Autoconhecimento faz a diferença até em entrevistas de emprego

TRAGÉDIAS, CRIMES E PRÁTICAS INFRATIVAS DECORRENTES DA NÃO OBSERVÂNCIA DE NORMAS TÉCNICAS BRASILEIRAS – NBR

R$ 63,90

Capa da publicação E1324

Essa publicação aborda, através da apresentação de casos reais, como o cumprimento de normas técnicas NBR – ABNT está diretamente ligada à segurança, à saúde e à qualidade de vida em nosso dia a dia. O autor explica de forma prática, e infelizmente mostrando tragédias, como as normas técnicas estão presentes no nosso cotidiano. Elas devem ser levadas a sério quanto à sua observância obrigatória e o poder público precisa fazer gestão para fomentar esse cumprimento por parte da sociedade produtiva e de serviço. Mais informações: https://www.target.com.br/livros/target/livro_2013.aspx

A dificuldade em responder a simples pergunta “quem sou eu?” aponta em muitas pessoas a falta de autoconhecimento. E o bloqueio em falar de si, de suas competências e da própria existência traz transtornos até para a carreira, de acordo com o especialista em orientação profissional Maurício Sampaio. “Hoje, nas entrevistas de emprego, possuir autoconhecimento é igual ou mais valioso do que ter um bom diploma universitário”, diz.

Sampaio acredita que a explicação está no fato de, na nossa cultura, não sermos incentivados a essa “exposição”. “Se na escola falamos sobre nós somos mesmos, somos tachados de exibidos. E, na empresa, de metidos.” O especialista afirma que descobrir o que possuímos de bom e que possa ser valioso para outras pessoas é o caminho para sucesso.

“Quantas pessoas você conhece que são ótimas, competentes, mas não emplacam, não vão para frente? E por que será que alguns se destacam dentre tantos com a mesma formação? Certamente o autoconhecimento é uma das explicações. Mas se autoconhecer não é só dizer que se acha bom nisso ou naquilo, e sim também saber seus limites pessoais.”

Técnica para se autoconhecer

A ferramenta SWOT – significado de Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças) –  é muito utilizada por empresas e, de acordo com Sampaio, pode te ajudar na busca pelo autoconhecimento.

Confira as dicas de Maurício Sampaio para fazer essa atividade:

– Pegue uma folha e dobre em quatro partes. Na primeira, escreva “Forças”, e, ao lado, “Fraquezas”. Abaixo de “Forças”, coloque “Oportunidades”, e, na última parte, “Ameaças”.

– Preencha as partes fazendo as seguintes perguntas:

. “Quais são as minhas forças?” (ou seja, o que você faz muito bem?)

. “Quais são as minhas fraquezas?” (aspectos que precisam ser melhorados)

. “Quais são as minhas oportunidades?” (aonde suas forças podem ser úteis)

. “Quais são as ameaças?” (no que você precisa prestar atenção)

“Esse exercício é poderoso e pode ajudar muito as pessoas na construção de seu posicionamento e marca pessoal. Muitas com as quais realizei essa atividade se sentiram mais seguras na hora de uma entrevista de emprego, ao fazer um CV e ao prospectar nas redes sociais, por exemplo”, afirma Sampaio.

Siga o blog no TWITTER

Mais notícias, artigos e informações sobre qualidade, meio ambiente, normalização e metrologia.

Linkedin: http://br.linkedin.com/pub/hayrton-prado/2/740/27a

Facebook: http://www.facebook.com/#!/hayrton.prado

Skype: hayrton.prado1

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: