Afinal, quem paga a conta?

CEP – Controle Estatístico de Processo – A partir de 3 x R$ 165,00 (56% de desconto)

NR 10 – Atendendo às exigências do Ministério do Trabalho – Reciclagem Obrigatória – A partir de 3 x R$ 264,00 (56% de desconto)

Entendendo e aplicando os conceitos de PPR e PPRO – A partir de 3 x R$ 165,00 (56% de desconto)

Armazenamento de Líquidos Inflamáveis e Combustíveis de acordo com a Revisão da Norma ABNT NBR 17505 – A partir de 3 x R$ 257,81 (56% de desconto)

As eleições estão se aproximando e as propagandas políticas invadem as ruas, os muros e as televisões. Quem paga a conta? Cristiano Diehl Xavier, sócio do Xavier Advogados, é direto: “o cidadão brasileiro arca com as despesas faz tempo e talvez nem perceba. Para bancar as eleições o grande incentivador financeiro é o dinheiro público, ou seja, o nosso dinheiro”, diz. O especialista explica que isso ocorre de duas formas. “Existe o fundo partidário e os benefícios fiscais dados às emissoras para a exibição dessas propagandas tanto em televisão quanto no rádio”, completa.

Mas o problema não é apenas esse, pois quando as empresas financiam essas campanhas, o que ocorre paralelamente a nossa contribuição involuntária, a democracia é afetada diretamente. “Isso é uma troca de favores, o empresário dá o dinheiro e o político oferece um cargo. A partir daí, quais direitos serão defendidos? Públicos ou privados?”, questiona. Além de tudo isso, ainda temos o dinheiro doado pelas empreiteiras, bancos, e outras companhias.

Para compreender melhor o fundo partidário, ele explica que se trata de um incentivo que serve para as legendas manterem suas atividades. Em 2013, por exemplo, foram 294,2 milhões de reais – mais do que qualquer empresa investiu na última eleição. “O dinheiro que gira em torno dessas campanhas não pode ser mensurado, pois é muito grande. Enquanto isso, seguimos com toda escassez de recursos para a saúde, educação, segurança, etc.”, conclui Xavier.

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