Conselhos a um jovem profissional

GÊNIUS RESPOSTAS DIRETAS

O Target Gênius Respostas Diretas é o mais avançado e inovador sistema de perguntas e respostas sobre requisitos de normas técnicas.

Para conhecê-lo, você pode acessar, sem custo, 5 respostas à sua escolha. Você pode realizar pesquisas selecionando o produto “Gênius Respostas Diretas” e informando a(s) palavra(s) desejada(s). Acesse o link https://www.target.com.br/produtossolucoes/consultoria/consultoria.aspx

Gisele Meter

Iniciar uma carreira profissional tem os seus desafios. Não bastasse todo o cenário enfrentado – que, muitas vezes, pode fazer com que se sinta “remando contra a maré”, existe ainda os fatores internos, psicológicos (emocionais e comportamentais) que podem até nos fazer recuar em determinados momentos.

Lembro que certa vez, em um rompante de crise existencial eu mesma já me perguntei: será que dou conta disso? Sou mesmo capaz de atingir estes resultados? Apesar de serem pensamentos negativos, e saber que devemos focar na solução e não no problema, eu simplesmente não conseguia afastá-los da minha cabeça. Todas estas ideias não só me enfraqueciam, mas também trouxeram bastante angústia e desânimo: não tinha vontade de dar continuidade aos meus projetos, achando inclusive que aquilo era demais para mim.

Foi, então, que um dia, conversando com um grande amigo que eu não via há algum tempo, que percebi o quando eu acreditava em mim mesma, apesar de muitas vezes não me dar conta disso. Em uma conversa rápida de um reencontro casual ele me disse: E, você, guerreira, continua com a mesma energia de sempre? Sempre soube que você ia longe! Aquelas palavras me encheram de esperança e fizeram a diferença para que eu pudesse compreender que era hora de retomar o mesmo espírito e pensar diferente.

E foi por isso que resolvi falar a você, jovem profissional, o que gostaria que tivessem dito a mim quando iniciei minha carreira. São dicas e conselhos que espero que possam contribuir para seu desenvolvimento, mas acima de tudo para o seu fortalecimento pessoal:

1 – Comporte-se como um vencedor: Seja audacioso! Por mais ousado que possa parecer, comporte-se como uma vencedora, a postura que adotamos é responsável pelo estado de espírito que influência diretamente o pensamento. Acredite que pode realizar o que deseja, sem arrogância, mas de forma sincera e verdadeira, projete o seu futuro, sem a possibilidade de sonhar, não existe chance de realização, por isso também sonhe, sonhe, sonhe…

2 – É preciso sonhar e também realizar: O sonho para ser bom deve trazer a motivação e a vontade de realizar. É aquilo que te move e te leva a ter vontade de fazer acontecer! Encontre uma forma de tornar seu sonho realidade, inicie escrevendo sobre ele. Faça um bom plano de ação, verifique as possibilidades e oportunidades viáveis, insista, mude a rota, refaça a estratégia e não desanime! Se isso acontecer, lembre-se dos motivos que o fizeram chegar até onde chegou.

3 – Seja ousado: Reforço o conselho, porque acredito que pessoas que se realizaram em suas carreiras, não conseguiram isto sendo coadjuvantes da própria história. Muitos podem dizer que construir uma carreira é difícil e que talvez possam trazer consigo o medo de fracassar. Um conselho: esquece a segunda parte! Por mais difícil que seja, quando lutamos por algo em que acreditamos os desafios tornam-se medalhas de nossa conquista.

4 – Insista e encontre novos caminhos: Existem muitas maneiras de atingir um objetivo, pense comigo: quais são os caminhos para chegar até sua casa? Na certa não existe só um. Pode ser que alguns deles levem mais tempo que o outro, mas o resultado final é o mesmo. Portanto saiba, não é porque você não conseguiu de um jeito que vai deixar tudo como está. Encontre uma forma, busque um meio, use a criatividade, mude a direção, mas não recue jamais!

5 – Acredite em você: Ninguém vai acreditar em seu potencial, se você não fizer isso primeiro. Se leve a sério, mostre aos outros o profissional que você é. Não se menospreze, nem se minimize. Defenda suas ideias, lute por seus ideais. Bata o pé se for preciso. E acima de tudo, se posicione como gostaria de ser vista. Sempre me lembro de uma frase escrita por uma professora na primeira folha do meu caderno, quando eu tinha uns 10 anos de idade e acredito que cabe muito bem aqui: “Brilhe muito hoje pequena luz, quem ama as estrelas, um dia se torna uma delas”.

6 – Não se angustie com o futuro: Tudo bem que você não tem garantias, vou lhe contar um segredo… Ninguém tem! O que hoje pode parecer certo, amanhã pode não ser nada disso. Enfrente seus medos, projete seu destino, somente desta forma você poderá crescer como pessoa e como profissional. E se cair, levante e tente de novo, uma hora a vida cansa de te dar rasteiras.

7 – Esteja preparada: Estar preparada não significa que você deve estar 100% pronta, isso nunca vai acontecer! Apesar de parecer a mesma coisa, quando pensamos em posturas profissionais, há uma sutil diferença, isto acontece porque estamos sempre em desenvolvimento, sempre aprendendo algo novo. Somos seres inacabados. No meu ponto de vista, estar preparada indica que você tem disposição, foco e energia para seguir em frente e assim, buscar conhecimento, aceitar críticas e ser forte para então ir se aperfeiçoando a cada desafio, ao passo que pensar em estar pronta, implica em um perfeccionismo exagerado, o que, consequentemente, promove a insegurança do “ainda me falta alguma coisa”.

8 – Seja otimista: Não pense que isso é um “clichê”, nem se incomode com o que os outros vão pensar. O mundo já está cheio de pessimismo e negatividade que sinceramente, ainda não encontrei melhor forma de ver as coisas, se não com otimismo! Isto realmente muda nosso prisma diante das situações. Seja otimista, não boba ou inocente. Seja também realista, mas acredite sempre que tudo pode ter uma solução positiva.

9 – Aprenda com seus erros: Pouco aprendemos com o sucesso. Crescemos mesmo é nas adversidades. Eis aí outro pensamento que faz os perfeccionistas virar os olhos e bufar pesadamente. Mas, o fato é que isto é uma verdade, tudo bem, pode não ser uma grande maravilha errar, mas já que isto aconteceu, porque não tirar proveito também desta situação? Procure tirar boas experiências de seus erros, encontre uma forma de se superar com os ensinamentos de falhas cometidas. Não se abata, siga em frente, mas não esqueça o que passou.

10 – Não existe idade para ser uma inspiração: Independente da sua idade busque parcerias, encontre pessoas que possam te ajudar, mas não se esqueça de também ser o apoio de alguém. Inspire outras pessoas, seja o exemplo, não se preocupe em pensar que é “muito novo para isto”, não existe uma idade certa para ser inspiração de alguém. Como diz Içami Tiba: “quem ensina, também aprende”. E eu acrescento: “quem inspira também é inspirado”.

E por fim, toda informação é válida. Abra sua mente, pois o que você aprende agora poderá lhe ser útil futuramente, se tiver criatividade. Pense fora da caixinha e saiba que tudo depende do momento e dos resultados que se quer atingir. Aprenda tudo o que puder e também procure dar lógica ao seu aprendizado, sem lógica o conhecimento fica solto e acaba se perdendo.

Não siga tudo o que os outros falam, analise o contexto, a situação, confie em sua intuição e também em sua razão, dependendo do momento. Quem faz as escolhas de sua vida é você. Conhecimento é importante, mas não é tudo! Cuide de sua saúde e também da aparência. Aprenda a falar em público e pense estrategicamente. Quanto ao dinheiro, lógico que isto é importante e você deve encontrar uma forma de ganhá-lo, mas não viva somente para ele. Desejo a você muito foco e disposição, mas acima de tudo vontade de vencer! Faça sua história e não recue, eu acredito em você!

Gisele Meter é psicóloga, empresária, diretora executiva de Recursos Humanos, palestrante, consultora estratégica em gestão de pessoas e gestão de mudança organizacional.

Siga o blog no TWITTER

Mais notícias, artigos e informações sobre qualidade, meio ambiente, normalização e metrologia.

Linkedin: http://br.linkedin.com/pub/hayrton-prado/2/740/27a

Facebook: http://www.facebook.com/#!/hayrton.prado

Skype: hayrton.prado1

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: