Você acha que caminhada emagrece? Saiba que ela pode até engordar!

Vinícius Possebon

Será que caminhada realmente emagrece? Você já ouviu algumas pessoas falarem que qualquer atividade física ajuda a emagrecer? E se eu dissesse para você que, na verdade, a caminhada engorda? É verdade, a caminhada pode fazer você engordar, literalmente. E é isso que eu quero provar para você neste artigo.
Você já deve ter ouvido isso de amigos, familiares, ou até mesmo do seu médico. As pessoas costumam dizer que o importante é fazer qualquer atividade que seja prazerosa para você. Nesse caso, vale fazer caminhada, praticar um esporte ou se matricular na academia. É claro que, se você gosta de praticar essas atividades, é recomendado praticá-las. Porém, se o seu objetivo com a prática desses exercícios é o emagrecimento, você está no caminho errado.

Se você for ao médico pedir um analgésico para dor de cabeça, ele não vai dizer para você tomar o remédio que você mais gosta, não é verdade? A mesma coisa acontece com o exercício para emagrecer: não é qualquer um que vai te ajudar a alcançar seu objetivo. Isso foi o que eu constatei após anos de muito estudo, dedicação e experimentos.

Um dos estudos que me ajudou a entender por que a caminhada não emagrece foi feito por um norte americano chamado Hardman, em 1992. A pesquisa foi feita com 28 mulheres que faziam exercício e 16 que não faziam. O estudo comparado durou 1 ano e, nesse tempo, o primeiro grupo, de 28 mulheres, fez 175 minutos de caminhada por semana, enquanto o grupo menor ficou parado. A ingestão calórica dos grupos, claro, foi controlada durante todo o processo.

O resultado disso? Quem não fez o exercício saiu de 34,99% de gordura para 35,4%. Ou seja, um aumento de menos de 1%. O grupo que fez caminhada todos os dias, por no mínimo 20 minutos, ficou com um déficit calórico de 44.000kcal. Porém, esse grupo passou de uma média de 36, 1% de gordura para 37,1%. Ou seja, as pessoas que caminharam durante um ano inteiro aumentaram mais o seu índice de gordura do que as pessoas que ficaram sedentárias.

O que o estudo percebeu foi que o corpo cria alguns mecanismos de super compensação, isto é, quanto mais gordura é queimada durante um exercício, mais o corpo cria um mecanismo para compensar a perda. O segredo para emagrecer não está na quantidade de calorias que você gasta fazendo um exercício, mas sim no que continuará sendo gasto após a atividade. É esse o método que eu uso com meus alunos.

Isso quer dizer que, por mais que durante a caminhada você gaste mais calorias do que num exercício de alta intensidade, após realizá-la, seu metabolismo ficará mais lento nas horas de repouso. Em contrapartida, após o exercício de alta intensidade, seu metabolismo ficará acelerado por até 48h, ou seja, você passará 2 dias pagando o “débito” da energia que gastou, pois o estímulo foi muito forte.

Desta forma, afirmo que é possível emagrecer de vez, sem precisar gastar horas numa academia, em cima de uma esteira. Tenho certeza que você será uma pessoa muito mais feliz e satisfeita com suas metas físicas alcançadas. Agora, mãos à obra, vá em busca de seus objetivos e não deixe de compartilhar essa informação valiosa com seus amigos!

Vinícius Possebon é personal trainer, palestrante e criador do Sistema de Emagrecimento Queima de 48 Horas https://www.facebook.com/queimade48horas

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