Dar más notícias é parte de seu job?

REGULAMENTOS TÉCNICOS

Os Regulamentos Técnicos, estabelecidos por órgãos oficiais nos níveis federal, estadual ou municipal, de acordo com as suas competências específicas, estabelecidas legalmente e que contém regras de observância obrigatórias às quais estabelecem requisitos técnicos, seja diretamente, seja pela referência a uma Norma Brasileira ou por incorporação do seu conteúdo, no todo ou em parte, também estão disponíveis aqui no Portal Target. Estes regulamentos, em geral, visam assegurar aspectos relativos à saúde, à segurança, ao meio ambiente, ou à proteção do consumidor e da concorrência justa, além de, por vezes, estabelecer os requisitos técnicos para um produto, processo ou serviço, podendo assim também estabelecer procedimentos para a avaliação da conformidade ao regulamento, inclusive a certificação compulsória. Mais informações no link https://www.target.com.br/produtossolucoes/regulamentos/regulamentos.aspx

L.A. Costacurta Junqueira, CEO do Instituto MVC

Demitir um de seus colaboradores; criticar o estilo ou desempenho de um subordinado; e dizer a um cliente que não pode atender a sua solicitação. Quem não enfrentou pelo menos uma das três situações descritas acima? Dar más notícias é também uma das funções do executivo/gerente, embora certamente não seja tarefa das mais agradáveis.

Erros e problemas fazem parte do nosso dia-a-dia, e procrastinar seu trato é muito perigoso. Ignorá-los também é uma solução inadequada. No entanto, vale lembrar que erros e problemas podem representar uma grande fonte de aprendizagem e melhoria contínua, e que alguns benefícios podem ser extraídos nestes momentos, quando é necessária a “competência de dar más notícias”:

  • Constitui uma relação de confiança entre as partes.
  • Constitui um sinal de respeito para com os outros.
  • Faz com que os problemas não fiquem piores.
  • Não se pode melhorar se os erros são desconhecidos.

Qual seria então uma boa estratégia para se dar más notícias? Sugerimos, entre outras, as seguintes posturas:

  • Uma atitude sincera e de ajuda.
  • Colocar-se no lugar do outro.
  • Escolher o melhor momento.
  • Enfatizar possíveis benefícios
  • Deixar claro suas motivações/intenções.
  • Ir direto ao assunto, focalizar o lado do “negócio”.

A experiência mostra que algumas frases podem ajudar nessa difícil competência:

  • “Tenho algumas informações que acho poderiam ser úteis a você”.
  • “Estou preocupado com você e imaginei que poderia estar interessado em ouvir o que observei”.
  • “Há um problema a respeito de… Eis o que acho que está acontecendo”.

Por outro lado, certas posturas e comportamentos devem ser evitados, tais como:

  • Partir do princípio que a outra parte não pode administrar o problema ou que não está interessada nele.
  • Tirar conclusões baseado em seus preconceitos.
  • Só das más notícias.
  • Evitar assumir responsabilidades

Há também alguns riscos envolvidos no processo de se dar más notícias, e devemos estar atentos para os seguintes:

  • Ter em mente que sempre haverá algum tipo de conseqüência.
  • Estar pronto para administrar o conflito que será causado.
  • Estar pronto para mudar o que for necessário.
  • Predispor-se a se envolver ou trabalhar mais.

Também ajuda muito no processo evitar os comportamentos chamados defensivos, tais como:

  • Ter sempre claro qual é seu objetivo.
  • Reconhecer e aceitar os sentimentos da outra pessoa.
  • Evitar olhar as intenções da outra parte com visão negativa.

Em alguns casos a utilização de uma terceira pessoa, um facilitador, pode ajudar no processo, especialmente em função das características de mentalidade dessa pessoa. Essas são algumas das ideias acerca do processo de se dar más notícias, e outras certamente poderão ser desenvolvidas e praticadas.

O importante é que a procrastinação seja evitada, que se vá direto ao assunto e que a motivação seja construtiva. Seus momentos difíceis poderão se tornar menos desgastantes e o resultado final certamente será, quase sempre, positivo.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: