Gestor: a sua empresa pratica a gestão da configuração?

ConfigurationPara quem não sabe, a gestão de configuração é uma atividade gerencial que fornece orientações técnicas e administrativas para o ciclo de vida de um produto, seus itens de configuração e informações de configuração de produto concernentes. Ela documenta a configuração do produto e proporciona meios para a identificação e rastreabilidade, identificação da situação de atendimento dos requisitos físicos e funcionais e o acesso à informação acurada em todas as fases do ciclo de vida.

Muito desconhecida no mundo da gestão, a NBR ISO 10007 de 03/2005 – Sistemas de gestão da qualidade – Diretrizes para a gestão de configuração fornece orientação sobre o uso de gestão de configuração em uma organização. É aplicável para suporte de produtos, desde a concepção até o descarte. Primeiramente delineia as responsabilidades e autoridades antes de descrever o processo de gestão de configruração, que inclui planejamento da gestão de configuração, identificação de configuração, controle de alterações, contabilização da situação de configuração e auditoria de configuração.

O processo pode ser implementado com base no tamanho da organização, e na complexidade e natureza do produto. A gestão de configuração pode ser usada para atender aos requisitos de identificação e rastreabilidade especificados na NBR ISO 9001.

Dessa forma, convém que a organização identifique e descreva responsabilidades e autoridades relacionadas à implementação e verificação do processo de gestão de configuração. Convém que seja considerado o seguinte: a complexidade e a natureza do produto; as necessidades dos diferentes estágios do ciclo de vida do produto; as interfaces entre atividades diretamente envolvidas no processo de gestão de configuração; as outras partes interessadas relevantes que podem ser envolvidas, internas e externas à organização; a identificação da autoridade responsável pela verificação das atividades de implementação; a identificação da autoridade pela disposição. As atividades que são realizadas no processo de gestão de configuração são descritas na norma, sendo essencial que essas atividades sejam coordenadas para que esse processo seja eficaz.

Convém que o processo de gestão de configuração enfoque os requisitos do cliente para o produto e que leve em conta o contexto no qual ele será executado. Convém que o processo de gestão de configuração seja detalhado em um plano de gestão de configuração. Convém que sejam descritos quaisquer procedimentos de projetos específicos e a extensão da sua aplicação durante o ciclo de vida do produto.

Enfim, um plano de gestão de configuração necessitará incluir uma seção introdutória fornecendo informações gerais. Os seguintes tópicos são tipicamente abrangidos em tal seção: propósito e escopo do plano de gestão de configuração; descrição do produto e dos itens de configuração aos quais o plano se aplica; cronograma para fornecer diretrizes sobre a escala de tempo de atividades importantes de gestão de configuração; descrição de ferramentas de gestão de configuração (por exemplo, tecnologia de informação); documentos relacionados (por exemplo, planos de gestão de configuração de fornecedores); lista de documentos relevantes e seus inter-relacionamentos. Também importante o plano de gestão de configuração detalhe uma lista de auditorias a serem conduzidas e sua ocorrência nos cronogramas de projeto, os procedimentos de auditorias de configuração a serem usados, as autoridades de partes interessadas relevantes (tanto externas como internas à organização), e uma definição do formato para os relatórios de auditoria.

Siga o blog no TWITTER

Mais notícias, artigos e informações sobre qualidade, meio ambiente, normalização e metrologia.

Linkedin: http://br.linkedin.com/pub/hayrton-prado/2/740/27a

Facebook: http://www.facebook.com/#!/hayrton.prado

Skype: hayrton.prado1

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: