Controlando a ansiedade social específica

REGULAMENTOS TÉCNICOS

Os Regulamentos Técnicos, estabelecidos por órgãos oficiais nos níveis federal, estadual ou municipal, de acordo com as suas competências específicas, estabelecidas legalmente e que contém regras de observância obrigatórias às quais estabelecem requisitos técnicos, seja diretamente, seja pela referência a uma Norma Brasileira ou por incorporação do seu conteúdo, no todo ou em parte, também estão disponíveis aqui no Portal Target. Você pode realizar pesquisas selecionando o produto “Regulamentos Técnicos” e informando a(s) palavra(s) desejada(s). Clique no link https://www.target.com.br/produtossolucoes/regulamentos/regulamentos.aspx

Especialista diz que uma das situações em que esse problema costuma aparecer é na hora de falar em público.

A ansiedade está presente quando a pessoa sente-se ameaçada ou com medo, e, apesar de trazer uma sensação ruim, ela é saudável, pois é uma espécie de “aviso” ao corpo sobre os riscos morais ou físicos que se está correndo. Essa sensação acontece porque a ideia de ser confrontado pode provocar uma significativa ansiedade antecipatória pelo receio de reagir de forma humilhante ou embaraçosa.

“A ansiedade social pode acontecer por vários motivos, como situações de comer e beber na frente dos outros, urinar em um banheiro público, entrar numa sala onde já existam pessoas sentadas, falar com estranhos, participar de reuniões sociais, interagir com o sexo oposto, lidar com figuras de autoridade, manter contato visual com pessoas não familiares, etc. Porém, nesse caso trataremos mais especificamente do medo de falar em público, problema que atinge inúmeras pessoas”, explica Michel Soares, especialista em oratória.

Para não passar por esse obstáculo, muitas pessoas evitam se expor/falar em público, – porém, uma hora ou outra, isso será necessário. Seja para conquistar um bom cargo na empresa, apresentar um trabalho de faculdade ou novas ideias ao seu chefe, a oratória bem desenvolvida é requisito importante para o sucesso.

O medo de falar em público normalmente funciona de forma inibidora, ou seja, faz com que a pessoa trave e sinta-se inibida de seguir o seu planejamento – ou de fazer sua apresentação como inicialmente programada, por exemplo. “Expor sua opinião ou ideias para o público é saber que você será analisado, interpretado e julgado por pessoas que não conhece. E é comum que isso gere insegurança,” comenta. O problema é quando esse medo impede a pessoa de seguir com a sua vida.

O especialista ressalta que não é feio e nem errado não conseguir falar em público. “Ninguém deve se culpar por isso. É preciso aceitar que o medo existe e então tratá-lo e passar por cima dele, assim como fazemos com os outros medos que sentimos e obstáculos que encontramos no meio do caminho”, exalta.

Soares, que é técnico de oratória há cinco anos, diz que existem várias técnicas que podem ser aplicadas para “passar por cima” desse medo – e cada pessoa se dá melhor com uma técnica. “No meu trabalho eu estudo a pessoa e descobrimos juntos o que deve ser feito para eliminar esse medo, já que cada método funciona melhor para cada um”, ressalta.

Algumas técnicas utilizadas são manter a respiração estável e o pensamento focado somente naquilo que será dito, estabelecer uma postura corporal confortável antes da exposição, levar uma “colinha” com você, etc. Porém, independente do grau de medo e da técnica utilizada por cada um, o ponto mais importante na boa oratória é ter autoconfiança. “Resumidamente, superar o medo de falar em público é não se preocupar com a reação do outro diante das suas atitudes, falas e demais manifestações – e, para isso, o auxílio profissional pode ser um grande ponto de partida”, conclui.

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: