Metas: é possível chegar lá!

Ernesto Haberkorn

Uma vida sem objetivos é como um dia sem sol, um tédio total. As metas direcionam as ações pessoais e profissionais, mostram o caminho que se deve seguir. A essência das metas está em estabelecer desafios, de forma que os objetivos individuais e profissionais se entrelacem.

Mas, só vale manter a meta no radar se tiver intenção de conquistá-la, caso contrário, é melhor esquecê-la. É sempre tempo de parar e analisar se seus propósitos estão dentro da realidade e compatíveis com seu ritmo de vida.

Algumas pessoas almejam alvos e não param para pensar por um instante em qual é o seu papel, significado, o que realmente querem alcançar e se a tão sonhada conquista vai promover seu desenvolvimento, tanto pessoal quanto profissional. É preciso fazer alguns questionamentos como: rever a lista de metas do ano anterior; identificar os desafios profissionais; se as metas propostas são desejáveis e atingíveis; deixar tudo escrito e pontuado; definir as tarefas para atingir as metas; criar indicadores para acompanhar seu desempenho; ser flexível e mudar a lista quando for necessário.

Portanto, metas precisam implicar um processo de mudança. É muito importante estabelecer e cumpri-las, desde que estas contribuam para uma progressão em sua vida, que façam a diferença.

Entregar-se e dar 100% de si assumindo responsabilidades e se comprometendo com todas as ações propostas, além de deixá-lo mais próximo de seu objetivo, promove um bem-estar e mais qualidade de vida, pois você estará em busca e lutando por algo que ama e quer. Acredito que, se o indivíduo estiver em equilíbrio, com seus objetivos na medida certa, pode se tornar uma pessoa melhor, mais produtiva, competente e feliz.

Se o trabalho de um profissional pede algo em que ele não seja tão bom, é preciso buscar uma maneira de se aperfeiçoar, mas sem se torturar por isso. Às vezes, se o propósito é muito duro e pesado, o indivíduo diminui sua capacidade de desenvolvimento e crescimento na vida profissional e pessoal, pois perde a autoconfiança.

Cada mente reflete uma determinada forma de pensar, cada ser humano possui uma maneira de raciocinar e querer. É essencial saber qual a sua exigência, seu potencial, sua capacidade e características para entender quais resultados pode atingir e até onde você pode chegar.

Durante minha trajetória, identifiquei alguns pontos de como chegar lá e conquistar seus objetivos. Lembre-se de que dicas são dadas para quem quer acertar ou corrigir alguns pontos, para você sair de onde está e chegar aonde quer chegar é preciso dar o primeiro passo.

É importante rever sua lista de metas, dividi-las para multiplicar, descobrir quais seus desafios profissionais e pessoais, escolher objetivos desejáveis e atingíveis, escrevê-las e priorizá-las. São alguns tópicos que devem merecer atenção. Além de definir tarefas e passos necessários para atingir cada uma delas, criar indicadores de para acompanhar seu desempenho, é importantíssimo também ser flexível, alterar a lista quando necessário e estabelecer prazos de curto, médio e o longo prazo para alcançar objetivos.

É possível ter uma carreira bem-sucedida atrelada à qualidade de vida e, ainda, se tornar um ser humano pró-ativo e saudável, que cumpre as metas estabelecidas e chega lá! O mais importante é que a pessoa dê foco aos seus objetivos, seja equilibrado e não exceda em nenhum dos campos da vida.

Tenha em mente que tudo é um processo, constituído de diversas etapas e que, ao longo do período, tudo tende a se alinhar. Trabalhar em cima de metas sobre o resultado é um exercício diário para todos. Só com muito comprometimento e empenho é que os objetivos propostos serão alcançados.

Ernesto Haberkorn é diretor da TI Educacional e criador do Circuito NETAS (acrônimo de Natureza, Esporte, Trabalho, Amor e saúde) treinamento diferenciado, criado com o intuito de apresentar uma rotina mais saudável e com qualidade de vida.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: