Sete dicas para construir uma equipe de alta performance

Sistema Target GEDWeb ajuda as empresas na Gestão do Conhecimento Tecnológico

Com o Target GEDWeb pode-se com alguns cliques acessar a informação técnica que a sua empresa necessita no seu dia a dia, como normas técnicas, regulamentos técnicos, publicações da ASQ, cursos online, toda documentação organizacional, etc. A tecnologia oferecida permite a inserção de qualquer conteúdo desejado pela empresa e, o que é melhor, monitorado e atualizado online.

Para acessar o sistema, clique no link Target GedWeb. Para mais informações, ligue (11) 5641-4655 ramal 883 ou mande um e-mail para relacionamento@target.com.br

“Se você quer ir rápido, vá sozinho. Se quer ir longe, vá em grupo”. Este provérbio africano evidencia muito bem o valor do trabalho em equipe. Trata-se de uma máxima que se aplica muito bem nos dias atuais, quando as organizações enfrentam um mundo cada vez mais interligado, com processos de negócios complexos e dinâmicos.

A força individual hoje, pelo menos no mundo do trabalho, se evidencia na soma, quando cada um dos colaboradores tem o seu reconhecimento nos resultados de um todo. Mas como construir uma equipe valorizada, fortalecida e de alta performance para a empresa? Conheça sete dicas listadas pelo vice presidente de operações da Furukawa, Amaury Razente.

1. Criar uma visão, alinhar os esforços e engajar: A criação de uma equipe ocorre quando o líder compartilha a visão e se compromete a transformar essa visão em realidade. As equipes têm que aprender a interagir de forma eficaz. Criar, falar e agir genuinamente, a fim de cumprir a visão. Esses compromissos são a base para o alinhamento e para o fortalecimento do relacionamento de todos os membros da equipe.

2. Focar na produção de atitudes de valor: As equipes aprendem a aumentar a velocidade com ideias e projetos que são transformados em realidade. Equipes de alta performance são capazes de se mobilizar rapidamente, inovar mais rápido que seus concorrentes e executar com perfeição na busca da visão.

3. Construir e gerenciar relacionamentos baseados na confiança: Equipes de alta performance alcançam maiores níveis de criatividade, inovação e comprometimento, aprendendo a estabelecer relacionamentos baseados na confian- ça entre seus membros. Na ausência de confiança completa, pessoas têm a tendência de reter as suas ideias, observações ou perguntas. Essa retenção de idéias e observações impacta, significativamente, no pensamento criativo e na resolução criativa de problemas. Ao longo do tempo, resulta em uma perda importante do capital intelectual. Equipes de alto desempenho aprendem que os relacionamentos dependem do contexto das conversas que as pessoas têm ou não umas com as outras. Relações de profunda confiança, associadas a conversações autênticas, geram colaboração, comprometimento e a coordenação espontânea necessária para alcançar a excelência competitiva. Quando os membros da equipe não têm relacionamento forte entre si, não desenvolvem níveis de confiança profundos e não assumem, de verdade, o risco necessário para, de fato, acelerar a performance nos negócios.

4. Produzir comprometimento baseado no espírito de equipe: Equipes de alta performance entendem e assumem um conjunto específico de compromissos que são a base para uma equipe autêntica. Em termos simples, a base para uma equipe sólida não é um conjunto de técnicas que você coloca em prática a partir de um livro, mas sim, um conjunto de compromissos que vem do coração. Esses compromissos trazem ações e práticas que geram um extraordinário trabalho de equipe e que produzem resultados igualmente extraordinários. Os compromissos consistentemente manifestados pelas equipes de alta performance incluem: dividir a a utoria da visão com a equipe; o compromisso com o bom relacionamento e a verdade; o compromisso em assumir 100% da responsabilidade e o de prestar contas pelas promessas que cada membro da equipe fez. O senso de se sentir dono da empresa, área ou projeto irá substituir a reação automática de rejeitar idéias ou criar tensão no ambiente.

5. Reuniões de análise: Equipes de alto desempenho aprendem novas formas de participação nas reuniões de revisão e análise para produzir resultados altamente colaborativos de forma mais produtiva. Eles precisam aprender a controlar o humor da reunião, com frequência relembrar a missão, verificar o status dos compromissos assumidos pelos membros da equipe, notificar e gerenciar atrasos e rever a coerência entre o plano e a sua consistência com a missão.

6. Desafiar a quebra de paradigmas: Equipes de alta desempenho têm de aprender a olhar para além do comum, para o negócio como ele é, e focar no compromisso de gerar avanços significativos (breakthrough). Quando avanços são vistos como possíveis, eles começam a ocorrer.

7. Gerenciar efetivamente os problemas: Equipes de alta performance precisam aprender a abordar os percalços de um caminho como novas oportunidades de reestabelecer os compromissos e criar novos passos para alcançá-los. Isso resulta em um retorno mais rápido para a ação, com energia renovada para o trabalho e, finalmente, produz taxas aceleradas de êxito nos projetos num prazo menor.

E, aí, sua empresa está no caminho certo? Qual o estágio atual de cada uma das suas equipes?

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: