Evite as pragas do inverno

COLETÂNEAS DE NORMAS TÉCNICAS

Coletânea Série Transportes

Coletânea Digital Target com as Normas Técnicas, Regulamentos, etc, relacionadas à Transportes!
Saiba Mais…

Qualidade


Com o frio e o excesso de umidade, as doenças prejudicam o desenvolvimento das plantas. Com alguns cuidados especiais é possível manter o jardim saudável em todas as épocas do ano.

Um jardim bonito encanta os olhos em qualquer estação do ano. No entanto, algumas plantas exigem cuidados especiais com a chegada do frio, conforme explica Lucídio Goelzer, fundador da Quinta da Estância, a maior fazenda de turismo rural pedagógico do Brasil. “O maior problema do inverno são as pragas que acometem alguns tipos de flores e plantas. Retirá-las de locais muito úmidos é o primeiro passo, pois é nesse ambiente que as doenças aparecem”, explica.

Além da umidade, Goelzer ressalta que as plantas precisam de luz, água e nutrientes na terra. “Luz e água são essenciais em qualquer época, mas no inverno ainda mais. Tornar a planta forte e resistente é essencial para que ela suporte as baixas temperaturas”, revela. Outro ponto importante é saber identificar quando uma planta está doente. Com um olhar atento é possível encontrar pequenos seres vivos que podem caminhar entre folhas ou simplesmente não se mexer.

Manchas, pintas pretas e qualquer outro sinal diferente em qualquer parte da planta é sinal de que algo está errado. “Quando uma praga acomete a natureza, ela dá indícios claros de que está doente. Mesmo assim, o melhor é investir na prevenção antes de se deparar com um tratamento tardio”, indica. Uma dica simples é utilizar soluções caseiras como vinagre e alho para espantar predadores. “Borrifar um pouco desse composto natural também auxilia na prevenção”, acrescenta.

Para os jardins externos, Goelzer indica que a quantidade de regas seja menor do que nas outras estações. “As pessoas têm muitas dúvidas sobre a quantidade de água que devem utilizar. Sempre indico que elas percebam como está a terra antes de regar. Colocar o dedo dentro da terra auxilia nessa percepção”, fala. Galhos secos ou doentes devem ser retirados e o adubo deve ser evitado. “Adubar a planta é muito importante, mas não deve ser feito no inverno, pois elas estão em um estado de dormência”, conclui.

Siga o blog no TWITTER

Mais notícias, artigos e informações sobre qualidade, meio ambiente, normalização e metrologia.

Linkedin: http://br.linkedin.com/pub/hayrton-prado/2/740/27a

Facebook: http://www.facebook.com/#!/hayrton.prado

Skype: hayrton.prado1

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: