A importância do relacionamento interpessoal

Curso pela internet

Formação de Auditores Internos de Sistemas Integrados de Gestão (Qualidade, Meio Ambiente, Saúde, Segurança do Trabalho e Responsabilidade Social) – Disponível pela Internet

Capacitar os participantes a realizar auditorias compartilhadas do Sistema Integrado.

Entenda os motivos que fazem a comunicação ser tão valorizada no mundo atual.

A comunicação está presente na vida do homem desde os tempos mais longínquos. A forma a qual ela é feita vem sendo mudada e aperfeiçoada com o passar do tempo, mas a sua importância é sabida desde os tempos mais primórdios – afinal, os homens precisavam se comunicar e viver em grupo para sobreviver aos animais ferozes e catástrofes naturais. Hoje os perigos são outros, e mesmo que o ser humano considere-se independente, ele passará por algum momento em que precisa trocar informações com outra pessoa – ou seja, independente do motivo, a comunicação continua exercendo papel essencial na vida de todos.

Uma das formas de comunicação mais valorizadas atualmente é o relacionamento interpessoal, um conceito que significa uma relação entre duas ou mais pessoas, que pode estar inserido em um âmbito familiar, escolar, de trabalho ou de comunidade. “O relacionamento interpessoal implica em uma relação social, que pode ser de diferentes níveis e envolver diversos sentimentos e emoções”, explica o psicólogo e coach, João Alexandre Borba, que complementa, “e hoje, saber ter um bom relacionamento interpessoal com as pessoas que estão a sua volta é uma característica extremamente valorizada – principalmente no mundo dos negócios”.

O mercado está cada vez mais competitivo, e as habilidades que cada um tem em seu currículo podem não ser mais o suficiente na hora de garantir um bom emprego. “As boas experiências anteriores continuam somando muitos pontos na hora de conquistar um emprego – mas, para mantê-lo, é preciso mais do que um currículo recheado, criatividade e força de vontade: é preciso saber se comunicar e se relacionar com seus chefes, colegas e possíveis subordinados”, comenta o coach.

Não é a toa que aqueles que são considerados bons chefes possuem uma capacidade extrema de comunicação e relacionamento – afinal, eles precisam ter o comando da equipe na hora de exigir algo. “Um chefe que não sabe dar ordens, explicar de forma clara as ações que devem ser feitas ou fornecer feedback para seus colaboradores com certeza não terá o controle de sua equipe – e isso poderá lhe causar prejuízos. Por outro lado, um funcionário que não consegue responder de forma clara o seu chefe, compartilhar suas ideias, ser ativo durante reuniões e ter um bom relacionamento dentro da empresa também está em desvantagem e corre riscos”, exalta Borba.

O psicólogo lembra que existem sim pessoas que possuem uma maior facilidade na hora de se relacionar com outras pessoas – mas que essa é uma característica que pode ser desenvolvida por todos, mesmo que alguns precisem da ajuda de um profissional para isso. “Para ter sucesso nesse objetivo, a pessoa deve sempre se lembrar da importância que um bom relacionamento com aqueles a sua volta traz. Rapidamente, consigo listar vários motivos que podem servir como motivação para que a comunicação seja efetiva: melhora e aumento do ciclo de networking; conhecimento de novas culturas; aprendizagem de coisas novas; perder – ou pelo menos minimizar – a inibição e a timidez; autoconhecimento e confiança – afinal, quando sua voz é ouvida, você sente-se mais imponente; possibilidade de desenvolver novas ideias e quebrar paradigmas, etc.”, conclui Borba.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: