Quando é a hora certa para pedir um aumento?

TRAGÉDIAS, CRIMES E PRÁTICAS INFRATIVAS DECORRENTES DA NÃO OBSERVÂNCIA DE NORMAS TÉCNICAS BRASILEIRAS – NBR R$ 63,90

Capa da publicação E1324

Essa publicação aborda, através da apresentação de casos reais, como o cumprimento das normas técnicas NBR – ABNT está diretamente ligado à segurança, à saúde e à qualidade de vida em nosso dia a dia. O autor explica de forma prática, e infelizmente mostrando tragédias, como as normas técnicas estão presentes no nosso cotidiano. Elas devem ser levadas a sério quanto à sua observância obrigatória e o poder público precisa fazer gestão para fomentar esse cumprimento por parte da sociedade produtiva e de serviço. Mais informações: https://www.target.com.br/livros/target/livro_2013.aspx

Antes de tomar qualquer atitude, reflita sobre o seu desempenho – e analise se essa é a hora certa para uma conversa com o seu chefe.

Pedir o aumento de salário é sempre uma questão delicada no mercado de trabalho, isso porque não existe uma “receita mágica” para esse pedido e tudo depende muito da empresa a qual o profissional trabalha. A maior insegurança surge por parte do empregado, que acredita merecer o aumento e, mesmo assim, não quer criar rusgas com o seu chefe – e fazer isso pode ser mais complicado do que parece, afinal, qualquer tropeço pode fazer com que esse profissional se prejudique ou seja até mal visto pelo seu superior.

Sabendo disso, Madalena Feliciano, diretora de projetos da empresa Outliers Careers, oferece algumas dicas para que você não cometa erros em uma situação tão importante como essa. Uma das dicas importantes é saber o momento em que deve ser feito esse pedido. “Não fale sobre aumento quando você ou seu chefe estiverem ocupados ou preocupados com algum outro assunto. O ideal é agendar um horário em um dia mais tranquilo”, comenta Madalena. Ainda sobre o momento certo para conversar com o empregador, não faça isso quando ele te pedir um favor – nesse caso, são grandes as chances do chefe achar que foi chantageado e tentar te dar o troco depois, quando não precisar tanto de você. “O momento ideal é quando seu trabalho vem sendo constantemente elogiado, não só pelos superiores, mas também por clientes ou pessoas de outros departamentos”, exalta.

Outra dica de Madalena é evitar as indiretas, ou seja: você quer um aumento? Marque uma reunião com o seu chefe para falar sobre isso, sendo sempre direto. Sabendo do dia da reunião, já chegue com uma proposta concreta. “Diga a porcentagem que você deseja que aumente no seu salário – e esteja disposto para negociar. Porém, não chegue com números estratosféricos: pesquise no mercado sobre a média salarial vigente para seu cargo e apresente esses números para o seu superior” ressalta.

Aumentou o seu rendimento e/ou trouxe novos clientes? Pode provar isso em números? Apresente para o seu chefe as estatísticas. Mostre a ele o quão importante você é para a empresa e que o investimento vale a pena. Dê exemplos de resultados e desempenhos de destaque.

Outras táticas importantes são: manter-se calmo durante a conversa, lidando com possíveis críticas e contratempos. Se a resposta for negativa, não leve para o lado pessoal: quem sabe essa não era a hora, mas deixe sempre aberta a porta para novas negociações e continue se esforçando para tentar de novo em um futuro próximo, nem que seja em outro emprego. “Mas, se no fim, a resposta for positiva, agradeça, de forma não exagerada, ao seu chefe. E, para mostrar que essa escolha tomada por ele foi a certa, não relaxe no trabalho – faça sempre o seu máximo”, conclui Madalena.

Siga o blog no TWITTER

Mais notícias, artigos e informações sobre qualidade, meio ambiente, normalização e metrologia.

Linkedin: http://br.linkedin.com/pub/hayrton-prado/2/740/27a

Facebook: http://www.facebook.com/#!/hayrton.prado

Skype: hayrton.prado1

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: