Qualidade de vida: problemas cardíacos são os fatores de risco para o câncer de próstata

NBR 14280: cadastro de acidente do trabalho
O crescimento no número de acidentes de trabalho é uma realidade em todos os setores econômicos e, segundo dados do governo, os acidentes e doenças do trabalho custam, anualmente, R$ 10,7 bilhões aos cofres da Previdência Social, através do pagamento do auxílio-doença, auxílio-acidente e aposentadorias. Deve ser frisado que essas estatísticas de acidentes de trabalho refletem somente os acidentes registrados pela Previdência Social. Estima-se que ainda haja no Brasil uma alta taxa de subnotificação de acidentes de trabalho. Clique para mais informações.

Estudo a ser publicado na revista científica Cancer Epidemiology, Biomarkers & Prevention revela que a doença arterial coronariana pode ser um fator de risco para o câncer de próstata. O estudo foi conduzido pela equipe de pesquisadores da Universidade de Duke e de Washington, nos Estados Unidos. Uma amostra de 6.390 homens participou do estudo entre 50 e 75 anos. Todos realizaram biopsia da próstata e forneceram um histórico médico detalhado, incluindo o peso, histórico de doença coronariana, uso de álcool e medicações, dentre outros fatores.

Desses homens, 547 apresentaram história de doença arterial. Esses homens revelaram maior risco de desenvolverem câncer de próstata ao longo do tempo. Aos dois anos do estudo, esses homens apresentaram uma propensão de desenvolvimento dessa modalidade de câncer de 24%. Aos quatro anos de estudo, esse risco aumentou para 74%. Além disso, esses homens eram mais propensos a terem hipertensão, diabetes e hipercolesterolemia, bem como a ter usado medicações para o tratamento da doença arterial coronariana.

De acordo com o oncologista Stephen Doral Stefani, do Instituto do Câncer Mãe de Deus, o estudo sugere que as duas patologias podem ter causas comuns. Possivelmente, a doença arterial coronariana não leve ao câncer de próstata, mas é o tipo de estilo de vida que pode gerar o risco do desenvolvimento de ambas as patologias. Dr. Stephen comenta que esse estudo evidencia um aspecto importante, que são necessárias medidas preventivas em longo prazo para se manter a saúde. O envelhecimento é um fator de risco para uma série de doenças, especialmente as doenças coronarianas e o câncer, mas um estilo de vida pouco saudável predispõe ainda mais as pessoas a diversas patologias, principalmente nessa fase de vida.

Ele complementa dizendo que há evidências científicas a respeito. Por exemplo, a prática regular de exercícios físicos pode reduzir o risco relativo de câncer entre 10% a 30%. Se aliado a outras práticas saudáveis, essa redução pode ser bastante significativa. “É fundamental que as pessoas tenham consciência que devem buscar uma alimentação saudável, realizar exercícios físicos regularmente, evitar o fumo e o álcool ao longo de suas vidas. Assim, estarão promovendo uma melhor qualidade de vida, além de um envelhecimento mais saudável”, enfatiza o especialista. Segundo o INCA, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, ficando atrás apenas do câncer de pele. No Brasil, a estimativa de novos casos para 2012 é de 6.180. Além disso, a doença arterial coronariana também tem alta incidência em homens, sendo a patologia mais comum dentre as cardíacas.

Fonte do estudo:

Thomas J. A. et al. Prostate Cancer Risk in Men with Baseline History of Coronary Artery Disease: Results from the REDUCE study. Cancer Epidemiol Biomarkers Prev., no prelo, 2012. Disponível em: http://cebp.aacrjournals.org/content/early/2012/02/17/1055-9965.EPI-11-1017.abstract

Siga o blog no TWITTER

Mais notícias, artigos e informações sobre qualidade, meio ambiente, normalização e metrologia.

Linkedin: http://br.linkedin.com/pub/hayrton-prado/2/740/27a

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: