Extintores de incêndio falsificados

Topo da Página

28 de Dezembro de 2012 – 216ª Edição  – Ano 2012

Matéria

Novos Target GEDWeb Setoriais

Os novos Target GEDWEB Setoriais permitem às empresas dos setores eletroeletrônico, construção, transportes, máquinas, petroquímica, saúde e vestuário o acesso às normas técnicas setoriais, à documentação empresarial, regulamentos, portarias, textos técnicos, publicações da American Society Quality (ASQ), publicações técnicas e científicas, revistas segmentadas, etc.

Confira

Matéria

A competência das equipes de validação e verificação de gases de efeito estufa (GEE)

Os gases de efeito estufa envolvem a Terra e fazem parte da atmosfera. Esses gases absorvem parte da radiação infravermelha refletida pela superfície terrestre, impedindo que a radiação escape para o espaço e aquecendo a superfície da Terra.

Confira

Matéria

NBR 6355: a padronização dos perfis estruturais de aço formados a frio

Essa norma, editada em 2012, fixa os requisitos exigíveis dos perfis estruturais de aço formados a frio, com seção transversal aberta.

Confira

Matéria

BS 5306-8: um código de prática para a seleção de extintores portáteis

Essa parte 8 dessa norma editada pelo BSI é um código de práticas para a seleção e o posicionamento de extintores de incêndio portáteis.

Confira

Matéria

E-book ASQ/Target: The process auditing and techniques guide

Essa publicação em segunda edição foca os métodos e as técnicas de condução de auditorias internas e externas. Saiba como avaliar os controles de processo, usando o fluxo de processo, gráfico tartaruga, diagrama aranha e de árvore, para verificar a conformidade e a eficácia do processo.

Confira

Endereço Target

selo

selo1

selo2

Segundo o Ipem-SP, os extintores de incêndio falsificados podem ser identificados pelo selo. Com 77.397 extintores fiscalizados este ano, dos quais 2.415 foram reprovados, incluindo 53 pela falsificação do selo do segurança, a instituição orienta os consumidores na compra deste produto. Além das empresas que fabricam e executam a manutenção de extintores, a fiscalização do Ipem-SP abrange aqueles para carros vendidos em postos de combustíveis e lojas de autopeças. “É um produto com mercado consumidor bastante amplo, por isso é importante que todo cidadão também saiba identificar se está levando para casa um produto ‘original’ de fábrica ou um produto que tenha sido manutenido por uma empresa registrada pelo Inmetro”, explica Valmir Ditomaso, diretor de metrologia e qualidade do Ipem-SP.

A identificação de indícios de falsificação em um selo de segurança do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia Tecnologia e Qualidade) num extintor de incêndio depende da observação de algumas características específicas, como fundo numismático, impressão da numeração, padrão da holografia e da modulação do fundo dos selos, funcionamento da secret word, papel de impressão, dentre outros itens. “O maior número de apreensões de extintores com selos falsos acontece nos postos de combustíveis e lojas de autopeças. Por isso, para evitar riscos à sua segurança, o consumidor precisa ficar atento e denunciar à nossa Ouvidoria caso desconfie de falsificação”, recomenda Valmir.

Novo perfil: jovem busca mais sucesso e reconhecimento na carreira

Na hora de escolher o local para estagiar ou trabalhar, qual é o principal critério dos jovens? Para responder a essa pergunta, o Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube) realizou a pesquisa “O que é mais importante em sua carreira?”, ouvindo estudantes de todo o país e descobriu algumas curiosidades. A análise feita entre os dias 10 e 21 de dezembro, contou com a participação de 4.834 internautas. As opções eram “Ter sucesso e reconhecimento”, “Estabilidade profissional”, “Uma profissão capaz de ajudar as pessoas”, “Atuar em uma empresa socialmente responsável” e “Ter um bom salário e benefícios”. A opção campeã foi “Ter sucesso e reconhecimento”, com 39,35%. Para Lizandra Bastos, pedagoga e analista de treinamento do Nube, a alternativa foi a mais votada, pois contempla elementos de papel relevante do indivíduo no meio onde vive. “A carreira está associada a diversos aspectos fundamentais, como a satisfação das necessidades psicológicas (autoestima e identidade). Sendo assim, as pessoas buscam a própria realização”, explica.

Depois, com 22,67%, ficou “Estabilidade profissional”. Segundo Lizandra, esse resultado é uma consequência da atual velocidade do mercado de trabalho. “Diariamente, novas necessidades surgem e modificam as relações trabalhistas. Esse cenário favorece a busca por segurança onde o profissional atua”, afirma. Em seguida, veio “Uma profissão capaz de ajudar as pessoas”, com 18,62%, e “Atuar em uma empresa socialmente responsável”, com 9,87%. Diante de um mundo globalizado e com problemas visíveis no meio ambiente, é constatada pelos votos, a preocupação dos jovens em promover uma mudança positiva no mundo, buscando um papel atuante e relevante na sociedade. Por fim, “Ter um bom salário e benefícios” terminou a pesquisa com 9,5%.

A especialista explicou o motivo. “Isso reflete o momento socioeconômico do país e a crescente busca por informação e aprendizado da população”, diz Lizandra. E completa: “A última alternativa é chamada de ‘necessidade elementar’. Ela já deixou de ser uma preocupação eminente. Hoje, as pessoas buscam aceitação e satisfação com seu trabalho”. De maneira geral, há uma preferência pela “busca intelectual” quando a pessoa escolhe onde estagiar ou trabalhar. “O jovem tem o anseio de crescer profissionalmente e atingir seu sucesso. Para isso, reconhecimento e a elevação da autoestima são extremamente importantes. O salário e o benefício são consequências”, avalia Lizandra.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: