European Commission (EC) está recomendando a utilização da ISO 26000

Target CENWin 6.0 – Setor Transportes


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socialA ISO 26000 é um dos três documentos que estão sendo recomendadas pela EC ou Comissão Europeia (CE) relativa a orientações para as empresas europeias para cumprir seu compromisso com a responsabilidade social. A recomendação vem de uma comunicação publicada recentemente da CE para órgãos da União Europeia (UE) que define uma estratégia renovada para a responsabilidade social empresarial (RSE) na UE 2011-2014. A Comissão tenciona acompanhar os compromissos assumidos pelas empresas europeias com mais de 1000 trabalhadores a ter em conta princípios internacionalmente reconhecidos RSE e orientações e da norma de orientação ISO 26000 sobre responsabilidade social em sua operação. A motivação para impulsionar a responsabilidade social na Europa de acordo com a CE é que, a crise econômica e suas conseqüências sociais, em certo grau de confiança dos consumidores danificado e os níveis de confiança nos negócios. Eles têm focado a atenção do público sobre o desempenho social e ético das empresas. Ao renovar os esforços para promover a RSE agora, a Comissão pretende criar condições favoráveis ​​para o crescimento sustentável, o comportamento empresarial responsável e geração de emprego durável a médio prazo e longo prazo.

No Brasil, a ISO 26000 foi traduzida como NBR ISO 26000. No seu item 6 Orientações sobre temas centrais da responsabilidade social está escrito que, para definir o escopo de sua responsabilidade social, identificar questões relevantes e estabelecer suas prioridades, convem que a organização aborde os seguintes temas centrais: governança organizacional; direitos humanos; práticas de trabalho; meio ambiente; práticas leais de operação; questões relativas ao consumidor; envolvimento e desenvolvimento da comunidade. Os aspectos econômicos, bem como aspectos referentes a saúde e segurança e cadeia de valor, são abordados ao longo dos sete temas centrais, quando apropriado. As diferentes maneiras como os homens e mulheres podem ser afetados por cada um dos sete temas centrais tambem são levadas em conta.

Cada tema central inclui uma série de questões de responsabilidade social, que são descritas nesta seção com suas ações e expectativas relacionadas. Uma vez que a responsabilidade social é dinâmica, refletindo a evolução dos interesses socioambientais e econômicos, outras questões podem aparecer no futuro. Convém que as ações sobre esses temas e questões centrais se baseiem em princípios e práticas de responsabilidade social (ver Seções 4 e 5). Para cada tema central, convem que uma organização identifique e aborde todas as questões que sejam significativas ou relevantes para suas decisões e atividades (ver Seção 5). Ao avaliar a relevância de uma questão, convém levar em consideração objetivos de curto e longo prazos. Entretanto, não há uma ordem predeterminada em que convém que uma organização aborde os temas e questões centrais; isso dependerá da organização e de sua situação ou contexto particulares. Embora os temas centrais sejam interrelacionados e complementares, a natureza da governança organizacional é diferente de outros temas centrais (ver 6.2.1.2). Uma governança organizacional eficaz permite que uma organização aja sobre outros temas e questões centrais e implemente os princípios descritos na Seção 4.

Convém que uma organização tenha uma visão holistica dos temas centrais, ou seja, que considere todos os temas e questões centrais e sua interdependência, em vez de concentrar-se somente em uma única questão. Convém que as organizações estejam cientes de que esforços para abordar uma questão podem envolver urna escolha em detrimento de outras questões. Convem que melhorias que visem especificamente urna questão não afetem negativamente outras questões ou criem impactos negativos no ciclo de vida de seus produtos e serviços, em suas partes interessadas ou na cadeia de valor.

Há muitos benefícios que a responsabilidade social pode trazer para uma organização. Por exemplo: estímulo a um processo decisório com decisões fundamentadas e baseadas em uma melhor compreensão das expectativas da sociedade, das oportunidades associadas à responsabilidade social (inclusive um melhor controle dos riscos legais) e dos riscos de não ser socialmente responsavel; melhoria das práticas de gestão de risco da organização; melhoria da reputação da organização e promoção de uma maior confiança por parte do público; suporte à licença de operação de uma organização; geração de inovação; rnelhoria da competitividade da organização, incluindo acesso a financiamento e status de parceiro preferencial; melhoria do relacionamento da organização com as suas partes interessadas, dessa forma expondo a organizaçao a novas perspectivas e ao contato com diferentes partes interessadas; aumento da fidelidade, do envolvimento. da participação e da moral dos empregados; melhoria da saúde e segurança dos trabalhadores de ambos os sexos; impacto positivo na capacidade da organização de recrutar, motivar e reter seus empregados; economia resultante do aumento de produtividade e eficiência no uso dos recursos, redução no consumo de energia e agua, redução do desperdício e recuperação de subprodutos valiosos; maior confiabilidade e eqüidade das transações por meio de envolvimento político responsável, concorrência leal e ausência de corrupção; e prevenção ou redução de possíveis conflitos com consumidores referentes a produtos ou serviços.

No Anexo A há exemplos de iniciativas e ferramentas voluntárias relacionadas à responsabilidade social. Ao usar esse Anexo é importante lembrar que a NBR ISO 26000 não e uma norma de sistema de gestão. Não visa nem e apropriada para fins de centificação ou uso regulatório ou contratual. Quaisquer ofertas de certificação ou alegações de ser certificado por ela constituem declarações falsas, incompatíveis com a sua intenção ou propósito. As informações fornecidas neste anexo são destinadas simplesmente a oferecer exemplos disponíveis de orientações voluntárias adicionais sobre responsabilidade social.

Embora essas iniciativas possam fornecer orientações úteis sobre responsabilidade social, não há nenhum pré-requisito de que uma organização participe de quaisquer dessas iniciativas ou use quaisquer dessas ferramentas para ser socialmente responsavel. Esse anexo apresenta uma relação não exaustiva de iniciativas e ferramentas voluntárias relacionadas a responsabilidade social. Seu objetivo é fornecer exemplos de iniciativas e ferramentas existentes que possam oferecer orientações adicionais sobre os temas centrais e práticas para integrar a responsabilidade social.

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