Hoshin Kanri

NORMAS COMENTADAS

NBR 14039 – COMENTADA
de 05/2005

Instalações elétricas de média tensão de 1,0 kV a 36,2 kV. Possui 140 páginas de comentários…

Nr. de Páginas: 87

NBR 5410 – COMENTADA
de 09/2004

Instalações elétricas de baixa tensão – Versão comentada.

Nr. de Páginas: 209

NBR ISO 9001 – COMENTADA
de 11/2008

Sistemas de gestão da qualidade – Requisitos. Versão comentada.

Nr. de Páginas: 28

Cristiano Bertulucci Silveira

Hoshin Kanri é uma abordagem sistemática que objetiva ampliar a qualidade no planejamento, execução, monitoramento e gerenciamento de visões e estratégias corporativas de negócios. Como uma bússola que é necessária para uma viagem ao Pólo Norte, o Hoshin Kanri fornece a direção e o rumo em uma organização a partir do princípio orientador de sua missão e visão. É uma ferramenta que tem a seguinte premissa: Na execução de suas tarefas diárias, todos os  trabalhadores de uma empresa oscilam em altos e baixos. Sendo assim, é necessário prover uma direção suportada por metas mensais, anuais e estratégias de longo prazo para que todos atinjam um objetivo comum.

Em japonês, Hoshin significa “bússola” ou “apontando para a direção” e Kanri significa “gestão” ou “controle”. O nome sugere que o planejamento tem a função de alinhar a organização para um caminho fundamentado nos objetivos desejados. Esta metodologia de planejamento estratégico foi concebida e popularizada no Japão em 1950 pelo professor Kaoru Ishikawa. Kaoru compartilhava do princípio de que cada pessoa é especialista em seu próprio trabalho e o controle de qualidade total deve utilizar o poder de pensamento coletivo dos funcionários a fim de construir uma organização melhor. Esse é o principio fundamental do Hoshin Kanri.

Qualquer empresa que deseje atender as expectativas do cliente e do mercado, precisa de um plano estratégico de longo alcance. Todo bom plano deve contemplar um futuro ambicioso e ter um objetivo bem definido, mas tão importante quanto a formulação do objetivo é que ele possa ser realizável. Uma vez constatado que é possível colocar o plano em prática, é preciso traçar o caminho, acompanhar, melhorar e gerenciar os processos para que o resultado seja alcançado.

O Hoshin Kanri foi desenvolvido para capturar e firmar objetivos fundamentais e estratégicos de longo alcance da empresa e a partir disto desenvolver os meios para alcançá-los na realidade. Tem como premissa assegurar o entendimento dos objetivos da empresa pelos funcionários para que assim eles trabalhem em função de fazer do plano uma realidade. O planejamento Hoshin garante que a organização esteja trabalhando para o mesmo fim e desenvolva a filosofia da Gestão da Qualidade Total.

A disciplina do Hoshin Kanri se destina a ajudar a organização a:

  • Focar nas metas comuns;
  • Comunicar as metas para todos os funcionários envolvidos;
  • Envolver todos os líderes no planejamento e metas;
  • Fazer com que cada participante conclua sua parte no plano.

Como funciona o planejamento Hoshin Kanri

No planejamento Hoshin, a gestão definida no topo deve ser refletida com clareza para todos os funcionários. Para tanto as pessoas de todos os níveis hierárquicos devem atuar continuamente sobre os planos e avaliar, estudar e fornecer resultados de feedback como parte de um processo de melhoria contínua. Em empresas que utilizam o Hoshin, todo mundo está ciente dos fatores críticos de sucesso da administração e dos indicadores chave de desempenho (KPIs). Os departamentos destas empresas não competem uns com os outros e os projetos são desenvolvidos em conjunto. Neste caso a empresa é vista como um conjunto de processos coordenados. Veja na figura abaixo como é um esquemático do Hoshin Kanri:

hoshin

Figura 1 – Hoshin Kanri – Ferramenta de planejamento organizacional

Como podemos ver na figura, no início do processo Hoshing, a presidência e o conselho (representados pelo corporativo) definem os objetivos para a organização baseados na visão global, elaborando o planejamento anual e as metas para a empresa. Imediatamente a diretoria deve definir seus objetivos alinhados com as iniciativas corporativas. Com os objetivos da diretoria definidos, serão geradas iniciativas que vão descer a hierarquia e então envolver a participação das equipes de funcionários na definição dos objetivos e metas necessárias para que o objetivo corporativo seja alcançado. Isto deve ser repetido até que a equipe executora e as atividades específicas entrem no processo. Cada nível hierárquico aplica o PDCA para estabelecer ações, planejar, definir, controlar e agir no intuito de monitorar a execução dos objetivos e metas.

O monitoramento é fundamental para garantir o alinhamento de toda a organização. Assim, é necessário avaliar o progresso das medidas tomadas e se necessário, desenvolver contramedidas para garantir o resultado. Como podemos analisar, o planejamento Hoshin Kanri sistematiza o planejamento estratégico e garante maior efetividade por ser multifuncional, promovendo a cooperação ao longo da cadeia de valor, dentro e entre as funções do negócio.

De maneira geral, na elaboração de um planejamento Hoshin Kanri os seguintes passos são seguidos:

  1. Identificação das chaves de negócio da organização;
  2. Estabelecimento de objetivos de negócios mensuráveis que abordam estas questões;
  3. Definição da visão geral e das metas;
  4. Desenvolvimento de estratégias de apoio para suportar os objetivos. Na organização Lean, esta estratégia inclui o uso de métodos e técnicas Lean;
  5. Determinação de táticas e objetivos que facilitam alcançar cada estratégia;
  6. Implementação de medidas de desempenho para cada processo do negócio;
  7. Mensuração dos fundamentos do negócio.

O planejamento Hoshin Kanri assegura que:

  • Os planos sejam desenvolvidos de forma mais sistemática;
  • O monitoramento dos planos seja realizado;
  • As alteração dos planos sejam feitas quando necessário;
  • Objetivos revolucionários sejam atingidos;
  • A padronização do próprio processo de planejamento;
  • A melhoria do processo de planejamento;
  • Contínua aprendizagem organizacional.

Como benefício adicional, o acompanhamento e a revisão do planejamento Hoshin podem ajudar a identificar áreas de oportunidade para o futuro. Estas oportunidades podem ser usadas ou não para modificar as estratégias e os objetivos a serem perseguidos ao longo do processo. Sendo assim, a organização aprende em todos os níveis.

O planejamento Hoshin é cíclico e segue o processo de melhoria contínua do PDCA. Na revisão do planejamento, que geralmente é realizado uma vez por ano, o  objetivo e todas as ações que suportam as estratégias são analisados e as metas são mensuradas. A revisão do planejamento servirá então de base para o plano do próximo ano. Este é um momento importante para avaliar quais ações ofereceram resultados e aquelas que precisam ser trabalhadas.

Cristiano Bertulucci Silveira é engenheiro eletricista pela Unesp com MBA em Gestão de Projetos pela FVG e certificado pelo PMI. Atuou em gestão de ativos e gestão de projetos em grandes empresas como CBA-Votorantim Metais, Siemens e Votorantim Cimentos. Atualmente é diretor de projetos da Citisystems – cristiano@citisystems.com.br – Skype: cristianociti

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