Balanço de fim de ano: analisando 2014

CURSO TÉCNICO

Instalações Elétricas em Atmosferas Explosivas – Presencial  – A partir de 3 x R$ 257,81 (56% de desconto)

O curso de Instalações Elétricas em Atmosferas Explosivas faz parte da sequência do curso de NR-10 – Segurança em Instalações e Serviços com Eletricidade.

de 15/12/2014 até 16/12/2014

Analisar suas conquistas e falhas é etapa importante para começar 2015 com o pé direito

Novos empregos, novos amores, novos desafios… O que 2014 trouxe de bom – e de ruim – para você? O que você deseja que continue presente na sua vida ou mude para o ano que está chegando?

Não existe momento mais propício do que esse para voltar às atenções para si mesmo. A época das festas de fim de ano traz consigo o clima de comemoração e de fechamento de um ciclo, mas, para que esse ciclo seja realmente concluído com sucesso, é preciso que haja um momento de reflexão e análise sobre tudo aquilo que aconteceu nos últimos 365 dias que se passaram.

Madalena Feliciano, diretora do Instituto Profissional de Coaching, lembra que é preciso colocar na balança tudo aquilo que aconteceu de importante na sua vida durante o ano – e, para fazer isso na prática, uma boa ideia é sentar em um lugar calmo e quando você estiver sem pressa, colocando no papel tudo aquilo que merece ser destacado. “Pegue uma folha em branco e faça diversas colunas: uma para a sua carreira, uma para sua vida amorosa, outra para a área financeira, outra para a diversão/lazer, outra para saúde, etc. Em cada área dessas faça outra divisão: uma coluna para coisas boas, outra coluna para coisas ruins. Escreva o que houve de bom e de ruim em cada área e dê notas de 1 a 10 de acordo com o seu sucesso”, sugere a especialista.

Essa atitude auxilia na reflexão, deixando mais visível se existe uma falta de equilíbrio entre as áreas analisadas. “O ideal é encontrar uma harmonia, um equilíbrio em tudo. Mas sim, esse é um objetivo que não é cumprido com tanta facilidade – e o ser humano tende a se dedicar mais àquilo que já tem sucesso, por exemplo: se a sua área amorosa está muito bem e a sua área financeira vai muito mal, é mais fácil continuar dedicando-se a sua vida amorosa, pois ali você já possui maior garantia de sucesso – e ninguém gosta de falhar”, ressalta Madalena.

Além da análise e reflexão de fim de ano, que são o passo inicial para começar o próximo ano com o pé direito, também é importante planejar metas e objetivos concretos para o próximo ano, ressaltando a forma como eles serão feitos. “De nada adianta você falar que deseja viajar no próximo ano se não se preparar para isso. Para concluir esse objetivo, é preciso desde já pensar o que será feito: você guardará dinheiro mensalmente? Em que mês será a viagem? É possível deixar o trabalho de lado por um tempo para viajar? Você terá que deixar o emprego? Todas essas possibilidades devem ser pensadas na hora de planejar um objetivo”, exemplifica a coach.

Ainda falta um tempo para as festas de fim de ano, mas que tal começar a repensar desde já as suas conquistas e falhas desse ano que passou e fazer planos concretos para o ano que vem? Sua carreira, sua vida amorosa e sua saúde agradecerão no final.

Siga o blog no TWITTER

Mais notícias, artigos e informações sobre qualidade, meio ambiente, normalização e metrologia.

Linkedin: http://br.linkedin.com/pub/hayrton-prado/2/740/27a

Facebook: http://www.facebook.com/#!/hayrton.prado

Skype: hayrton.prado1

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: