Deixe a timidez de lado e torne-se um bom líder

O Target Gênius Respostas Diretas é o mais avançado e inovador sistema de perguntas e respostas sobre requisitos de normas técnicas. Para conhecê-lo, você pode acessar, sem custo, cinco respostas à sua escolha. Você pode realizar pesquisas selecionando o produto “Gênius Respostas Diretas” e informando a(s) palavra(s) desejada(s). Acesse o link https://www.target.com.br/produtossolucoes/consultoria/consultoria.aspx

Para chegar à liderança é preciso se expor – e não deixe que a timidez lhe impeça de alcançar o sucesso.

Hoje, para se ter sucesso na vida profissional – e até mesmo na pessoal, – é preciso muito mais do que um bom currículo, criatividade, dedicação, esforço, vontade, etc. É preciso saber expor todas essas qualidades por meio da fala, postura e aparência – afinal, quem não é visto, não é lembrado.

E quem não é lembrado perde as chances que lhe aparecem de conquistar uma promoção e tornar-se líder de uma equipe – resumidamente, perde a chance de crescer. “O problema é que muitas pessoas extremamente capazes deixam essas oportunidades únicas passarem devido a timidez, por terem medo de falar em público e de se exporem em frente a seus colegas e chefes”, comenta Eraldo Melo, empresário e palestrante motivacional.

Ser tímido não é e nunca foi problema, é uma característica necessária e comum ao ser humano, porém, quando a timidez começa a interferir negativamente na vida das pessoas, as impedindo de tomarem atitudes simplesmente por terem “vergonha”, a questão torna-se mais séria. “Principalmente no mundo profissional: ser uma pessoa muito tímida pode ter impacto negativo. O mundo está cada vez mais competitivo e, para conquistar uma vaga de emprego e/ou uma promoção, é preciso que a pessoa enfrente esse possível desconforto e mostre o porquê merece essa valorização – afinal, se ela não fizer isso, outro fará, e ela terá perdido uma oportunidade de crescer”, exalta Melo.

Afinal, porque uma empresa contratará uma pessoa que tem boas ideias, mas não as expõe frente aos chefes/colegas? Ou melhor: como que os chefes saberão que essa pessoa tem boas ideias se ela não as compartilha? “Quando o profissional possui esse padrão de comportamento, se abstendo de participar de reuniões e não expondo suas principais qualidades e ideias durante uma entrevista, por exemplo, ele já sai atrás dos outros. Trabalhar significa vender o seu peixe diariamente – e como fazer isso se você tem vergonha de aparecer?”, ressalta o especialista, que ganhou sua primeira promoção, na empresa que, hoje, é sua, ao se mostrar comunicativo e pró-ativo.

E isso é ainda mais importante para aqueles que almejam cargos de chefia. “Uma das exigências para esses cargos é saber se relacionar e passar ordens para os subordinados, e a pessoa tímida sente-se insegura nessas situações – e em todas as outras as quais precisa ter um comportamento expositivo. Dessa forma, é preciso saber lidar com a timidez, evitando que ela torne-se o maior obstáculo na vida de um profissional que pretende chegar a um cargo de gestão. É muito chato saber que pessoas menos competentes, porém, mais extrovertidas, conquistam esses cargos por serem mais confiantes e demonstrarem isso durante o expediente/entrevista – e isso é comum”, lamenta o empresário, hoje dono de cinco empresas de prestações de serviços.

Porém, para não deixar que a timidez cause esses problemas, já existem formas de tratá-la e lidar com o desconforto, tornando-o cada vez menor e menos incômodo para quem sofre com ele. “Hoje já está provado que, quando reconhecida a causa da timidez, é possível reprogramar a mente para minimizar este mal. Além disso, uma boa dica é obter bastante conhecimento nas mais variadas áreas, pois ao dominar mais assuntos, a pessoa se sentirá mais segura para expor suas ideias – e isso inclui temas do trabalho. Caso a pessoa sinta que não consegue ultrapassar esse obstáculo sozinha, existem muitos profissionais qualificados no mercado de trabalho que podem auxiliar nesse processo, passando exercícios diários que ajudem a aumentar a autoconfiança, melhorar a oratória e autoestima, etc.”, conclui o especialista.

Siga o blog no TWITTER

Mais notícias, artigos e informações sobre qualidade, meio ambiente, normalização e metrologia.

Linkedin: http://br.linkedin.com/pub/hayrton-prado/2/740/27a

Facebook: http://www.facebook.com/#!/hayrton.prado

Skype: hayrton.prado1

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: