Meio ambiente e empresas sustentáveis

COLETÂNEA DE NORMAS TÉCNICAS AMBIENTAIS

Coletânea Série Sistema de Gestão Ambiental

Coletânea Digital Target com as Normas Técnicas, Regulamentos, etc, relacionadas à Sistema de Gestão Ambiental!
Saiba mais

Cada vez mais as empresas precisam ter consciência de seu papel no processo de preservação do planeta. Práticas simples podem ser adotadas diariamente para que um futuro melhor seja possível.

Medidas como redução do consumo de energia e água já podem ser um bom começo para as organizações que querem adotar esses princípios sustentáveis. “Existe a possibilidade de adequar produtos e processos que sejam ambientalmente sustentáveis sem perder competitividade. O desenvolvimento econômico é fundamental, mas é possível realizar um bom trabalho respeitando a natureza”, afirma Rafael Goelzer, diretor da Quinta da Estância.

Para Goelzer, a gestão ambiental faz parte da cultura da instituição desde as atitudes mais simples até os deveres mais complexos. “Acreditamos na mudança de consciência que nos leva a pensar e aceitar outras formas de viver o presente pensando no futuro. Na semana do meio ambiente, nada mais justo que colocar em prática os nossos planos”, diz.

Para as empresas, cuidados básicos podem fazer toda a diferença e ainda diminuir efetivamente gastos mensais. “A impressão de papeis é um grande problema, pois se faz necessário que eles estejam fisicamente na mesa. O ideal é evitar utilizar folhas que não sejam ecológicas e tintas à base de soja. Procurar reutilizar, sempre imprimindo dos dois lados ao invés de colocar no lixo, também é uma solução”, conta. Outra dica importante é usar equipamentos de forma consciente e eficiente, sempre lembrando de não deixar os aparelhos eletrônicos em stand-by, pois gastam energia mesmo quando es tão aparentemente desligados.

As empresas precisam separar o lixo que pode ser reciclado do lixo orgânico.  Como o maior causador da degradação do meio ambiente, ele demanda tempo e paciência para se tornar sustentável. No entanto, os benefícios são muitos e vale a pena o pequeno esforço. “Essa é uma das melhores formas de economizar dinheiro e ainda reduzir o volume que chega todos os dias nos aterros. Sobre a decoração no ambiente, caso a troca de móveis seja necessária, vale investir em materiais reciclados, madeiras certificadas ou artigos que causem baixo impacto”, conclui.

Para as empresas que já praticam essas ações, avançar nos processos ecológicos pode demonstrar um engajamento extra e aumentar seu comprometimento com o futuro do planeta. Um grande exemplo disso está no esforço em buscar alternativas para reduzir os impactos.

Para começar, Goelzer indica que os empresários procurem se informar sobre quanto a empresa emite durante suas atividades diárias e quantas árvores seriam necessárias para neutralizar todo o carbono lançado na atmosfera. “Existem formas possíveis de amenizar isso e que são de grande valia para o futuro do meio ambiente”, afirma.

Siga o blog no TWITTER

Mais notícias, artigos e informações sobre qualidade, meio ambiente, normalização e metrologia.

Linkedin: http://br.linkedin.com/pub/hayrton-prado/2/740/27a

Facebook: http://www.facebook.com/#!/hayrton.prado

Skype: hayrton.prado1

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: