Teste sua habilidade de escutar

WORKSHOP ISO 9001:2015

EVENTO GRATUITO

28 de novembro

Sorocaba – SP

mailing

Mais informações e inscrições: Raquel: (15) 3228-2854 – raquel@consultoriaiso.com.br

Ernesto Berg

Escutar é uma habilidade que precisa ser desenvolvida, pois não nascemos com ela. Este teste vai lhe dizer se você tem a habilidade de escutar. Responda as questões em termos da sua maneira de ser. Não procure “acertar” ou imaginar a melhor resposta. Seja você mesmo.

S = SIM        N = NÃO        + –  = MAIS OU MENOS

1. Você prefere falar? (em vez de ouvir)  S   N   + –

2. Você costuma memorizar (ou anotar) os itens mais importantes de uma conversação?  

S   N   + –

3. Você tem o hábito de prestar atenção às mensagens não verbais (gestos, postura, expressão facial etc.) e as utiliza como fonte de referência para  dar seguimento ao diálogo?

S   N   + –

4. Você costuma virar-se, mexer-se, olhar para os lados ou ocupar-se com o celular enquanto alguém fala com você?  S   N   + –

5. Você costuma fazer perguntas para que você possa entender melhor o que a outra pessoa diz? S   N   + –

6. Você demonstra um real interesse no que a pessoa está dizendo, olhando atentamente para ela? S   N   + –

7. Você solicita uma nova explicação ou repetição de algo que não tenha entendido bem? 

S   N   + –

8. Você tem o hábito de interromper as pessoas enquanto elas estão falando?                       

S   N   + –

9. Você presta atenção aos conteúdos emocionais tanto quanto escuta o que a pessoa diz?

S   N   + –

10. Você demonstra impaciência ou irritação, quando alguém lhe diz algo que lhe aborrece?

S   N   + –

Faça sua contagem de pontos

Marque um ponto para cada resposta SIM dada às seguintes perguntas: 2, 3, 5, 6, 7, 9

Marque um ponto para cada resposta NÃO dada às seguintes perguntas: 1, 4, 8, 10

Marque meio ponto para cada resposta MAIS OU MENOS

TOTAL DE PONTOS: ______

Seu resultado

De 9 a 10 pontos. Você é um bom ouvinte. Sabe captar as ideias do interlocutor e sua atitude desperta confiança.

De 6 a 8,5 pontos. Você é um ouvinte médio. Consegue captar boa parte das mensagens, mas mostra, também, a necessidade de praticar mais a arte de bem ouvir, a fim de superar algumas deficiências.

Abaixo de 6 pontos. Você provavelmente tem dificuldades em saber ouvir. Boa parte das mensagens que escuta não é processada adequadamente e sofre algum tipo de interferência pessoal, o que o deixa “desligado” de alguns pontos importantes da conversação.

A diferença entre escutar e ouvir

Uma das melhores maneiras de demonstrar seu interesse pelas pessoas e estabelecer relacionamentos profícuos é a capacidade de saber escutar. Escutar é uma habilidade que precisa ser desenvolvida, pois não nascemos com ela. Gostamos mais de falar do que de escutar e poucas vezes nos concentramos em realmente ouvir. Confundimos escutar com ouvir. Ouvimos sons, ruídos, chiados, vozes, barulhos, mas não estamos, de fato, atentos a isso. Em geral só escutamos 25% do que ouvimos e os restantes 75% são eliminados. Escutar significa prestar atenção. Quando escutamos, isto é, prestamos atenção, somos capazes de entender melhor quem a pessoa é, sua forma de pensar e de agir. A capacidade de saber ouvir atentamente é uma das competências mais importantes que podemos desenvolver, pois dela depende, em alto grau, a condição de resolver conflitos e estabelecer entendimentos proveitosos tanto no ambiente de trabalho quanto familiar.

Ernesto Berg é consultor de empresas, professor, palestrante, articulista, autor de 14 livros, especialista em desenvolvimento organizacional, negociação, gestão do tempo, criatividade na tomada de decisão, administração de conflitos.  Graduado em administração e sociologia, pós-graduado em administração pela FVG de Brasília. Foi executivo do Serpro em Brasília por dez anos e consultor senior da Alexander Proudfoot Company de São Paulo.

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