Ferramenta Linha do Tempo auxilia na gestão e melhora de vida

Especialista comenta sobre a importância de se ter condução sobre o tempo

Podemos não saber exatamente o que é tempo e o que ele representa para nós, mas sabemos exatamente como medi-lo – pelo menos de maneira formal. Porém, medir o tempo é algo de certa maneira superficial, afinal, o que realmente importa é o que é feito com ele, e não sua medida em números. Mas e você, sabe com o que tem gastado o seu tempo? Se você tivesse uma linha do tempo, onde estaria? Se tivesse que apontar em direção ao seu passado, para onde apontaria? Onde fica o seu futuro?

Com poucas perguntas percebemos que o tempo é algo muito mais complexo do que números e datas especiais: ele é aquilo que praticamente ‘controla’ a nossa vida, mas cabe a nós decidir como esse tempo será investido e se preferimos viver no passado, aproveitar o presente ou planejar o futuro. Qual a sua escolha?

Segundo Andreia Rego, psicanalista e coach de desenvolvimento humano no Rio de Janeiro/RJ, ao apontar uma direção no seu passado e escolher uma posição para o seu futuro, ligando-se tudo isso, cria-se a sua própria linha do tempo, ferramenta importante para que as pessoas não se sintam perdidas e saibam como se localizar em sua vida. “Utilizo a ferramenta Linha do Tempo para ajudar pessoas a acessarem seus melhores recursos, criarem futuros alcançáveis e a organizarem suas vidas”, comenta a coach.

Para complementar o entendimento sobre a ferramenta, há três passos principais: a gestão do tempo; o fato de lidar com o passado e acessar recursos; e o olhar para o futuro. Andreia Rego explica melhor. “A gestão do tempo, primeira parte da ‘Linha do Tempo’, é ainda dividida em três esferas menores, nas quais são classificadas as atividades urgentes, as atividades importantes e as atividades circunstanciais”, ressalta.

Segundo a especialista, nas atividades urgentes se encaixam aquelas tarefas que já deviam ter sido executadas, mas que ainda não foram. “Você sente que não pode deixar de executá-las. Você já estourou ou está quase estourando o prazo das atividades e isto pode te trazer sérias consequências. Exemplo: entregar um relatório, ir ao médico, levar o carro na oficina mecânica, etc.,” pontua.

As atividades importantes são todas aquelas que possuem prazo e alavanca a vida da pessoa, trazendo melhores resultados, como estudar para uma prova, preparar-se para uma entrevista, analisar a pauta de uma reunião complexa, etc. Já as atividades circunstanciais são aquelas excessivas ou que não trazem resultado nenhum. “Coloco nessa categoria aquelas atividades que fazem a hora, o dia, a semana passarem e depois você fica com a sensação de arrependimento por ter gastado tanto tempo à toa. Exemplos simples – e clássicos – são: ficar muito tempo nas redes sociais, assistir muito televisão, dormir em excesso, falar ao telefone, jogar vídeo-game por horas, etc.”, diz Andreia Rego.

Já a segunda parte da ‘Linha do Tempo’, que trabalha como lidar com o passado e acessar recursos, diz respeito a entender de onde a pessoa vem entender e analisar seus erros e maiores acertos, superar possíveis perdas e rancores e, com isso, ter certeza do que fazer para melhorar daquele ponto para frente. A partir de então, será focar no terceiro passo, que é olhar para o futuro.

“Quando a pessoa está pronta para seguir em frente, mais consciente da sua linha do tempo, é a hora de fortalecer suas metas, traçar os caminhos necessários e se orientar na melhor direção. Se existirem muitas dúvidas ou insegurança nesse processo, ou se a pessoa não souber muito bem qual caminho seguir, uma opção é procurar um profissional que, com um olhar externo, possa ajudar a pessoa a enxergar por um novo viés – porém, sempre lembro que é a própria pessoa que escolhe o caminho a ser traçado, o trabalho do coach ou psicanalista serve como um ‘empurrão’, como uma visão profissional para o assunto”, ressalta Andreia Rego. “O nosso sentido de tempo é crucial para nossa identidade. Reorganizar linhas do tempo é uma forma poderosa de mudar a realidade de uma pessoa”.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: