A roda da vida do novo e do velho ano

CURSO PELA INTERNET

Formação de Auditores Internos de Sistemas Integrados de Gestão (Qualidade, Meio Ambiente, Saúde, Segurança do Trabalho e Responsabilidade Social) – Disponível pela Internet

Capacitar os participantes a realizar auditorias compartilhadas do Sistema Integrado.

Conheça a ferramenta da Roda da Vida e analise melhor o ano que passou e o ano que logo vai chegar

O fim de ano vai se aproximando, e com ele chegam o espírito natalino, a vontade de mudança e os momentos de reflexão, que fazem com que as pessoas sintam-se mais felizes e nostálgicas, sentindo que esse é mais um ciclo que se fecha. Mas você realmente encerrou esse ciclo e está pronto para entrar em um novo ano?

Você ainda se lembra das promessas que fez no ano passado? Elas foram cumpridas? Essa é uma questão comum na vida de quase todos, e acredito que muitas pessoas não fazem nem ideia mais daquilo que prometeram a si mesmas, – porém, agora pode ser a hora de mudar isso, trazendo para a realidade aquilo o que você deseja.

Segundo o psicólogo e coach João Alexandre Borba, o final do ano não é necessariamente a época para pensar no futuro – e sim de repensar o passado. “Isso acontece porque para você conseguir programar um bom ano pela frente, precisa fazer um balanço do ano que passou. E porque chamamos de balanço? Porque o ideal é perceber se você passou por um ano equilibrado”, resume.

O balanço de fim de ano, para ter bons resultados no futuro, precisa ser um momento de pura reflexão, no qual a pessoa pare o que está fazendo e passe um tempo apenas pensando em como foi o ano nos mais diversos aspectos. “Essa é a hora de fazer um revisão detalhada dos últimos 365 dias. Como foi a área emocional? Você fez o que queria? Foi atrás dos seus planos e desejos? Buscou se satisfazer ou cuidou apenas dos outros e esqueceu de você? Essas são apenas algumas das perguntas que devem ser feitas a si mesmo”, comenta o psicólogo.

Uma boa ideia para terminar bem o ano vigente – e consequentemente começar bem o próximo ano – é terminar tudo o que você puder/conseguir o quanto antes possível, assim você entra em um novo ciclo sem nada que lhe prenda ao passado. “Está em um relacionamento que passa por uma fase ruim e não consegue tomar uma decisão? Aproveite o final do ano para analisar o que passou e ver se vale à pena continuar – e se esforçar para isso, – ou terminar de uma vez, começando 2015 de forma diferente, iniciando um novo ciclo”, exemplifica Borba.

Para ajudar nesse processo de equilibrar as áreas da vida, o coaching oferece uma ferramenta chamada de “Roda da Vida”, que auxilia no processo de analise e balaço. “A Roda da Vida é interessante porque abarca todas as áreas do ser humano, desde lazer/diversão, passando pela vida pessoal e amorosa, financeira, profissional, saúde, etc. O ideal é a pessoa reservar um tempo e analisar como anda a sua vida em geral, sendo sincera consigo mesma e percebendo o que falta para alcançar o equilíbrio”, comenta o profissional.

O que é muito comum é uma pessoa perceber que uma área de sua vida vai bem – e, por causa disso, ela investe nisso e deixa de lado áreas que precisavam de mais atenção. Isso acontece porque as pessoas são viciadas na vitória, em insistir no que já está bom, mas, ao fazerem isso, não percebem que muitas vezes estão deixando de lado aquilo que realmente precisa de atenção. “O equilíbrio só é alcançado quando existe um esforço maior nas áreas que estão deixando a desejar”, comenta.

Uma dica que Borba oferece é fazer duas rodas: uma do ano que passou e uma de como você pretende que seja a roda do próximo ano – de forma realista, é claro. E relembra: comece a fazer as coisas assim que puder. “É comum a gente deixar as coisas de lado, empurrar com a barriga e dizer que ah, no ano que vem eu começo. O ideal é deixar esse costume de lado e começar desde já a se mexer, assim, a entrada no próximo ano tem mais chances de ser melhor e mais equilibrada, afinal, o processo de balanço já começou antes. É claro que é bom aproveitar as férias, mas aproveite-as para fazer algo importante para si mesmo. E uma frase que eu gosto muito para essa época do ano é: enquanto o passado não deixar o presente acontecer, seu futuro será a esperança de um novo passado”, conclui o psicólogo.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: