin, mol, e candela, com simbolos s, m, kg, A, K, mol, e cd, respectivamente,de acordo com to Hz = s–1, J = m2 kg s–2, C = s A, lm = cd m2 m–2 = cd sr, and W = m2 kg s–3, o símbolo X na Minuta da Resolução do CGPM representa um ou mais dígitos adicionais a serem incluídos nos valores numéricos de h,e,k, e NA, utilizando os ajustes mais recentes dos valores no CODATA, segue-se que o SI continuará a ter o atual conjunto de sete unidades de base.

Em particular, o quilograma continuará a ser a unidade de massa, mas seu valor será estabelecido fixando o valor numérico da constante de Planck exatamente igual a 6.626 06X ×10−34 quando expresso em unidades do SI, m2kgs-1, que é igual a joule segundo (Js). O ampere continuará a ser a unidade de corrente elétrica, mas seu valor será estabelecido fixando o valor numérico da carga elementar exatamente igual a 1.602 17X ×10−19 quando expresso em unidades do SI, sA, que é igual a joule coulomb (C). O kelvin continuará a ser a unidade de temperatura termodinâmica, mas seu valor será estabelecido fixando o valor numérico da constante de Boltzmann exatamente igual a 1.380 6X ×10–23 quando expresso em unidades do SI m2 kg s–2 K–1, que é igual a (J K–1). O mol continuará a ser a unidade de substância de uma entidade elementar especificada, que pode ser um átomo, molécula, ion, elétron, qualquer outra partícula ou um grupo especificado de tais partículas, mas seu valor será estabelecido fixando o valor numérico da constante de Avogrado exatamente igual a 6.022 14X ×1023 quando expresso em unidades do SI, mol-1.

Além disso, foram discutidos mais alguns pontos. As novas definições propostas para o quilograma, ampere, kelvin e mol são intencionalmente do tipo constante explicita, isto é, uma definição em que a unidade é definida indiretamente, através da especificação explícita do valor exato de uma constante fundamental, amplamente reconhecida. A definição atual do metro é associada diretamente a um valor exato da velocidade da luz no vácuo, que também é uma constante fundamental amplamente reconhecida. A atual definição do segundo é associada diretamente a um valor exato de uma propriedade do átomo de césio, o que também é um invariante da natureza. Embora a definição atual da candela não esteja associada à uma constante fundamental, pode ser vista como associada a um valor exato de um invariante da natureza. A compreensão do SI seria facilitada adotando uma descrição semelhante para todas unidades de base.

Também será proposta uma reformulação das atuais definições do segundo, metro, candela, nos seguintes termos: o segundo símbolo s é a unidade de tempo; seu valor é obtido fixando-se o valor numérico da frequência do desdobramento hiperfino do átomo de césio 133, em repouso e à temperatura de 0 K, exatamente igual a 9 192 631 77 quando expressa em unidades do SI, s-1, que é igual ao Hz; o metro símbolo m é a unidade de comprimento; seu valor é obtido fixando-se o valor numérico da velocidade da luz no vácuo , exatamente igual a 299 792 458 quando expressa em unidades do SI, ms-1; e a candela símbolo cd é a unidade de intensidade luminosa em uma dada direção; seu valor é obtido fixando-se o valor numérico da eficácia luminosa da radiação monocromática de frequência 540 ×1012 Hz , exatamente igual a 683 quando expressa em unidades do SI, m2kg-1s3cd sr, ou 3cd srW-1.

Siga o blog no TWITTER

Mais notícias, artigos e informações sobre qualidade, meio ambiente, normalização e metrologia.

Linkedin: http://br.linkedin.com/pub/hayrton-prado/2/740/27a

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: