Pequenas atitudes reduzem os riscos de ataques dos cyber criminosos

CURSO PELA INTERNET

Armazenamento de Líquidos Inflamáveis e Combustíveis de acordo com a Revisão da Norma ABNT NBR 17505 – Disponível pela Internet – Ministrado em 22/05/2014

O curso visa a orientação de todo o pessoal envolvido no Projeto, na Construção, na Aprovação de Licenças e na Fiscalização de Instalações voltadas para o Armazenamento de Líquidos Inflamáveis e Combustíveis.

Especialista indica algumas ações simples que ajudam na proteção de dados

O ataque cibernético é uma das maiores preocupações dos usuários de computador e dispositivos móveis. Mesmo com adoção de uma solução antivírus eficaz, as tentativas de roubo de dados bancários e pessoais assombram até os usuários mais experientes e também profissionais que atuam em Segurança da Informação. Isto porque diariamente surgem novos tipos e variações de códigos maliciosos e os criminosos não se cansam de utilizarem diversas formas de realizar seus ataques.

No entanto, medidas simples podem ajudar muito nesta eterna batalha contra os ataques virtuais, como conta Emanoel Souza, diretor da FirstSecurity, distribuidora da G Data.O especialista listou algumas delas:

Bloqueio do computador – Se for necessário deixar o PC ligado e precisar se ausentar do ambiente é aconselhável bloquear o sistema. Os criminosos sempre se utilizam das oportunidades. Um PC trabalhando sozinho pode ter o efeito de um convite para alguém mal intencionado bisbilhotar o sistema para obter dados pessoais.

Adequação das configurações de segurança – Muitos componentes do computador, tanto do sistema operacional como de aplicativos, oferecem possibilidades de configuração para diferentes níveis de segurança. Nem sempre as configurações de segurança padrão são selecionadas pensando especialmente na segurança. Vale a pena verificar as configurações e ajustá-las para cada tipo de situação. Caso se sinta sobrecarregado com as inúmeras possibilidades de configuração, solicite o conselho de um especialista.

Desligar o computador ou desconectar a conexão de rede – Se não for utilizar o seu sistema por um tempo mais longo, pense em desligá-lo totalmente ou desconectar a conexão de rede. É muito confortável ficar online o tempo todo, mas um PC que não está pendurado na rede, ou seja, que está desligado, não pode ser atacado.

Fazer backup – A perda ou roubo de dados e informações pessoais e de negócios cria aborrecimentos diversos. É prudente realizar cópias de backup do sistema, aplicações e arquivos diariamente. Mesmo sem um ataque iminente, existe, a todo momento,o risco dos dados serem perdidos, seja em decorrência de uma queda de luz, defeito de hardware, raios ou outros eventos não esperados. Utilize produtos que permitem backups automáticos e regulares em todos os formatos de mídias de dados comuns. As mídias de backup devem ser guardadas em um local seguro. Como alternativa, os backups também podem ser feitos online (em nuvem), onde o reduzido risco residual da perda ou dano das mídias de backup também pode ser diminuído.

O especialista também sugere que o usuário mantenha seu sistema operacional, aplicativos de software e de segurança sempre atualizados, com a mais recente versão. “Não se pode brincar com segurança e mesmo que se invista um pouco a mais de seu orçamento para isso, vale a pena e é uma forma inteligente de se evitar ser vítimas dos criminosos cibernéticos”, destaca o especialista.

Siga o blog no TWITTER

Mais notícias, artigos e informações sobre qualidade, meio ambiente, normalização e metrologia.

Linkedin: http://br.linkedin.com/pub/hayrton-prado/2/740/27a

Facebook: http://www.facebook.com/#!/hayrton.prado

Skype: hayrton.prado1

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: