Liderança e oratória: como esses aspectos estão diretamente ligados

CURSO PELA INTERNET

Técnicas de Negociação – Disponível pela Internet

Como lidar com os diversos tipos de negociações.

Um bom líder é aquele que sabe transmitir confiança, se porta corretamente frente à empresa e está pronto para representá-la em todas as situações – inclusive, com discursos.

Para ser um bom orador você não precisa necessariamente ocupar um cargo de chefia – porém, para ser um bom líder/chefe, ter o dom da oratória bem desenvolvido é característica importante. Isso acontece porque os currículos profissionais hoje não são mais o suficiente. As empresas atuais procuram cada vez mais desenvolver líderes, ou seja, profissionais que tenham conhecimentos além dos técnicos. As habilidades de se relacionar bem com a equipe, facilitar os meios para a produtividade, conquistar bons resultados e estar sempre pronto para representar a empresa em qualquer situação são cada vez mais apreciados pelas grandes instituições.

Além dessas habilidades, um profissional capaz de comunicar por meio da oratória causa um alto impacto de carisma, credibilidade e confiança em quem os ouve, ou seja, é característica importante para alcançar a liderança. “A oratória assume esse papel importante porque é fundamental que o líder se imponha, seja apresentando suas ideias e opiniões, seja ouvindo os outros ou perguntando, mas, acima de tudo, se posicionando em busca do consenso com foco na solução. Dessa forma, o profissional evita conflitos e maus entendimentos”, explica Michel Soares, especialista em oratória.

Responsável por administrar treinamentos para pessoas que têm dificuldade para falar em público há mais de cinco anos, Soares ressalta não é coincidência nenhuma as pessoas de sucesso compartilharem algumas características em comum. “A boa desenvoltura de expressão verbal e corporal, a autoconfiança e a boa oratória são um grande auxílio em situações de networking, reuniões, apresentações de trabalho, etc. As pessoas que desenvolvem essas características geralmente conquistam de forma mais fácil a atenção, a admiração, a confiança e a credibilidade daqueles que o ouvem – habilidades de um bom líder” ressalta o especialista.

Soares diz que para tornar-se um líder é preciso desenvolver algumas características fundamentais, como o conhecimento e o domínio das técnicas de oratória, a boa comunicação, o autoconhecimento – ou seja, conhecer os seus pontos fortes e pontos fracos e saber trabalhar com eles, – e a autoconfiança. “Com essas habilidades a pessoa passa a falar com mais credibilidade e conquista de forma mais efetiva a atenção e o carisma dos demais”, comenta.

Apesar de todas as informações disponíveis, muitos não sabem por onde começar e nem acreditam em seu potencial – e isso é extremamente errado. O especialista lembra que todos podem, sim, se tornar exímios oradores, mas que, para isso, precisam se dedicar e, em alguns casos, encontrar um bom profissional que auxilie esse processo.

“Não são todas as pessoas que nascem com o dom da oratória e da liderança – mas todas podem adquirir essas habilidades. É para isso que profissionais como eu estão no mercado, para fazer com que todos sejam capazes de apresentar uma boa ideia aos seus chefes, que estejam prontos para tornarem-se líderes – e, mais do que isso, confiem em si mesmos e transmitam essa confiança aos outros que lhe escutam, independente de quem sejam”, conclui Soares.

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: