Empresas e líderes, ajudem seus jovens a crescer (e cresçam também)!

TRAGÉDIAS, CRIMES E PRÁTICAS INFRATIVAS DECORRENTES DA NÃO OBSERVÂNCIA DE NORMAS TÉCNICAS BRASILEIRAS – NBR

R$ 63,90

Capa da publicação E1324

Essa publicação aborda, através da apresentação de casos reais, como o cumprimento de normas técnicas NBR – ABNT está diretamente ligado à segurança, à saúde e à qualidade de vida em nosso dia a dia. O autor explica de forma prática, e infelizmente mostrando tragédias, como as normas técnicas estão presentes no nosso cotidiano. Elas devem ser levadas a sério quanto à sua observância obrigatória e o poder público precisa fazer gestão para fomentar esse cumprimento por parte da sociedade produtiva e de serviço.  Mais informações: https://www.target.com.br/livros/target/livro_2013.aspx

Maurício Sampaio

Lidar com as novas gerações não é simples, isso todos já sabemos, mas também não quer dizer que abandoná-los é o  melhor caminho. Muitos líderes estão perdendo a chance de construir um futuro de sucesso em parceria com os jovens, e isso acontece porque os gestores não dão atenção a um chamado ou a um grito dessa rapaziada.

As recentes pesquisas com os jovens apontam que um dos motivos deles abandonarem seus líderes não é por conta dos salários e bônus, até porque esses itens estão valorizados, mas pelo fato de não conseguirem enxergar na empresa um futuro profissional. E, ainda, por não terem líderes que os acompanhem nessa jornada.

Lendo isso, lembrei-me da minha juventude, na qual eu tive a infelicidade de perder um pai por motivo de doença, e sei o quanto isso fez falta. Talvez ele não tivesse sido um grande conselheiro, o mais catedrático e habilitado, mas certamente a sua presença, os seus valores, as suas intenções já teriam me ajudado bastante!

Mas o que está acontecendo é que muitos líderes estão abandonando essa oportunidade. Para mim, ainda é uma incógnita se isso acontece por falta de conhecimento técnico ou de tempo e motivação.

Recentemente, conversando com uma jovem da chamada geração Y, ela me disse: “Fiquei largada lá (na empresa), me senti meio abandonada, mas agora achei uma líder sênior para me ajudar. Mesmo assim, acho que falta uma preparação para isso.” Detalhe: ela me revelou sua vontade de abandonar a empresa mesmo com um alto salário, aos 22 anos de idade.

Costumo falar que os líderes têm um grande DESAFIO: conquistar e engajar seus alunos, dentro e fora da empresa, ajudando a construir um grande projeto de vida. E esse DESAFIO pode ser colocado em prática no dia a dia através do acrônimo:

Desafiar = Criar desafios constantes

Estabelecer objetivos = Criar objetivos em comum

Sonhar  = Dividir os sonhos

Autoconhecimento = Ajudar os mais jovens a se descobrirem

Formar = Investir em educação e capacitação

Interesse = Demonstrar atenção e tempo disponível

Organização = Ajudar o jovem na organização e planejamento

Tenho certeza que, com esse DESAFIO, líderes, empresas e jovens formarão uma equipe incrível.

Maurício Sampaio possui pós-graduação em educação pela PUC-SP e especialização em orientação profissional para adolescentes e em Pensamento Estratégico e Gestão de Pessoas pela FGV. Já publicou os livros “Escolha Certa”, “Influência Positiva – Pais & Filhos: construindo um futuro de sucesso” e “Coaching de Carreira” – www.mauriciosampaio.com.br

Siga o blog no TWITTER

Mais notícias, artigos e informações sobre qualidade, meio ambiente, normalização e metrologia.

Linkedin: http://br.linkedin.com/pub/hayrton-prado/2/740/27a

Facebook: http://www.facebook.com/#!/hayrton.prado

Skype: hayrton.prado1

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: