Prêmio Internacional de Sustentabilidade Energética

EVENTO GRATUITO

Sistemas de Informações Tecnológicas Target Gedweb

Informação fácil e correta economiza tempo e permite que organizações fiquem à frente de situações que podem afetar seus negócios.

 dia 28/06/2013

foto

José Rui Camargo, reitor da Universidade de Taubaté (Unitau), Ingomar Lochschmidt, cônsul comercial da Áustria para o Brasil, e Ederaldo Godoy Junior, assessor da Unitau.

O International Energy Globe Awards, um Prêmio Mundial para a Sustentabilidade, é o mais importante prêmio internacional de sustentabilidade energética promovido pela Energy Globe Foundation. O prêmio tem o apoio da Unesco, da United Nations Environment Programme, da WKO (Austrian Economic Chamber), da EREC (European Renewable Energy Council), da ISES (International Solar Energy Society), entre outros). Na edição 2013 do prêmio, mais de 100 países enviaram um total de 1.051 projetos.

Um júri internacional, presidido por Maneka Gandhi, avaliou todas as submissões e selecionou os vencedores nacionais de cada um dos 100 paises participantes. O projeto apresentado pela Universidade de Taubaté (Unitau), de autoria dos professores pesquisadores José Rui Camargo, Ederaldo Godoy Junior e do ex-aluno do Programa de Mestrado da Unitau, Jalmir Machado da Silva, foi escolhido como o melhor projeto do Brasil e foi homenageado com a conquista do Energy Globe National Award Brasil. A entrega do prêmio ocorreu em um jantar na residência do consul da Áustria em São Paulo, realizado no dia 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente.

O projeto, denominado “Microcogeneration solar power-photovoltaic using waste heat through the thermoelectric Seebeck effect” é um sistema para aumentar a eficiência de painéis fotovoltaicos por meio da utilização de módulos de conversão termelétrica direta pelo efeito Seebeck, reaproveitando o calor residual e reconvertendo em energia elétrica. Agora o projeto da equipe da Unitau participa como finalista para a premiação mundial a ser realizada em Viena na Austria. Os cinco indicados em cada categoria são convidados e os vencedores serão anunciados na cerimônia.

O projeto informa que os painéis de geração de energia elétrica fotovoltaicos se aquecem quando expostos à luz solar e este aquecimento diminui a sua produção de energia, reduzindo sua eficiência. Este projeto apresenta uma solução para o problema, com reutilização desta energia térmica residual, convertendo-a também diretamente em energia elétrica por meio do efeito Seebeck.

Esse efeito consiste na transformação direta de energia térmica em energia elétrica com a utilização de módulos de conversão termelétrica direta que utilizam arranjos de materiais semicondutores. Estes materiais quando expostos a um gradiente de temperatura, geram uma diferença de potencial elétrico. A pesquisa envolveu a análise teórica dos fenômenos envolvidos, apresentando os modelos matemáticos de sistemas termelétricos e fotovoltaicos, analisando-se as curvas de tensão, potência e corrente elétrica geradas e também analisando-se a influência da temperatura em cada modelo.

Foram feitas simulações no modelo matemático, levando-se em conta os parâmetros de módulos termelétricos e de células fotovoltaicas reais, e testes laboratoriais. Foram desenvolvidos protótipos contendo módulos termelétricos instalados na parte inferior de um painel fotovoltaico, a fim de reaproveitar a energia térmica absorvida e transmitida por condução pelo painel. Dados foram coletados e analisados​​, observando-se a influência da temperatura em ambos os sistemas e validando a modelagem matemática. Os resultados mostram a viabilidade do projeto e a aplicabilidade dos modelos matemáticos nas análises.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: