A procura do mercado por gestores líderes e de alta performance

normas_com_br_2014_logo

www.normas.com.br

Esse site de busca, gerenciado pela TARGET, é o mais completo e o único buscador de normalização técnica (normas NBR e Mercosul), normas regulamentadoras do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), regulamentos técnicos e portarias do Inmetro, matérias técnicas, projetos de normas técnicas (NBR), cursos técnicos, pesquisar no Target Gênius Respostas Diretas (o mais avançado e inovador sistema de perguntas e respostas sobre requisitos de normas técnicas), pesquisar sobre os e-books disponíveis da American Society Quality (mais de 300 publicações, as melhores e mais completas do mercado) e as resoluções e os procedimentos das agências reguladoras governamentais (como a Aneel e ONS).

Na verdade, por conta da popularização da internet houve a necessidade de uma nova classe de serviço na web: os buscadores. Com o aumento da preocupação das empresas em cumprir obrigatoriamente as normas técnicas e regulamentos, o site www.normas.com.br se tornou indispensável para os gestores, engenheiros, professores, estudantes, etc.

Para usá-lo é simples: basta digitar uma palavra chave e direcionar a sua pesquisa nos botões no alto, Normas ABNT NBR/NM, NR MTE, RT/Portarias INMETRO, Matérias Técnicas, Projetos de NBR, Cursos, Gênius/FAQ, e-books ASQ, Resoluções ANEEL e Procedimentos ONS, clicar em pesquisar e diversos assuntos estarão à sua disposição.

As normas técnicas podem ser visualizadas (em parte) totalmente gratuitas e para comprar, qualquer norma por apenas 15 reais, basta colocar o número de um cartão de crédito válido. Nunca foi tão fácil acessar as informações tecnológicas essenciais para sua empresa ficar mais competitiva com apenas um clique.

Claiton Fernandez

As empresas estão à procura e precisam de gestores que saibam liderar. O que se vê, no entanto, é que a maioria deles não está preparada para liderar equipes. Os gestores ainda carregam um perfil predominantemente técnico, sem preparo para exercer uma efetiva gestão de pessoas, com dificuldades para delegar e, muitas vezes, sem preparo para ocupar a função.

As habilidades mais distantes são a flexibilidade para lidar com situações novas, o equilíbrio para enfrentar pressões e a visão ampla para tomada de decisões. Isto tem reflexo direto na organização, que demora para responder às mudanças do mercado, passando o gestor a ser questionado pelos colaboradores e a organização pelos seus clientes/parceiros.

Como se vê, o descompasso entre o perfil atual do gestor e as exigências do mercado é assustador. Enquanto o mercado requer gestores que saibam trabalhar em equipe, exercer boa comunicação, enfrentar pressões com equilíbrio e clareza, desenvolver competências com melhorias no ambiente de trabalho, exercer com maestria a negociação e gerar resultados, tomar decisões rápidas em diferentes situações, administrar conflitos e costurar acordos, uma pesquisa recente do Grupo Bridge revela que, com relação ao perfil requerido do líder atual, 50,03% estão despreparados, 38,43% precisam se desenvolver e apenas 11,54% estão prontos para exercer a liderança.

É preciso concordar que a quantidade de gestores qualificados para a oferta de oportunidades é desproporcional à demanda existente, o que preocupa quando se vê que na base da pirâmide que as organizações estão absorvendo cada vez mais profissionais gestores sem capacitação ideal. Constata-se um verdadeiro apagão de gestores líderes e de alta performance no mundo dos negócios. É preocupante pensar que ainda existem inúmeras organizações no mercado com equipes sem efetivo comando e liderança.

A prática mostra que a falta de desenvolvimento de gestores tem feito com que os líderes falhem no papel de delegar responsabilidades aos seus pares, fator impeditivo da atração e retenção de talentos profissionais. E, perder um profissional qualificado, tem graves consequências internas e externas, o que um gestor líder e qualificado poderia evitar.

As organizações têm buscado gestores com uma atuação mais consultiva e menos diretiva. Mais do que um chefe ou profissionais despreparados, o mercado precisa e está à procura de gestores líderes e de alta performance, fator decisivo na busca de expansão e de melhores resultados.

Claiton Fernandez é palestrante, consultor e educador. Autor dos livros “Caminhos de um Vencedor” e “Da Costela de Adão à Administradora Eficaz”. Site: www.claitonfernandez.com.br

Siga o blog no TWITTER

Mais notícias, artigos e informações sobre qualidade, meio ambiente, normalização e metrologia.

Linkedin: http://br.linkedin.com/pub/hayrton-prado/2/740/27a

Facebook: http://www.facebook.com/#!/hayrton.prado

Skype: hayrton.prado1

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: