Como as empresas podem gerenciar os riscos de explosões

PRODUTOS E SOLUÇÕES TARGET

Atuante nos setores de gestão do conhecimento, soluções GED, cursos técnicos e acesso às informações críticas, a Target desenvolveu tecnologia de ponta para o acesso efetivo às principais informações tecnológicas do mundo.

É no Portal Target que os clientes e usuários de produtos e serviços Target encontram as respostas que procuram, em diversas áreas da informação tecnológica:

Target Engenharia e Consultoria. Facilitadores de informação.

EXPLOSÃOA NBR 15662 de 01/2009 – Sistemas de prevenção e proteção contra explosão – Gerenciamento de riscos de explosões (clique no link para mais informações) estabelece os requisitos para elaboração de programa de gerenciamento de riscos de explosão, a ser desenvolvido para projetos industriais e/ou comerciais e para instalações existentes que contenham riscos de explosão. Não se aplica ao dimensionamento de sistemas à prova de explosão e sistemas da área nuclear. O gerenciamento de explosões é um programa desenvolvido para projetos industriais e/ou comerciais e para instalações existentes que contenham riscos de explosão. Esses devem ser eliminados e/ou minimizados usando os seguintes princípios: prevenção para evitar formação de atmosferas explosivas; prevenção para evitar a presença de fontes de ignição; e proteção para limitar os efeitos de uma explosão.

Na verdade, o fogo e as explosões estão na origem de grandes danos pessoais e materiais em instalações onde se desenvolvem actividades económicas. A promoção da segurança contra riscos de incêndio nos estabelecimentos industriais, comerciais ou de serviços  tem como objetivo: reduzir os riscos de eclosão de um incêndio; limitar o risco de propagação do fogo e das fumaças; garantir a evacuação rápida e segura dos presentes; facilitar a intervenção eficaz dos bombeiros. Com vista à satisfação destas exigências devem ser tomadas as precauções necessárias nas instalações (fabris e administrativas), com o objetivo de: providenciar os caminhos de evacuação protegidos contra a propagação do fogo e dda fumaça; garantir uma estabilidade satisfatória dos elementos estruturais face ao fogo; garantir um comportamento satisfatório dos elementos de compartimentação face ao fogo; dispor de equipamentos técnicos (instalação elétrica, de gás, de ventilação e outros) que funcionem em boas condições de segurança com comandos de emergência devidamente localizados e sinalizados; dispor de sistema de alarme, alerta, iluminação de emergência e sinalização apropriados; dispor de meios de primeira intervenção apropriados; organizar a formação e a instrução de pessoal; e assegurar a conservação e manutenção dos equipamentos técnicos, incluindo os de segurança.

O desempenho do programa de gerenciamento de riscos de explosões e seu emprego dependem de: natureza e explosividade da substância combustível e ou suas misturas; desenvolvimento de temperatura, pressão, turbulência, característica do escoamento do produto, etc.; tamanho e geometria do vaso; efetividade dos dispositivos de proteção ou da supressão da explosão; desempenho característico dos dispositivos de proteção e ou supressores de explosão. A elaboração e/ou validação do programa de gerenciamento de riscos de explosão para um perigo específico pode exigir outros métodos de trabalho elou avaliação teórica. Esta interpretação e aplicação devem ser realizadas por profissional habilitado ou especialista com experiência comprovada em prevenção e/ou proteção contra explosões. O gerenciamento deve ser aplicado para projetos de instalações industriais elou comerciais que contenham riscos de ocorrer explosão dentro de seus limites de propriedade, decorrente da ignição de uma mistura explosiva. O gerenciamento de riscos de explosão se aplica a todas as fases de projeto industrial e/ou comercial. As fases de projeto são as seguintes: conceitual; preliminar: projeto básico; detalhamento; construção; ensaios e pré-partida. Também se aplica para as fases operacionais de uma instalação industrial e/ou comercial existente. As fases operacionais são as seguintes: qualificação; partida; operação; parada; manutenção; aumento, ampliação ou redução de produção; descontaminação; e desativação

A responsabilidade na coordenação da elaboração, manutenção, revisão e atualização do gerenciamento de riscos de explosão é do gerente da instalação ou do profissional de nível superior na hierarquia funcional da instalação. Assim, o gerenciamento de riscos de explosão deve ser realizado em projetos de instalações industriais e/ou comerciais e também para instalações industriais e/ou comerciais existentes, por meio de verificações técnicas da aplicação de ações ou instrumentos específicos capazes de garantir a segurança contra explosão e demonstrado no cronograma físico da instalação, nas suas diversas fases de projeto. O sistema de gerenciamento de riscos de explosão deve ser composto dos seguintes procedimentos: características de explosividade das substâncias e suas quantidades; metodologias de análise e de revisão de riscos de explosão; programa de inspeção e de manutenção de dispositivos de segurança contra explosão; programa de treinamento e requalificação de pessoal; métodos de investigação de acidentes com potencial de risco de explosão; plano de ação de emergência para explosão; programa de auditoria de segurança contra explosão; gerenciamento de modificações; e análise critica do sistema de gerenciamento. As diretrizes para elaboração desse tipo de programa estão especificados no Anexo B.

Os itens referentes ao plano de ação de emergência que têm a sua estrutura diferente das demais acima citadas são os seguintes: objetivo; responsabilidade; aplicação; documentos de consulta; definições; procedimentos; folha de revisões; controle de documentos; anexos (se houver). A estrutura do plano de ação de emergência para explosão e a seguinte: objetivo; responsabilidade; aplicação; documentos de consulta; definições; cenários com potencial de risco de explosão; estrutura e abrangência do plano; organização de emergência e responsabilidades; procedimentos de emergência; cronograma de simulados de emergência; folha de revisões; controle de documentos; e anexos.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: