O que as empresas esperam dos candidatos a emprego nas dinâmicas

Bibianna Teodori

A dinâmica de grupo é uma das fases mais determinantes – e temidas – dos processos seletivos. Embora não seja novo, o método auxilia a empresa na identificação de características que adquirem importância crescente no mercado de trabalho.

Uma delas é o comportamento ético do profissional. São apresentadas situações que testam sua flexibilidade nesse quesito. Se ele se preocupa, por exemplo, em reduzir custos a qualquer preço ou leva em consideração a imagem da empresa no mercado. Além disso, hoje se busca quem saiba lidar com diferenças. Muitas vezes é possível perceber algum tipo de preconceito só pelo jeito de olhar do candidato.

Confira algumas dicas para ter sucesso nas dinâmicas:

Aposte no autoconhecimento: Quanto mais conhecemos a nós mesmos, mais existe o domínio da situação em que estamos vivendo. Por isso, antes de uma dinâmica é importante que o profissional reflita sobre si. Faça uma retrospectiva, analise quais são o seus valores, pontos fortes e fracos.

Em relação aos candidatos a estágio ou trainee, as habilidades comportamentais ficam ainda mais em destaque, e, nesses casos, a visão do avaliador volta-se para as características pessoais.  Para as funções que exigem mais experiência, o processo é composto pela junção entre as características  pessoais e profissionais.

Conheça a empresa na qual pretende trabalhar: Essa pesquisa deveria acontecer antes mesmo da candidatura à vaga, porque se parte do pressuposto de que a escolha é mútua: a empresa escolhe o candidato e este escolhe a organização.

Identifique seus valores: Pense naquilo em que você acredita e quais deles se assemelham ou vão de encontro com a organização que deseja integrar.

Descubra o estilo da empresa para não errar na roupa: Existem organizações nas quais o casual é adotado diariamente, mas, na dúvida, o melhor é ir social: terno e gravata para os homens (sempre prefira cores neutras, como azul ou preto) e terninho para as mulheres (também em cores neutras). Evite usar saias, pois existem algumas atividades que pedem liberdade de movimento e, se houver necessidade de sentar no chão, por exemplo, a saia com certeza atrapalhará. Proibido usar gravatas “divertidas”, decotes ou roupas muito justas.

Desenvolva algumas “competências unânimes”: Embora as dinâmicas sejam adaptadas para as necessidades específicas de cada empresa, existem atributos que, em geral, são desejáveis em qualquer área de atuação.

Entre as qualidades procuradas estão a capacidade de negociação e de persuasão. Portanto, comunicar-se bem é fundamental para ser aprovado nas seleções.

A boa comunicação também envolve o poder de análise e de síntese, o que requer a compreensão adequada do cenário definido na dinâmica. Dessa maneira, é preciso estudar com antecedência os valores da companhia e o segmento em que atua, para não titubear na hora de sugerir estratégias de negócio em um exercício proposto.

Não tenha medo de mostrar que você é: Antes, era comum nas dinâmicas serem analisadas algumas situações hipotéticas, como, por exemplo, decidir em grupo o que levar para uma excursão à lua ou para um refúgio subterrâneo. Hoje, as questões a serem resolvidas estão bem mais próximas da realidade, como a criação de um produto ou serviço para a organização.

O processo antigamente era muito chato e sem conteúdo. Avaliava muito as aparências e pouco o que movia, de fato, os desejos mais profundos do profissional. Agora, entretanto, as dinâmicas são muito mais criativas, mais envolventes, mais participativas. São reveladoras daquilo que cada um traz consigo. Então, você tem uma ótima oportunidade para mostrar quem você é, o seu valor, e conquistar a tão desejada posição profissional.

Bibianna Teodori é executive e master coach, fundadora da Positive Transformation Coaching e coautora do livro “Coaching na Prática – Como o Coaching pode contribuir em todas as áreas da sua vida” – www.bibiannateodoricoach.com.br

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